Atualmente, a realidade da maioria dos estudantes brasileiros envolve, além do tempo para estudar, um horário dedicado para trabalhar. Com isso, muitos acabam tendo que lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo e ficam com dificuldade em conciliar trabalho e estudo, o que faz com que falte tempo para outras atividades do cotidiano. No entanto, não precisa ser dessa maneira. Pois, é possível saber como organizar trabalho e estudo para poder cumprir com as obrigações escolares e profissionais. E, além disso, também conseguir curtir a vida e descansar.
De acordo com um levantamento da consultoria Idados, o percentual de jovens entre 19 e 24 anos que além de estudar também trabalha cresceu de 45,4% para 48,3% entre 2016 e 2019. Seja por necessidade ou opção, é fato que conciliar a vida profissional com a rotina de estudos não é fácil. E, isso requer organização e força de vontade para conseguir fazer tudo nessa rotina dupla.
Sabendo da dificuldade que muitas pessoas têm em saber como conciliar trabalho e estudo, daremos algumas dicas de organização para essa fase.
8 dicas de como conciliar trabalho e estudos
1. Cronogramas
Como falado, a organização é a base para conseguir estudar, trabalhar e realizar outras atividades que você planejou para sua rotina. Sabendo disso, o cronograma é um ótimo aliado para que você possa conciliar tudo. Ou seja, você pode criar essa ferramenta de acordo com suas necessidades cronológicas, sendo elas diárias, semanais ou mensais.
Por mais que o cronograma possa ser produzido manualmente, ele também pode ser feito de maneira on-line. Basta contar com os diversos softwares existentes. Esse recurso é bem flexível e consegue se ajustar às suas preferências.
2. Saiba aproveitar bem o seu tempo para conciliar trabalho e estudo
Quando você precisa conciliar diversos afazeres de sua rotina, todo o tempo deve ser aproveitado. Com isso, é muito importante ser pontual nos seus horários. Isto é, sempre chegar na hora para estudar e trabalhar irá te ajuda a render mais.
Além disso, ao conseguir realizar as atividades na hora, acaba sobrando mais tempo livre para fazer outras coisas: como descansar, por exemplo. Pode parecer besteira, mas conseguir separar um horário para descanso é fundamental para conseguir ser mais produtivo quando você estiver realizando as tarefas. E, assim, você vai conseguir conciliar trabalho e estudo com mais facilidade!
Mas, não confunda descanso com procrastinação. Procrastinar só irá te desorganizar e ocupar uma parte do seu precioso tempo. Descansar é saber desacelerar e aproveitar aquele momento para recarregar as suas energias.
3. Defina prioridades
Por mais que trabalhar e estudar tenha um grau parecido de importância na rotina da pessoa, será necessário, em alguns momentos, definir prioridades em relação às atividades que precisam ser desempenhadas. Essa definição é extremamente pessoal e cada um vai escolher conforme o objetivo desejado.
É importante ressaltar que as prioridades não são fixas. Ou seja, elas irão mudar de acordo com as suas necessidades em relação ao momento de estudar e trabalhar. Por exemplo, às vezes, em uma semana, você dará mais prioridade aos estudos por conta de uma prova. Em contrapartida, na outra dará ao trabalho por conta de um prazo de entrega.
4. Não tente fazer tudo sozinho
Tanto na hora de estudar como na de trabalhar, não pense duas vezes antes de pedir ajuda aos seus colegas. Aqueles que estudam com você podem te ajudar bastante tanto na hora de estudar para alguma prova, como para realizar atividades ou até mesmo tirar suas dúvidas.
A mesma coisa acontece com seus colegas de trabalho. Eles podem te ajudar com dúvidas ou até mesmo dar uma mãozinha na hora de trabalhar em determinadas atividades. O fundamental é não ter vergonha de pedir ajuda e aceitar todo o auxílio possível. Afinal, isso aliviará, e muito, a sua rotina.
5. Crie uma rotina e aprenda como conciliar trabalho e estudo
Além de organização, se programar é outro conceito-chave para conciliar os estudos e o trabalho. Criar uma rotina separando os compromissos, como estudar e trabalhar, conforme os dias e horários, é super útil para conseguir fazer tudo que precisa. E, ao mesmo tempo, não ficar sobrecarregado no dia a dia.
Para isso, você pode utilizar a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem diversos apps que podem ajudar nessa questão. No entanto, se você tiver alguma dificuldade com os aparelhos, é possível utilizar a agenda de papel.
Criar uma rotina de estudos, além de uma para as tarefas do cotidiano, é ótimo para administrar melhor o seu tempo dedicado para estudar. Para isso, é importante separar quais matérias precisam ser estudadas. Bem como, quanto tempo será necessário para dedicar a cada uma delas. Também é importante conhecer o método de estudo que melhor se aplica para você. Pois, com isso será possível otimizar o horário aplicado e ter mais horas para trabalhar.
