Trello é bastante conhecido e vem ganhando cada vez mais popularidade por ser uma excelente ferramenta de gerenciamento de projetos. Entretanto, com essa ferramenta você consegue organizar toda a sua vida de maneira criativa e em poucos minutos. Confira neste artigo o que é Trello e como usá-lo, bem como seus benefícios e de que maneira ele pode mudar a sua vida. 

Entenda o que é Trello

O que é Trello

Criado como um software simples e intuitivo pronto para receber todos os detalhes dos seus projetos, o Trello está disponível na versão web e também em aplicativo para Android e iOS. 

Em resumo, trata-se de uma ferramenta versátil que se ajusta facilmente às necessidades do usuário. Pode ser utilizado não só para gerenciar projetos como também para organizar a sua rotina de trabalho, seus planos de viagens, seu cronograma de estudo, e muito mais. 

Inspirado no sistema Kanban, com poucos cliques e em uma versão gratuita você consegue organizar toda a sua vida através de quadros. 

Benefícios do Trello

Como todos os sistemas, o Trello também possui uma série de vantagens. Dessa forma, confira logo abaixo os principais benefícios que preparamos para você. 

Interface simples, intuitiva e criativa 

Com um visual simples e fácil de usar, o Trello permite criar quadros com definição de etiquetas por cores. Bem como alterar o plano de fundo para deixar tudo da maneira que você desejar.  

E ainda, com a estruturação de tarefas, você consegue ter uma visão geral dos seus projetos em poucos minutos. Sendo possível visualizar quais tarefas estão sendo realizadas, quais estão por fazer e quais já foram finalizadas. 

Com um visual simples e fácil de usar, o Trello permite criar quadros com definição de etiquetas por cores. Bem como alterar o plano de fundo para deixar tudo da maneira que você desejar.  

E ainda, com a estruturação de tarefas, você consegue ter uma visão geral dos seus projetos em poucos minutos. Sendo possível visualizar quais tarefas estão sendo realizadas, quais estão por fazer e quais já foram finalizadas. 

Organize seu quadro da maneira que for mais fácil para você trabalhar em poucos segundos com o sistema arrasta e solta. Esse é um dos benefícios principais do Trello. 

Trabalhe em equipe

trabalho em equipe

Ao criar um quadro você consegue definir se ele é particular ou público. Bem como criar um time para trabalhar com você naquele projeto.  

Trello também possibilita que você convide pessoas para acessar seu quadro. 

E na descrição das tarefas você consegue designar diferentes pessoas da equipe como responsáveis por determinadas tarefas. 

Por fim, para se comunicar com a sua equipe, você pode usar o campo de comentários. 

Ficou bem mais fácil trabalhar em equipe com esse recurso.  

visibilidade

Informações rápidas na palma da mão através da sincronização 

Sabe aquele momento que surge uma inspiração e você não tem acesso ao computador?  

Simples, abra o aplicativo faça suas anotações no Trello e automaticamente o site será atualizado com a nova informação. 

Assim, você tem acesso a informações importantes de maneira rápida e fácil, a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Anexe imagens, links e documentos importantes no Trello

Vamos imaginar que você trabalha em equipe, e precisa disponibilizar um modelo de documento para que todos possam seguir. 

Trello possibilita que você inclua anexos de fotos, documentos em formato Word, PDF, entre outros.

Entretanto, vale avisar que o limite para a versão gratuita é de 10 MB, mas não há limite para arquivos compartilhados pelo Drive ou outros serviços de armazenamento.  

inserir anexos

Integração inteligente

Não importa qual é o seu objetivo ao utilizar o Trello, o que é importa é que você deseja praticidade e facilidade em todas as suas rotinas.  

Portanto, com o Trello é possível fazer a integração com o OneDrive, Dropbox e Google. Com isso você irá automatizar algumas tarefas e melhorar o fluxo de seu trabalho. Ganhar um aumento na eficiência e nos resultados. 

Para realizar essa integração, você irá abrir o quadro desejado, clicar em “Mostrar Menu” e depois em “Power-Ups.” E então é só escolher o programa de sua necessidade e clicar em “adicionar”.

Muito simples, não é mesmo? Confira a imagem abaixo.   

integração

Aumento da produtividade 

Com um painel simples e com todas as informações que você precisa, é possível dar um “boom” na produtividade de projetos pessoais e corporativos. 

Como usar o Trello: passo a passo

Como já foi dito, usar o Trello é fácil e prático. Contudo, para começar a sua organização, você precisa criar uma conta gratuita. 

Essa conta pode ser a partir de outra conta como o Gmail, Microsoft ou Apple. 

