Apoiar-se em um sistema de controle empresarial para criar um ambiente automatizado e organizado é uma boa forma de colocar em prática a gestão empresarial ao mesmo tempo que desenvolve e moderniza o seu negócio. Nesse sentido, a importância dos instrumentos de controle interno para gestão empresarial é refletida diretamente nos resultados que a empresa obtém.
Se você quer entender o que é controle empresarial, sua importância, benefícios e até como melhorar sua planilha de controle empresarial, então, fique com a gente. Boa leitura!
Qual a importância do controle empresarial?
Em virtude da alta competitividade de mercado dos dias atuais, investir em controle empresarial e em uma estrutura organizacional bem definida é a chave para:
- a execução de ações bem direcionadas;
- planejamentos adequados de suas atividades internas;
- boas estratégias;
- práticas sustentáveis;
- bem como, metas mais racionais.
Essas são apenas algumas atuações que se tornaram fundamentais para atingir resultados satisfatórios e manter um escalonamento positivo dos negócios no mercado.
Não à toa, tem-se ouvido falar cada vez mais em ferramentas digitais para otimizar processos corporativos, como softwares de gestão para controle empresarial, que promete fortalecer companhias frente à alta concorrência e auxiliar em sua expansão de maneira orgânica.
Por isso, o investimento em um serviço focado no controle empresarial pode ser muito vantajoso não apenas para a própria empresa, mas de mesmo modo para seus consumidores, já que ao desenvolver uma melhor gestão, torna-se muito mais fácil a concretização de novos projetos e o rastreamento de possíveis erros, fazendo com que não apenas a produtividade aumente como passe a colecionar clientes satisfeitos, ganhando credibilidade.
Quais as formas de aplicar os controles empresariais na empresa?
Em suma, para se ter uma boa gestão, inicialmente é preciso saber o que deve ser aperfeiçoado ou o que deve ser valorizado e preservado nos negócios. Para isso, o ideal é identificar, através de análises e relatórios constantes, os principais dados da companhia, dos negócios. Ao realizar esse controle, é possível especular um crescimento sustentável e sem falhas organizacionais graves, capazes de travar mecanismos internos importantes.
Além disso, implementar um sistema de controle empresarial é essencial para organizações e negócios de variados portes, porque hoje em dia apenas entregar um produto ou serviço de qualidade e no prazo não é o suficiente. Isso porque o cliente não quer apenas consumir um produto de forma passiva, isso é, como simples espectadores, mas querem protagonizar o processo de compra como parte da empresa.
Atualmente temos inúmeras ferramentas digitais disponíveis e muitos meios tecnológicos capazes de executar esse trabalho de sistematização de controle empresarial de maneira eficiente, a fim de se ter uma visão geral dos processos de negócios e conseguir atuar corretamente e assertivamente em cada um deles. Portanto, por que não utilizar esses recursos digitais para facilitar a organização empresarial e gestão dos seus negócios criando um sistema de controle a serviço do que ela realmente precisa?
3 tipos de controle empresarial
Confira 3 tipos de controle empresarial:
1. Estratégico
Em primeiro lugar, de função especificamente administrativa, deve-se adotar o controle estratégico quando o objetivo central for o de medir o desempenho dos negócios ou da empresa. E averiguar possíveis ações de melhorias correspondentes a determinadas lacunas. A expectativa é a de estabelecer metas para obter melhores resultados e desenvolver estratégias com planejamento prévio. Portanto, o sistema de controle empresarial estratégico permite uma melhor perspectiva e um estudo detalhado da companhia em relação à sua administração. Assim, facilitando a correção de erros, criando táticas organizacionais de posicionamento e direcionando as ações de maneira a lidar com todas as possíveis esferas administrativas.
2. Tático
Outra forma de manter ou estabelecer um controle dentro dos seus negócios é sabendo se organizar através da análise do desempenho por departamentos. Esse é o principal objetivo do controle tático, e também o que o diferencia do controle estratégico, abordado anteriormente. No controle tático, essas informações de desempenho são tratadas como fundamentais porque presume certa influência em outras atividades e também em futuros planejamentos do sistema. Ele tem efeito de tempo de médio prazo e deve envolver ações de controle orçamentário a fim de produzir resultados, controle de programação financeira para prestação de contas e contabilidade de custos, com o intuito de analisar os custos de produção de uma determinada unidade.
3. Operacional
Já com os padrões observados e os dados coletados no controle tático, pode-se colocar em prática o controle operacional. Nele, busca-se a realização dos objetivos esboçados no controle estratégico, é portanto o controle de execução de tarefas e operações desenvolvidas pelas equipes não administrativas e tem dimensão de tempo de curto prazo.
Benefícios do controle empresarial
Possuir um bom planejamento estratégico é a base do funcionamento de uma empresa. Sendo talvez o passo mais importante a ser dado ao inseri-la no mercado. Além disso, é necessário que os responsáveis pelas equipes tenham seus sentidos corporativos afiados para traçar planos de ação e percursos altamente funcionais. Para isso, realizar um planejamento e controle em todas as esferas da empresa e em todos os níveis organizacionais garante que as tarefas sejam acompanhadas regularmente e realizadas com eficiência, sendo uma das maiores vantagens de se obter um sistema de controle empresarial.
Confira mais benefícios do controle empresarial para os negócios:
1. Melhor perspectiva
Desde já, o software de gestão para controle empresarial proporciona uma visualização das estatísticas dos resultados e gerencia os funcionários para que possa se manter um bom exercício das atividades. Uma vez que auxilia na análise de métodos de melhorias visando aumentar a produtividade, o domínio das tarefas pelos colaboradores e, ainda, corta custos desnecessários.
2. Diminui a possibilidade de erros
Outra vantagem do sistema de controle é a que a automatização da gestão poderia solucionar rapidamente problemas desde a raíz. Isso porque em muitos negócios, os departamentos possuem lacunas defeituosas as quais nem sempre os colaboradores conseguem constatar ou nem mesmo o gestor consegue identificar espontaneamente, gerando falhas durante o fluxo de trabalho e ocasionando prejuízos em outros setores.
3. Tarefas se tornam mais fáceis e produtivas
Algumas atividades internas costumam levar muito mais tempo para serem executadas do que deveriam, com o sistema de controle e sua automatização, essas tarefas tendem a se tornarem mais rápidas e os resultados acabam se tornando parte do processo.
4. Maior qualidade de trabalho de vida
Por fim, quando se pensa em gestão empresarial, qualidade de vida e serviço devem ser itens essenciais. Cada ação executada pelos funcionários de uma empresa impacta necessariamente na operação dos demais setores. Por isso, é fundamental que haja diálogo, agilidade e boa compreensão das atividades a serem executadas. É nesse sentido que a automatização, a partir do controle empresarial de seus negócios, consolida-se. Não apenas como uma solução prática de gestão, mas também no sentido de dar clareza das atividades aos funcionários de cada setor.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda!
- Quer aprender um passo a passo prático de como fazer mapas mentais? Então, conheça o treinamento completo. Assim, você irá aprender um jeito novo de organizar as suas ideias e melhorar o seu aprendizado. Tudo isso de forma simples!
- Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor, e render até 2 vezes mais.