O home office parece ser a solução perfeita para todos os problemas diários que um trabalhador precisa enfrentar para ir ao trabalho, como, por exemplo, o trânsito ou o atraso nos transportes públicos. Contudo, a produtividade pode começar a cair depois de um tempo, seja nos estudos, seja no trabalho.
Trabalhar ou estudar de casa demanda muito foco, concentração, esforço e organização. Um ambiente bagunçado causa muitas distrações, o que prejudica a produtividade. Para que o home office dê certo, é necessário ter hábitos mais saudáveis, além de começar a se organizar.
Entenda mais sobre como ser produtivo no home office e nos estudos!
O que é Home Office?
O home office é um termo que vem do inglês e, traduzido, significa escritório em casa. Ele também é conhecido como trabalho remoto ou trabalho a distância.
Nessa modalidade de trabalho, o profissional realiza as atividades dentro de sua própria casa, sem precisar ir até a empresa.
Esse é um modelo que permite até mesmo que as pessoas trabalhem em lugares diferenciados, como cafeterias, locais de coworking ou qualquer outro ambiente que ofereça o que é necessário para a realização das tarefas.
Como ter mais produtividade no Home Office?
Aumentar a produtividade no home office pode ser um desafio para quem não gosta de se esforçar. Portanto, confira algumas dicas de como aumentar a produtividade no trabalho remoto:
1- Faça um planejamento das atividades
A maior aliada da produtividade é a organização. Então, planeje tudo o que irá fazer durante o seu dia utilizando agendas, planners ou cronogramas de tarefas.
Conforme realizar as atividades, vá fazendo algum tipo de sinalizando, para entender que já foram feitas, e passe para as próximas!
2- Tenha um ambiente certo para trabalhar
Não tem como aumentar a produtividade se você trabalha sentado no sofá com o computador no colo.
Assim, se você não tiver um escritório em casa, selecione um ambiente que não tenha muitas interferências externas.
3- Sem distrações!
Quando você está em casa, automaticamente a mente começa a divagar, pensando nas tarefas domésticas: lavar a louça, lavar a roupa, limpar a casa.
Por isso, é necessário ter muita autodisciplina, mantendo a mente nas atividades que você planejou cumprir durante o dia.
4- Estabeleça um horário
O home office tem essa característica de flexibilidade, mas não é porque você está em casa que irá trabalhar em qualquer horário. Você nunca terá produtividade dessa maneira.
É fundamental conseguir equilibrar trabalho e lazer. Então, estabeleça um horário para trabalho e outro para lazer.
5- Não fique de pijamas
Pode parecer uma dica boba, mas trocar de roupa faz toda a diferença. A mente acompanha a sua vestimenta.
Além disso, se aparece uma reunião on-line de emergência, você não poderá participar de pijamas!
6- Faça pequenos intervalos
Não há quem consiga manter a produtividade trabalhando sem pausas. O ideal é fazer pequenos intervalos durante o horário de trabalho, seja de 10 ou 15 minutos.
Aproveite para levantar e alongar o corpo, vá comer alguma coisa, beber uma água. As pausas ajudam a acalmar.
Como aumentar a produtividade nos estudos?
A gestão de tempo e produtividade é a chave para conseguir ser mais produtivo nos estudos. O estudo a distância (EAD), assim como o home office, requer muito esforço e dedicação.
Ser mais produtivos nos estudos significa conseguir realizar todas as metas do dia de forma eficiente e rápida, mas com equilíbrio. Afinal, não adianta fazer os exercícios mais rapidamente se você não conseguir absorver o conteúdo.
É possível aumentar a produtividade nos estudos seguindo as mesmas dicas de como ser produtivo no home office: tendo um ambiente próprio, se organizando, tirando pausas.
O EAD pode ser desafiador. Os estudos ficam muito mais complexos quando não se tem um professor frente a frente com você, ensinando a matéria.
Então, para ser produtivo, é essencial adotar hábitos saudáveis e de organização, mantendo sempre em mente a meta e nunca se desviando do que planejou.
Quais hábitos abandonar em prol da melhora na produtividade?
A produtividade consiste exatamente em executar tarefas em um período de tempo mais curto, mas de forma que a qualidade não seja perdida.
Para ser mais produtivo tanto no trabalho remoto quanto nos estudos, é necessário adotar alguns hábitos mais saudáveis. Confira quais são eles:
Reduza a lista de tarefas
Seja nos estudos ou no trabalho, não adianta fazer um cronograma gigantesco, cheio de tarefas. A maior parte nem precisa estar realmente ali.
Reduza a lista de afazeres deixando nela apenas as coisas que são verdadeiramente importantes. Dessa forma, você consegue focar nos estudos ou no trabalho.
Faça uma coisa de cada vez
Quando se está estudando ou trabalhando, não dá para fazer várias coisas de uma vez só. Isso causa uma tremenda confusão e as coisas não ficam bem feitas.
Por isso, foque na realização de uma atividade por vez, garantindo que ela será feita com boa qualidade.
Mude sua rotina matinal
Já prestou atenção em como é sua rotina matinal? Ela pode ser decisiva quanto a como será a sua produtividade durante o resto do dia. Nada ao extremo é bom: nem ficar horas deitado mexendo nas redes sociais, nem sair da cama e ir direto trabalhar ou estudar.
Comece o dia tomando um bom café da manhã, se possível, faça algum exercício físico. Use o celular apenas para ver as notícias do dia, deixe para mexer nas redes sociais em outro horário.
Lembre-se de fazer pausas
Por fim, trabalhar ou estudar sem parar acaba com toda a produtividade. Isso porque uma mente cansada e um corpo exausto não conseguem ser produtivos.
Portanto, faça pausas no período de trabalho ou durante os estudos e aproveite esse momento para beber água, se alimentar. Nesse momento, você deve sair do escritório e deve fazer algo que não esteja relacionado ao trabalho ou aos estudos.
Uma última dica é criar uma rotina saudável de sono. Durma sempre a quantia de horas que são necessárias para o seu corpo descansar.
Seguindo as dicas dadas no texto, você conseguirá facilmente melhorar a produtividade nos estudos ou no home office.
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