Organização e produtividade - qual a relação

Organização e produtividade: qual a relação?

Uma das formas de conseguir um bom rendimento e produtividade no trabalho ou na vida profissional é manter a organização dos compromissos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Pixie, os americanos levam em média 2,5 dias por ano procurando itens perdidos na área de trabalho. Ou seja, a desorganização pode comprometer a produtividade para quem quer tempo e a conclusão de tarefas.

relação entre organização e produtividade
Saiba a relação entre organização e produtividade | Foto: unsplash.com

Pensando nisso, separamos algumas dicas para a produtividade aumentar com a organização do dia a dia. Entenda como os dois aspectos estão diretamente relacionados!

Organização e produtividade: Prioridades e metas

Tanto no trabalho, quanto na vida pessoal, a organização tem o papel de estabelecer as prioridades e os afazeres ao nível de urgência. Funciona como um “norte” para o começo de tarefas, a fim de alinhar todas as estratégias em ordem de prioridade, bem como aumentar o rendimento.

Uma forma de seguir esse passo é estabelecer metas que precisam ser cumpridas em um prazo, levando em conta o tempo, a dificuldade e a importância de cada uma. Assim, você evita adiar as funções que precisam de maior atenção e evita a procrastinação. 

Espaço físico e tecnológico

Organizar a mesa ou o ambiente de trabalho é uma maneira de não perder tempo procurando papéis e objetos importantes para suas tarefas. Além disso, é uma forma de facilitar a busca por documentos quando necessários. Outra forma de ordenar a papelada é adequar-se ao ambiente digital, modernizar seus escritos e baixá-los em pastas no computador, e até mesmo utilizar aplicativos, como o Evernote, por exemplo.

Clique aqui para acessar o artigo onde falamos um pouco mais sobre organização digital. Bem como sobre o Evernote e como ele pode te ajudar.

A digitalização de áreas de trabalho também ajuda na proteção e armazenamento dos itens, já que é possível recorrer ao backup online, o que agiliza a sua produtividade.

organizando o espaço físico
Organizando o espaço físico você terá produtividade do trabalho | Foto: unsplash.com

Distrações

Um grande motivo para o baixo rendimento e desorganização profissional é a distração. Portanto, programar o seu tempo e pertences para não perder o foco na hora do trabalho também é uma forma de manter a organização e aumentar a desempenho de suas tarefas. As mensagens e redes sociais do celular causam distrações e procrastinação, impedindo o fluxo de trabalho.

Uma solução para essa falta de foco é planejar um método que funcione com o seu estilo. Por exemplo, a famosa técnica Pomodoro.

Em resumo, trata-se de um recurso que consiste na gestão do foco em um período de tempo. Geralmente, direciona 25 minutos para a tarefa e um intervalo de 5 minutos para relaxar e esfriar a cabeça. Logo após, é possível voltar com mais ânimo para suas metas e seguir o mesmo processo.

Essa é uma estratégia que funciona com muitas pessoas e, claro, a estimativa da duração varia de cada um, de acordo com sua rotina específica.

Organização e produtividade

Agora que você compreendeu como organização e produtividade estão relacionadas, é hora de colocar ambas em prática.

Mas, como? Para ficar mais fácil, temos uma dica especial para você: os cursos online de rotina e otimização de processos da Organize na Prática!

Clique aqui, e confira as opções. Você pode escolher a que mais combina com o seu perfil!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Evernote na Prática – Organize a sua vida!
  2. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  3. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!