Organizar nossa vida parece uma tarefa bem complicada e por isso, muitas pessoas dedicam suas vidas a escrever livros de organização. Essas obras servem para nos guiar na tarefa árdua, porém, indispensável, de organizar nossa vida em todos os sentidos, seja financeira, empresarial, doméstica e pessoal. Além disso, esses livros, na maioria das vezes, nos trazem diversas dicas de como fazer isso. Geralmente, pensadas por pessoas que estudaram durante anos para conseguirem idealizar a melhor forma de organizar os aspectos de sua vida. Ou, que já passaram por problemas semelhantes aos seus e decidiram compartilhar as melhores soluções para eles.
Independentemente de qual seja o tipo de autor, os livros de organização são fundamentais e indispensáveis. Contudo, poucas pessoas sabem a importância desses livros e mais, são poucas as pessoas que sabem por onde começar essa leitura. Pensando nisso, a seguir, indicaremos 6 livros de organização para você iniciar sua leitura e começar a dar um rumo para sua vida financeira, doméstica e pessoal!
Qual a importância dos livros de organização?
Pode parecer bobo, mas algumas pessoas não compreendem e nem sabem o porquê de lermos livros de organização. Isso porque elas acreditam que organizar algo, seja um armário ou sua vida, é mais simples do que parece. Mas na verdade, existem algumas pessoas que possuem uma grande dificuldade para organização. Além disso, existem alguns transtornos e distúrbios, como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), que podem dificultar a vida das pessoas na hora de se organizar.
Por isso, os livros de organização são o segredo para que muitos consigam planejar e organizar sua vida, em diversos aspectos. Além disso, mesmo uma pessoa que goste e possua facilidade com organização pode ler esse tipo de livro, uma vez que ele irá lhe apresentar novas maneiras de organizar suas coisas, tarefas, dinheiro e muito mais.
Os livros de organização, por sua vez, são bem didáticos, facilitando o aprendizado daqueles que querem começar a organizar algumas questões de sua vida. Com algumas dicas, exemplos e orientações, eles conseguem criar uma imagem para os leitores do que é necessário para tornar suas tarefas e seu cotidiano mais fáceis.
É preciso destacar, no entanto, que nem todos que lerem um livro de organização se tornaram mestres nisso. Organizar é uma tarefa difícil, mesmo com um guia prático de como fazer isso. Além disso, pode ser que a pessoa esteja buscando no livro errado ou no autor errado, sendo importante ler mais de uma obra, de mais de um autor. Pois pode ser que o método descrito por não seja tão eficaz para suas necessidades quanto o escrito por outro. Além de que, eles estão lhe oferecendo opções, não impondo um estilo de vida.
Livros de organização financeira
A organização financeira é um dos maiores desafios na vida das pessoas, isso porque muitos têm dificuldade em economizar e guardar sua renda. Além disso, sempre existe o desperdício de dinheiro, com gastos fúteis ou, muitas vezes, que a pessoa não sabe que são desnecessários. Por exemplo, uma pessoa que compra café todo o dia, pagando em média 10 reais, poderá economizar muito mais ao comprar os ingredientes e fazer a bebida em sua casa. Para ajudar com isso, livros de organização financeira são perfeitos.
Um exemplo de livro sobre organização financeira é o Me Poupe!: 10 Passos para Nunca mais Faltar Dinheiro no seu Bolso, da autora Nathalia Arcuri. A ex jornalista, que enriqueceu aos 32 anos, explica a fórmula de seu sucesso. As dicas são bem simples e nada absurdas, apresentando hábitos que prejudicam sua saúde financeira e mostrando algumas fórmulas bem úteis.
Além deste, o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi, é uma leitura perfeita para quem quer juntar dinheiro e administrar da melhor forma possível sua vida. Nessa obra, o autor ensina como ter uma vida financeira saudável em dupla, ou seja, como lidar com seu dinheiro após se casar ou ir morar junto com uma pessoa.
Ele aborda a seguinte questão: o dinheiro é uma das maiores implicações na vida de um casal, uma vez que não existe uma boa administração ou a cooperação das partes envolvidas. Para solucionar esse problema, ele mostrará como os casais devem agir com seu dinheiro, a melhor forma de investir, entre outras dicas para organização financeira familiar.
Livros de organização doméstica
Se a vida financeira merece cuidado e atenção, a vida doméstica também. Cuidar de uma casa e administrá-la é um grande desafio, mas existem livros de organização domésticas que ajudam com essa necessidade. Com boas dicas de como arrumar, organizar e administrar sua casa e sua vida, esses livros são um excelente guia prático para quem não sabe por onde começar a deixar sua casa em ordem.
Um bom exemplo de livro de organização doméstica é o Casa Limpa e Arrumada, da autora Donna Smalin. O livro possui diversas dicas de como organizar os ambientes de seu lar, desde o quarto até o banheiro, como limpar sua casa e como mantê-la organizada durante a semana. Sendo assim, esse é o livro ideal para quem deseja fazer um “faxinão” em sua moradia.
Além do livro de Smalin, a obra 1000 dicas para administrar melhor a sua vida, de Jamie Novak, é perfeita para organização doméstica. O livro traz várias dicas para organizar além de sua casa, organizar sua vida doméstica. Desde como arrumar seus pertences até como se preparar para as compras ou até mesmo organizar aspectos mais pessoais. Quem não sabe como organizar as tarefas do dia a dia deve ler esse livro.
Livros de organização pessoal
Por fim, assim como seu dinheiro e sua casa devem estar organizados, sua vida pessoal também precisa estar em ordem. Até porque, sem estabilidade no pessoal, não é possível ficar estável em outras áreas. Por isso, foram criados os livros de organização pessoal, que irão lhe dar dicas de como organizar e seguir com sua vida da melhor forma possível.
Um exemplo de livro de organização pessoal é o Vida Organizada, de Thais Godinho. Na obra, a autora questiona a necessidade de objetivos e mostra que organização não é sobre checklists, mas sim sobre otimizar seu tempo da melhor forma possível.
Além deste, O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, é um livro muito útil para quem busca mudar sua vida. Isso porque o autor fala um pouco sobre os hábitos que fazem de seu dia a dia, sobre hábitos saudáveis e aqueles que não são muito bons. Além de mostrar que para adotar um novo hábito é preciso tempo e insistência. Hábitos são difíceis de serem mudados, mas podem com o tempo.Então, agora que você já sabe tudo sobre os livros de organização e conferiu alguns para adicionar a sua lista, comece você sua organização de livros agora.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.