Trello no âmbito empresarial, saiba como usar

Trello no âmbito empresarial: saiba como usar

Atualmente, existem centenas de opções de aplicativos ou softwares para auxiliar na organização e produtividade do seu dia a dia. Dentre as mais famosas, uma aplicação bem conhecida para organizar a vida é o Trello. Trata-se de uma ferramenta utilizada para planejar rotinas e adequar as empresas e ambientes corporativos para trabalhar com maior rendimento e mais envolvimento de equipes com seus projetos.

Pensando nisso, venha conhecer um pouco mais sobre o Trello. E como ele pode funcionar bem dentro da sua empresa ou do seu grupo de trabalho. Confira!

como usar o Trello na empresa
Saiba como utilizar o Trello em âmbito profissional | Foto: Unsplash

Trello o que é

O Trello surgiu em 2011 com a proposta de ser um aplicativo de gestão de projetos, baseado no modelo web. Ele possui opção gratuita para seu uso e planos pagos com ferramentas exclusivas que variam de acordo com cada pacote mensal. Em resumo, o método consiste em usar cartões virtuais para a sinalização e controle dos seus trabalhos e atividades da empresa. Assim, administrando o que já foi feito, o que está em desenvolvimento e aquilo que precisa ser iniciado.

Ele é aproveitado pelas pessoas como uma ferramenta pessoal ou profissional. Pois, a plataforma permite:

  • a gestão de projetos;
  • colaboração ativa de outros participantes em suas propostas e projetos;
  • quadros de alerta, listas, cartões;
  • e formatos específicos para cada atividade, identificando-as com outros mecanismos.

Seu principal intuito é de aumentar o rendimento de quem usa e tornar sua rotina mais produtiva, principalmente no âmbito empresarial.

Trello pode auxiliar na produtividade
O Trello possui diversas ferramentas para aumentar a sua produtividade | Foto: Unsplash

Trello como usar

Em primeiro lugar, para aproveitar todos os recursos que o Trello oferece, é necessário criar um cadastro pessoal no site. Esse passo é fácil, pois, basta preencher todos os campos sobre as informações do perfil pessoal ou empresarial. Em seguida, comece a criar seus quadros e listas. Além disso, mantenha-se sempre ativo para fazer as alterações necessárias assim que uma atividade for realizada.

Seja criativo na distribuição de funções e projetos que você pretende organizar na plataforma. Isto é, adicione cartões e personalize etiquetas para ficar mais parecido com seu estilo de trabalho e mais personalizado.

Além disso, compartilhe sua tela do Trello com outros usuários através de um link disponibilizado pelo aplicativo. Assim, você pode enviar a amigos e colegas de trabalho o seu quadro de organização e fazer um trabalho coletivo para a montagem de novas listas. Mantenha o hábito de ficar conectado na plataforma diariamente. E ajuste suas tarefas sempre que possível para não atrasar o seu planejamento semanal dentro do site.

Trello no âmbito empresarial

A vantagem de usar o Trello no âmbito empresarial é que ele funciona muito bem com ferramentas para organizar os projetos de uma agência ou negócio de forma extremamente versátil e intuitiva. Isso, pois, ao separar suas tarefas entre quadros, listas e cartões, você consegue distinguir seus projetos, os estágios ou grupos em que eles se encontram e as ideias adicionais que podem ser aproveitadas no futuro. Tudo isso em um único ambiente de forma muito simples.

Além disso, o app também facilita a coordenação para ajustar suas atividades durante o trabalho, a partir das ferramentas de:

  • visualização de ações;
  • lógica do fluxo de afazeres;
  • agregação de recursos visuais;
  • compartilhamento de painéis privados com outros usuários;
  • e facilidade de colaboração no sistema e criação de planilhas.

Outra coisa importante para ativar na sua conta é a integração de outras plataformas dentro de um aplicativo só. Como a inclusão do Google Drive e OneDrive, por exemplo.

Conclusão

Mesmo se você usar o Trello como uma lista para metas no trabalho, o seu painel visual permite uma melhor noção e gerenciamento de outras atividades. Incluindo detalhes sobre suas prioridades e tudo que precisa ser feito para que os seus objetivos sejam atingidos. Ideal para otimizar o fluxo de trabalho, principalmente se você trabalhar em uma área que demanda várias atividades.

Por fim, a organização dentro do software Trello é muito fácil. Afinal, é possível mover os cartões com apenas um clique e planejar suas tarefas de acordo com os próximos dias, semanas, meses e até para o ano inteiro. Tudo de maneira muito intuitiva, sem precisar ser um expert em tecnologia.

E aí, o que você achou desse conteúdo? Se você gostou, então, deixe nos comentários se você já conhecia o Trello. Aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
  2. Aprenda a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda. Clique aqui para saber mais!
  3. Quer saber como organizar os processos e aumentar a sua produtividade? Então Clique aqui para saber mais!
  4. Que tal aprender tudo sobre mapas mentais? Clique aqui e aprenda a organizar todas as suas ideias, na prática!
  5. Página de Treinamentos. Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!