6. Saiba estabelecer limites
Você já terá diversas atividades obrigatórias, como estudar e trabalhar, e, com isso, dias bem corridos. Então, não se comprometa com coisas que não são extremamente necessárias. Para isso, é preciso estabelecer limites e aprender a dizer não.
Por mais que seja difícil negar um tempo do seu dia para amigos, familiares e colegas, é importante fazer isso para que você não fique com tarefas demais e acabe sendo prejudicado.
7. Não adie as atividades
Como é difícil conciliar tempo para trabalhar e estudar quando não se tem organização, muitas pessoas acabam adiando seus compromissos pensando que depois será melhor ou mais fácil para realizá-los. No entanto, quanto mais você for postergando, mais complicado será para fazer tudo no final, pois terão cada vez mais coisas para serem concluídas.
O adiamento, além de acumular as atividades e prejudicar o planejamento da sua rotina, pode trazer consequências mais graves, como uma nota baixa ou uma reclamação do chefe. Isso ocorre pois as coisas terão que ser feitas às pressas para conseguir estudar e entregar tudo no prazo e, consequentemente, serão feitas com uma qualidade inferior.
8. Tenha disciplina
Por fim, não adianta criar uma rotina, fazer um cronograma e ter organização se no final de tudo isso você não tiver disciplina para conseguir trabalhar e estudar. Por mais que muitas vezes seja difícil ficar na linha e não cair nas tentações da procrastinação, principalmente por conta das tecnologias, é preciso ter força de vontade e cumprir com as atividades combinadas para determinado dia e hora.
Uma maneira de conseguir ter essa disciplina é se dar pequenas recompensas quando realizar uma tarefa. Por exemplo, ao terminar de trabalhar em um relatório, antes de seguir para o próximo compromisso, tire 5 minutos para mexer no celular. No entanto, ao fazer isso, é preciso se controlar para não passar do tempo e acabar se complicando. Atualmente, já existem alguns aplicativos para dispositivos móveis que ajudam a controlar o horário que você se dá para descanso entre as tarefas.
Saúde mental e organização na rotina
Conseguir conciliar tempo para estudar e trabalhar dentro da rotina não é algo simples e, por isso, exige muito da pessoa. Caso falte organização, o indivíduo pode ficar atolado de atividades e acabar se esquecendo de tirar um tempo para si, o que é capaz de afetar a saúde mental.
Sabendo disso, é muito importante achar um espaço na sua rotina para, além de conciliar todos os afazeres, realizar exercícios que sejam do seu agrado e façam bem para a sua mente e seu corpo. Praticar esportes, fazer ioga, aprender um instrumento, entre outras coisas, são essenciais para manter a sua mente sã e, consequentemente, fazer com que você se saia melhor na hora de trabalhar e estudar.
Além disso, também é importante adicionar na sua rotina um tempo para ficar com sua família. Os parentes muitas vezes são um porto seguro para a pessoa e, por isso, devem sempre estar presentes na sua vida. Tirar um dia para almoçar na casa da mãe, sair com os irmãos e encontrar os avós é excelente para espairecer e recarregar as energias para voltar à ativa. O mesmo se aplica aos amigos, que também merecem um pouco do seu tempo.
Conciliar horários para estudar, trabalhar e ver a família e amigos é muito importante para manter o equilíbrio e ter uma saúde mental mais bem resolvida.
A importância de uma boa organização para maior produtividade em ambos os campos
Como já citado diversas vezes, uma boa organização é fundamental para ter uma maior produtividade na hora de trabalhar e estudar. Quando você consegue dividir seu tempo de maneira que dê para fazer tudo e ainda descansar, não há um esgotamento e, consequentemente, você estará mais disposto para realizar as suas obrigações.
Além de seguir as dicas passadas para otimizar seu tempo dedicado para estudar e trabalhar, realizar cursos voltados para organização pode ser uma boa. A Organize na Prática oferece diversas aulas sobre esse tema, como planejamento financeiro, criação de mapa mental, organização na hora de estudar e muito mais.
Conciliar trabalho e estudo não precisa ser algo difícil e estressante, basta contar com a ajuda de especialistas no assunto para organizar a sua rotina de estudos e profissional. Se você quer saber mais sobre essa empresa, clique aqui.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda!
- Organize sua vida com um curso de organização pessoal. E aprenda o exato passo a passo para aumentar a sua produtividade.
- Quer aprender a organizar suas ideias, e ganhar maior agilidade na sua rotina? Então, conheça o curso de mapas mentais!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor, e render até 2 vezes mais.