Organizador de tarefas as melhores ferramentas e apps

Organizador de tarefas: as melhores ferramentas e apps

No mundo agitado em que vivemos, conseguir manter a organização e a produtividade é algo complicado. Contudo, existe uma gama de ferramentas que podem ser utilizadas para organizar sua rotina. Ter um organizador de tarefas irá te ajudar no cumprimento otimizado da sua agenda e na realização das tarefas. Então, confira as dicas sobre as melhores ferramentas e apps para essa função. E não fique mais perdido!

descubra quais ferramentas ajudam na organização da rotina
Descubra quais ferramentas ajudam na organização da rotina | Foto: Unsplash

O que é um organizador de tarefas?

Em resumo, um organizador de tarefas é uma ferramenta em que é possível listar os afazeres que você deseja executar. Com as informações expostas, é muito mais fácil cumpri-las. Portanto, os aplicativos para organizar tarefas são perfeitos para quem deseja manter a produtividade.

Além disso, com um organizador de tarefas também é possível definir prioridades entre as atividades que você precisa realizar. A depender da plataforma utilizada, existem outras funções que podem ser úteis: como anexar documentos ou compartilhamento de agenda, por exemplo.

Em que um organizador de tarefas pode me ajudar?

  • Controle e acompanhamento das atividades;
  • Aumento na produtividade;
  • Capacidade de planejamento;
  • Gerenciamento de equipes;
  • Bem como em métricas de desempenho ao executar uma atividade.

Qual o melhor organizador de tarefas?

Como já falamos antes, existem diversas ferramentas e aplicativos para organizar tarefas, portanto é necessário escolher um. Então qual seria o melhor? Bem, não existe o melhor gerenciador de tarefas, mas sim o que melhor se adequa às suas necessidades.

Existem plataformas disponíveis gratuitamente, outras que oferecem planos pagos. Algumas são mais simples e funcionam apenas como uma agenda virtual, outras oferecem mais funções e ferramentas. Além disso, existem as exclusivas para aparelhos mobile e outras que possuem versão Web.

Sendo assim, é importante que antes de decidir qual a ferramenta irá usar para organizar sua rotina, você pesquise e conheça quais as vantagens e desvantagens de cada plataforma. Mas, não precisa se preocupar, pois, fizemos uma lista com as principais e explicaremos cada uma para você.

Aplicativos para organizar tarefas

Evernote

O Evernote já é um nome conhecido por muitas pessoas. Só no Brasil, a ferramenta conta com 10 milhões de usuários, de acordo com dados de 2016. Número que na época representava metade dos usuários da América Latina. A ferramenta funciona como um grande bloco de notas. Segundo a própria marca, a ideia é que o Evernote seja uma extensão do seu cérebro. Assim, armazenando informações importantes que você possa consultar depois.

As notas podem conter textos, tabelas, documentos, imagens e aúdio como anexos. Todas essas informações podem ser facilmente encontradas através da pesquisa dentro da ferramenta. O Evernote está disponível nas versões on-line, para PC e app (iOS e Android).

Ele é um dos organizadores de tarefas mais completos. Além disso, aparece em diversos rankings de ferramentas de organização e já é bastante utilizado no ambiente corporativo.

A plataforma oferece um plano gratuito que possui algumas limitações e planos premium e business, que são pagos. Uma das grandes vantagens do Evernote é a sua sincronização com outras plataformas já utilizadas na rotina da maioria das pessoas, como:

  • Gmail;
  • Google Drive;
  • Outlook Mail;
  • Microsoft Teams, entre outros.

Google Agenda

Em segundo lugar, temos o Google Agenda que é uma ferramenta nativa do Android e faz parte do hall de produtos da Google. Se comparado ao Evernote, é um organizador de tarefas mais simples.

Em resumo, a ferramenta funciona como uma agenda virtual, em que é possível:

  • agendar eventos,
  • organizar tarefas;
  • definir lembretes;
  • bem como, compartilhar com outros usuários.

