Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, de 1981 a 2018 a renda per capita do Brasil cresceu 0.9%, enquanto a produtividade aumentou em apenas 0.4%. A situação pode piorar ainda mais pela queda na taxa de natalidade, que significa menos pessoas no mercado de trabalho e, consequentemente, menos força produtiva. A leitura é uma forma de relaxar e se concentrar em assuntos diversos. Mas, ao mesmo tempo, pode servir como inspiração para evoluir a cada dia mais na vida profissional, que exige um pouco de sacrifício e bastante estudo.
No entanto, com um pouco de organização do tempo, é possível ler alguns livros que podem aumentar significativamente a produtividade em sua empresa e na sua vida como um todo. Dessa forma, confira a seguir algumas dicas e escolha a obra que mais combina com os seus objetivos pessoais!
1. Livros para aumentar a produtividade: O poder do hábito
O escritor e repórter investigativo do The New York Times, Charles Duhigg, apresenta um diferente entendimento sobre a natureza humana. E aborda o seu potencial para a transformação:
“Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por ano. Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones”.
Em poucas palavras, o livro demonstra o que todas essas pessoas têm em comum. Bem como conseguiram ter sucesso ao focar em padrões que moldam cada aspecto da vida. Elas tiveram êxito transformando hábitos: saiba como e tenha você também!
2. Livros e produtividade: A arte de fazer acontecer
De acordo com David Allen, autor do livro, a sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações. Dessa forma, ele criou o método GTD – Getting Things Done. Trata-se de um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a “colocar ordem no caos”.
Considerado como uma autoridade no campo da produtividade, Allen defende a teoria de manter “a mente clara como água” e aborda o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A obra foi lançada depois de 30 anos de pesquisa e prática e hoje é um best-seller internacional publicado em 28 idiomas. E ainda, se tornou uma verdadeira referência em organização pessoal. Nesta nova edição, revisada e atualizada, são inseridas novas tecnologias na gestão do fluxo de trabalho e descobertas mais recentes da ciência cognitiva.
Em resumo, por meio de cinco passos e muitos exemplos, você vai aprender a:
- Aplicar a regra dos dois minutos para esvaziar sua caixa de entrada;
- Reavaliar as metas e manter o foco;
- Planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente;
- Controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho;
- Aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois.
Por fim, com técnicas revolucionárias, o livro oferece uma nova maneira de trabalhar: com mais foco, mais produtividade e menos estresse.
3. Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes
Por último, o livro tem uma presença marcante na lista de best-sellers. Na última edição, revista e ampliada, muitos ajustes foram feitos, pois o cenário empresarial e político já não é o mesmo de 25 anos atrás. O que permaneceram foram os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey.
Com uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais, o autor baseia-se em princípios para ensinar o leitor. Assim, você aprenderá alguns passos para alcançar a “paz de espírito” e adquirir confiança por meio dos pilares do comportamento humano no caráter e da compreensão dos princípios. Ou seja, não é apenas uma visão prática do segmento.
Estes hábitos não têm o poder de mudar apenas o que as pessoas pensam sobre influência e realização pessoal, como também as atitudes motivadas por essas ideias. Você aprenderá como ser proativo e a ter um específico em objetivo em mente, o que é importante para diferentes áreas da vida. Principalmente aquelas em que precisamos organizar com mais urgência para ter mais produtividade.
Por fim, além desses livros, você pode contar com a ajuda do ORGANIZE NA PRÁTICA para aumentar sua produtividade. Portanto, clique aqui e conheça nossos treinamentos voltados para organização e para uma rotina mais produtiva!
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