rotina de estudos

Rotina de estudos: dicas para criar e manter uma que funcione

Nem todos conseguem adaptar-se a uma rotina, muito menos quando essa é uma rotina de estudos que exige uma grande autodisciplina. Nesse sentido, é importante saber como criar uma rotina de estudos de acordo com o que realmente funciona para você. Dessa forma, manter essa prática não será uma grande dificuldade. Pensando na problemática de criar e manter uma rotina de estudos pronta e funcional, seguem abaixo 5 dicas de como organizar os estudos.

Saiba como criar uma rotina de estudos
Saiba como criar uma rotina de estudos e estabelecê-la na sua vida | Fonte: Freepik

Para iniciar uma boa rotina de estudos, é necessário conhecer quais horários disponíveis podem render mais conhecimento. Por exemplo, se você tem disponibilidade no período da manhã, aprender costuma ser mais simples nesse período. Graças a facilidade de assimilar novos conteúdos depois de uma boa noite de sono. Mas, se você tem aulas nesse período, será necessário estudar à tarde e desenvolver uma rotina para quem estuda de manhã.

Após o almoço, o sono costuma aparecer. Por isso, considere cochilar alguns minutinhos antes de iniciar os seus exercícios e leituras durante a tarde.

Seja em uma rotina de estudos para o ENEM, na preparação para provas da universidade ou para aprender um novo idioma, as seguintes dicas podem ser valiosas. Principalmente para desenvolver novos hábitos em prol de um aprendizado de qualidade e eficiência. Confira!

5 dicas para criar e estabelecer uma rotina
de estudos

1. Organização mental

Criar uma rotina para os estudos não é tão fácil, principalmente com a gama de distrações proporcionadas pelos eletrônicos. Contudo, é necessário que sua mente esteja propensa para uma leitura com mais foco e ativa. Dessa forma, evitar as notificações e deixar os eletrônicos mais distantes, além de acalmar e ordenar os pensamentos, é a recomendação para que o momento comece a ser funcional e produtivo.

2. Área de estudo mais organizada

Uma rotina de estudos está baseada em horários pré-estabelecidos dedicados à atividade de aprendizado durante cinco ou seis dias na semana. Normalmente, também é necessário ter um espaço exclusivo para que sua mente relacione o ambiente às tarefas que você tem que cumprir. Ou seja, nada de estudar no sofá ou na cama, principalmente neste período de quarentena.

Também é importante levar em consideração o descanso. Além de boas horas de sono, é interessante reservar um dia, por exemplo, o domingo, para “desligar” um pouco os pensamentos e organizar o local. Fazer uma pequena limpeza, jogar alguns materiais já utilizados fora e deixar o ambiente com a “sua cara” podem ajudar!

3. Grade horária

Além disso, estabelecer um horário para os estudos pode garantir uma alta taxa de produtividade e de aprendizagem. Mas, antes de realizar essa valiosa dica, é essencial que você saiba qual horário é mais funcional. Ou seja, aquele momento em que o seu estudo pode render mais.

Muitas pessoas não conseguem estudar pela tarde, por exemplo, pois têm aulas nesse período. Nesse sentido, será criada uma rotina para quem estuda à tarde ou à noite, por meio de um planejamento estratégico. Acordar, tomar um belo café da manhã e fazer algumas revisões de manhã, pode ajudar quem está ocupado com a escola ou com a faculdade no período da tarde, ou da noite.

Use o seu tempo disponível da melhor maneira possível e crie um planejamento semanal com horários específicos, prioridades e metas a serem cumpridas. Assim, sua rotina começará a funcionar bem.

Em diversos sites é possível realizar uma grade horária. Entretanto, é importante frisar que não adianta idealizar um horário totalmente inflexível e incoerente com sua rotina em geral. Você deve comprometer-se com o que foi estabelecido, ser responsável e realista.

4. Métodos de estudo

Muitos métodos são conhecidos e disseminados pela internet. Porém, nem todos podem funcionar para você. Desse modo, o autoconhecimento pode ajudar na criação de um novo método de estudo totalmente focado no seu aprendizado. Apesar de técnicas como a Pomodoro e Kanban serem úteis, a sua rotina deve ser baseada nas suas necessidades. Aqui, vale mesclar diferentes ferramentas e testar qual foi a mais útil para você durante o período.  

5. Aplicativos de estudo

Por fim, apesar da primeira dica citar as distrações proporcionadas pelos meios eletrônicos, há uma solução para utilizar essas ferramentas de modo produtivo. Para que assim, elas possam guiar a sua rotina para uma maior organização.

O uso de aplicativos como o Evernote é muito útil para a produtividade. Pois, ajudar a estabelecer as metas de uma rotina de estudo com um sistema de checklist, além de diversas opções disponíveis. Utilizar esse tipo de aplicativo vai contribuir para:

  • separar tarefas que já foram concluídas das que ainda estão pendentes;
  • saber o tempo em que foi gasto em cada uma;
  • quais são prioridades,
  • bem como os prazos e outros detalhes.

Assim, você saberá com precisão como está a evolução da sua rotina.

Organize na Prática

Mesmo com todas essas dicas para estabelecer a sua rotina de estudos, ainda é necessário ter mais conhecimento sobre organização. Afinal, a organização é uma das chaves para a obtenção de sucesso em âmbitos profissionais ou pessoais da vida.

Assim, para entender como criar uma rotina de estudos pronta, prática e bem organizada, é necessário aprofundar-se um pouco mais no tema. Por isso, a Organize na Prática oferece diversos tipos de Curso de Organização que contemplam dicas sobre produtividade para o seu dia a dia.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como organizar a sua rotina de estudos com o Evernote!
  2. Quer aprender as melhores práticas para organizar os estudos com eficiência? Então, Clique aqui para e saiba mais!
  3. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais. E aprenda um jeito novo de organizar as suas ideias e melhorar o seu aprendizado.
  4. Que tal ter acesso a um modelo gratuito de mapa mental, para você começar a colocar em prática hoje mesmo? Clique aqui para baixar!
  5. Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!