Os eventos, tarefas e lembretes aparecem expostos em um calendário, de acordo com o dia e horário marcado. É possível ainda adicionar convidados aos compromissos e descrições nas tarefas. O app também notifica quando uma tarefa, lembrete ou evento está próximo, quase como um despertador.

A ferramenta costuma ser bastante subestimada pelos usuários, mas apresenta sim muita utilidade. A maior vantagem dela é estar disponível gratuitamente. E ter uma integração nativa com outros produtos Google que já conhecemos. Além do app para mobiles, o Google Agenda está disponível on-line.

Microsoft To Do

O Microsoft To Do é o organizador de tarefas da Microsoft. Segundo a empresa, a ferramenta é um planejador de atividades diárias, e muito inteligente. Ele é o substituto do Wunderlist, um gerenciador de tarefas bastante conhecido, e está incluído nos planos do Microsoft 365. Existe a permissão para criar listas de atividades por meio de qualquer dispositivo (smartphone, tablet ou PC). Essas listas podem ser compartilhadas com outros usuários como familiares, amigos e colegas, por exemplo.

As notas no Microsoft To Do podem conter diversas mídias. Inclusive, é possível desenhar nelas. Você também pode organizá-las por seções ou páginas. A grande vantagem da ferramenta é a sua integração com outros produtos Microsoft, o que pode ser bastante interessante para quem já os utiliza.

Trello

O Trello é outro organizador de tarefas bastante popular. Ele se diferencia dos demais por se basear no método japonês de gestão de fluxo de trabalho, o kanban.

Esse método utiliza cartões e colunas para engajar a equipe no trabalho que precisa ser realizado. Portanto, no Trello, as tarefas que serão feitas aparecem em forma de cartões. Neles estão as principais informações sobre a realização dos trabalhos, por exemplo, e quem está executando a função. Assim, a ferramenta apresenta-se como uma ótima opção para gerenciamento de equipes.

De acordo com a plataforma, o Trello já é utilizado por empresas como Lush Cosmetics, Squarespace e pelo jornal britânico The Telegraph.

A ferramenta está disponível na versão gratuita com algumas limitações, mas também nas versões Business Class e Enterprise, que são pagas e oferecem mais ferramentas e funções. Além disso, a plataforma possui integração com outras ferramentas como o Google Drive e o Evernote. Nas versões pagas, é possível fazer uso de automações em algumas atividades para que sua equipe preocupe-se apenas em realizá-las. Tudo isso de forma simples e intuitiva.

Habitica

Por fim, nossa última indicação de organizador de tarefas é o Habitica. Ele é totalmente diferente de todos os anteriores. Afinal, a ferramenta não apenas organiza as tarefas, mas transforma a realização das mesmas em um jogo. Isso mesmo, o Habitica utiliza a gamificação.

Isto é, a plataforma transforma suas atividades diárias em pequenos monstros que precisam ser derrotados. O que pode incentivar na realização das mesmas e tornar a rotina mais produtiva. Pois, quando você “derrota os monstros”, ganha uma recompensa com moedas de ouro que destravam mais funções no app.

De acordo com a plataforma, as pessoas usam o Habitica com diversos propósitos. Desde desenvolver hábitos mais saudáveis até como forma de organizar as tarefas acadêmicas ou as do trabalho. O app está disponível para Android e iOS.

Mesmo com todas essas opções você ainda quer saber mais sobre como se organizar melhor? Uma dica é fazer um Curso de Organização. Assim, é possível aprender como criar hábitos de organização. Além disso, teste o nosso Curso de Organização Pessoal. Com ele, você aprenderá a produzir mais e melhor. Deixando a procrastinação de lado e criando hábitos saudáveis que aumentem a produtividade.

E aí, gostou desse conteúdo? Tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Que tal aprender a organizar os processos de forma prática? Então, clique aqui e aprenda as melhores rotinas!
  3. Está com dificuldades para organizar a sua agenda? Não se preocupe! Pois, nós temos o treinamento ideal para você. Clique aqui e saiba mais.
  4. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais. E aprenda um jeito novo de organizar as suas ideias.
  5. Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!