Como usar o Trello

Em segundo lugar, você irá criar um quadro de acordo com as suas necessidades. E é muito fácil, com a sua conta já logada, o próprio Trello já irá te dar todos os passos para criar o seu quadro, como na imagem abaixo. 

primeiro passo para usar o trello

Após definir o nome para o seu quadro, você irá criar uma estrutura que funcione bem para você. E você pode renomear essa lista a qualquer momento. Veja um exemplo: 

estrutura do Trello

Chegou até aqui? Está na hora de criar cartões de tarefas, pode funcionar como um checklist ou como as etapas de um projeto menor, fica a seu critério. Use a criatividade. 

criando cartões

E para deixar tudo mais claro e organizado, por fim, você irá incluir todos os detalhes da tarefa, tais como: descrição, prazos, anexos e até colocar uma pessoa responsável pela tarefa.  

Dentro desta tarefa é possível criar até um checklist, assim você pode estruturar a tarefa em etapas menores e ir marcando como feita após sua finalização. 

descrição de tarefas

Tudo pronto, é hora de realizar as tarefas. Com um sistema simples, você consegue clicar e arrastar as tarefas, para ter uma visão geral do desenvolvimento do seu projeto.  

tarefas

E ainda, você pode criar um quadro para cada projeto, ou um quadro para cada um dos objetivos, por exemplo, um quadro para os estudos, outros para o trabalho, outra para o planejamento de viagens no final do ano. 

Defina as prioridades através de etiquetas coloridas, adicione lembretes e prazos de entregas. A ferramenta oferece tudo para que você consiga realizar as suas tarefas de maneira prática. E o ganho? Na produtividade. 

Entenda como o Trello pode mudar a sua vida

Depois de entender o que é e como usar o Trello, confira a lista que separamos para você das muitas possibilidades que o sistema oferece. Certamente isso irá mudar a sua vida em poucos minutos.

Nunca mais perca prazos ou compromissos importantes 

Cada projeto demanda diferentes etapas e prazos para conclusão, e às vezes se torna uma tarefa difícil sincronizar todas as informações e organizar de maneira que você não se perca e entregue o trabalho dentro das datas previstas. 

Para facilitar a sua vida o Trello oferece a opção de incluir a data de entrega. Nesta é possível adicionar a data e o horário de conclusão de uma tarefa, bem como adicionar lembretes para avisar o fim deste prazo. 

E aqui o Trello surpreende: ele irá enviar um lembrete para todos os membros do seu time, se for o caso. Ou simplesmente enviar uma notificação para o seu e-mail para o projeto seja individual e pessoal. 

Personalize os quadros de acordo com seus objetivos 

Seja para organizar um cronograma de estudos ou simplesmente para planejar aquela viagem de fim de ano, o Trello é para todos os gostos e todos os objetivos. 

Dentro de cada cartão é possível escrever comentários, adicionar links, arquivar anexos, determinar prazos de entregas, acrescentar imagens e o assunto de cada um deles. 

Você consegue movimentar os cartões  nas colunas de acordo com a sua necessidade.  

Nesse sentido, se você for utilizar o quadro para criar um planejamento de viagem, por exemplo, você pode incluir os e-mails de reserva de hotel, os lugares que você deseja visitar, horários de voo e conexões, fotos de restaurantes e pontos turísticos, checklist de mala de viagem, entre outros. 

Além disso, você também consegue incluir um orçamento para passagens, hotéis, pontos turísticos, tudo isso de forma rápida. 

Utilize os comentários para incluir mais informações. Por fim, você pode até colocar uma foto de capa do local que você irá visitar. 

Defina prioridades com etiquetas 

Uma das muitas funcionalidades do Trello é a capacidade de incluir etiquetas para definir prioridades.  

Isto é, defina as prioridades com cores, como, por exemplo: 

  • Laranja para prioridade alta; 
  • Azul para tarefas em andamento; 
  • Vermelho para as atividades que estão em atraso e; 
  • Verde para tarefas concluídas. 

Em conclusão, o Trello oferece inúmeras possibilidades de organização e gerenciamento de tarefas e equipes.  

Com um pouco de criatividade, certamente você irá se beneficiar e muito das funcionalidades do Trello. 

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.  

Aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no Youtube 

Se você deseja organizar os processos da empresa e obter mais produtividade para a sua equipe, conheça nosso curso Organize os Processos na Prática. Você vai aprender na prática como colocar rotinas eficientes, em uma semana ou menos, para que a sua equipe possa trabalhar de forma mais produtiva e fluída.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

  1. Organize as tarefas da equipe com Agilidade 
  2. Otimize os processos da empresa 
  3. Organize os Processos na Prática 
  4. Página de treinamentos