A rotina de qualquer empresa, seja ela um local próprio ou gerida por home office, pode ser bem estressante. Afinal, em meio a tantos afazeres pode ser meio complicado gerenciar tudo sem acabar fazendo tarefas que são inúteis e o tempo que um colaborador gasta com aquilo poderia muito bem ser gasto em algo mais importante para a empresa. Nesse sentido, os indicadores de produtividade chegam como uma ajuda nesse problema.
Não é incomum que os empresários saibam a importância de manter a empresa e os funcionários produtivos. Entretanto, muitas vezes esses indicadores de qualidade e produtividade ficam um pouco perdidos e pouco utilizados por parecem ser algo complicado e fora do comum. Felizmente, a verdade é que é bem simples entender o que eles são e como implementá-los em uma empresa. Então, saiba um pouco mais a seguir!
O que são indicadores de produtividade?
Antes de saber quais são eles e como os integrar em uma empresa é necessário entender o que é índice de produtividade. Os indicadores de produtividade nada mais são do que ferramentas implementadas dentro de uma empresa que irão metrificar a produtividade de determinado negócio.
Para isso, geralmente são colhidos vários dados e informações que serão analisados interpretados pelos indicadores de produtividade a fim de avaliar se os projetos executados por essa empresa realmente estão valendo a pena, sendo produtivos, e trazendo lucro ou se eles estão apenas tomando tempo e dinheiro de outros planos que poderiam dar mais certo.
Existem aplicativos e softwares desenvolvidos especialmente para analisar esses indicadores de produtividade, entretanto, se os planos de sua empresa por agora não é investir nisso, é possível fazer tudo a mão ou com formulários disponíveis digitalmente que são mais simples e gratuitos.
Quais os tipos de indicadores de produtividade?
Existem inúmeros indicadores de produtividade exemplos que podemos citar. Além disso, uma empresa também pode criar seus próprios indicadores de produtividade que irão se adequar às necessidades de avaliação do próprio negócio. Ou ainda, personalizar as já existentes para que elas fiquem com a cara da marca que vai usá-la.
1. CAC
O CAC é um dos indicadores de produtividade mais comuns. Ele significa “custo de aquisição de cliente” e, como o nome sugere, tem a função de calcular o quanto a empresa está pagando para prospectar cada um de seus clientes.
Nessa conta entra todo o dinheiro usado em políticas de prospecção de clientes, principalmente em campanhas de marketing. E, então essa quantia é dividida pelo número de clientes. Assim, calculando se a empresa tem uma alta ou baixa capacidade de obter clientes.
2. Ticket médio
O ticket médio também é um dos indicadores de produtividade que se relaciona com clientes. Ele vai calcular uma média geral de quanto que um cliente está gerando financeira para a empresa no período de um mês.
Se esse número for muito baixo, pode ser necessário a empresa tomar providências para estimular esse cliente a gastar mais com o negócio e, portanto, gerar mais renda. Isso pode ser por meio de promoções, propaganda ou outros métodos.
3. Churn
O churn é um dos indicadores de produtividade que se preocupa com perdas. Nesse sentido, ele irá avaliar quantos clientes pararam de gerar renda para a empresa. Ou seja, quantos clientes foram perdidos.
Não é natural que o churn seja zerado, entretanto, não é legal que ele esteja alto ou que seja notado uma subida de acordo com os outros períodos analisados. Se esse for o caso, é legal investir em políticas de gestão da experiência do cliente.
4. NSP
Esse também é um dos indicadores de popularidade mais utilizados e mais famosos. O NSP tem o foco no cliente e são os consumidores que os respondem por meio de formulários de avaliação da empresa. Nesses formulários os clientes devem responder se recomendam a empresa, se voltariam a comprar, se trocariam o local por concorrentes, entre outras perguntas. Dessa forma, o NSP analisa o grau de fidelidade desses clientes.
5. ROI
O ROI é um dos indicadores de produtividade que tem foco nos investimentos. É comum que as empresas ouçam o quanto que eles precisam investir para gerar mais lucro, para ter um ambiente melhor de trabalho e para prospectar mais clientes. O ROI então chega para analisar se esses investimentos realmente deram certo ou se foram apenas perda de dinheiro e tempo. Seu cálculo é uma espécie de divisão entre o lucro obtido para o que foi gasto.
6. Taxa de crescimento de vendas
Esse, como o nome sugere, é um dos indicadores de produtividade que medem o quanto uma empresa de vendas cresceu durante um determinado tempo. Para ele funcionar, é necessário ter em mão o resultado de vendas de dois períodos diferentes para que sua equipe possa comparar esses dois e cheguem a uma conclusão sobre o crescimento da empresa.
7. Tempo médio de resposta aos clientes
Esse também é um dos indicadores de qualidade que preocupam os clientes. Ele irá avaliar quanto tempo em média os clientes ficam sem respostas de dúvidas ou perguntas enviadas seja no email, seja por mensagem. Ele é muito importante para empresas que querem investir em alguma política de experiência do cliente.
8. Nível de assiduidade do time
Diferente dos anteriores, esse é um dos indicadores de produtividade que se preocupam com o time. Durante ele é verificado falta e atraso de colabores. Se esse índice estiver muito alto, é importante que a empresa comece a pensar em formas de motivar essa equipe.
Qual a importância de indicadores de produtividade na empresa?
Esses indicadores de produtividade são muito importantes para que a empresa se conheça, conheça seus clientes e seus colaboradores. Com esse conhecimento, será possível traçar melhor projetos, caminhos e metas que farão mais sentido para o negócio e trarão resultados mais eficientes.
Dentro do home office, os indicadores de produtividade são necessários, pois muitas vezes a casa não é um ambiente propício para o trabalho já que há muitas distrações, dessa maneira, o trabalhador precisa ser muito produtivo e focados e então os indicadores ajudam esses trabalhadores a irem certeiros no que é realmente necessário.
Como inserir os indicadores de produtividade em um negócio?
Os indicadores de produtividade podem ser inseridos em um negócio por meio de softwares pagos e programados para aquilo. Ou a empresa pode designar um funcionário especificamente para anotar os dados e informações e interpretar de acordo com a necessidade e o desejo da empresa.
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