O departamento de vendas de uma empresa é um dos setores que mais sofre com metas, cobranças e necessidade de comunicação com o cliente. Assim, mais do que em qualquer outro setor, a organização do departamento de vendas é imprescindível.
Nesse sentido, investir na organização do departamento comercial e na organização do departamento de marketing são formas de ter processos mais claros. Além disso:
- ter cada vez mais vendas;
- aumentar os lucros;
- melhorar a reputação de sua marca;
- bem como, deixar a concorrência para trás.
Se você ainda não sabe como fazer a organização do departamento de compras e o comercial, não se preocupe. Pois, neste texto, você saberá qual a função do departamento comercial, por que organizá-lo, quais são os benefícios de ter essa organização. E ainda, terá dicas infalíveis para melhorar o departamento de vendas. Vamos lá?
O que é organização no departamento de vendas?
A área do departamento de eventos de uma empresa é a responsável por apresentar, comercializar e exibir determinado serviço ou produto de um negócio para um cliente. Assim, essa área é responsável por toda a área comercial. Esta engloba funções como:
- definição de preços e descontos;
- gerenciamento da taxa de vendas;
- análise da taxa de rejeição;
- definição de metas e ações de vendas;
- treinamento da equipe comercial, entre muitas outras tarefas.
Assim, a organização empresarial funciona como uma alavanca para impulsionar os resultados do departamento de vendas, o que ajuda a fazer o negócio crescer e prosperar cada vez mais.
Por que organizar o departamento de vendas?
Como pudemos observar, o departamento de vendas é uma das áreas que mais tem contato com o cliente de um negócio. Assim, se esse for um departamento bagunçado, desestruturado e caótico, o cliente poderá perceber. Dessa forma, correrá o risco de perder a confiança que ele tinha nessa marca.
Agora, pelo contrário, se o departamento de vendas é organizado e bem preparado, sabe responder às dúvidas com prontidão e tem habilidade para dialogar com o consumidor, o cliente verá essas qualidades e passará a ter mais confiança na credibilidade do negócio.
Outro motivo para a organização do departamento comercial é que, uma área organizada, entrosada e instruída sabe trabalhar melhor do que as áreas que não o são. Desse modo, essas são qualidades fundamentais para aumentar as vendas do seu negócio. Bem como, melhorar a reputação de sua marca de maneira expressiva.
Mas, como organizar o departamento de vendas de uma empresa?
É função do gestor do departamento de vendas:
- se comunicar com cada integrante da área;
- saber os pontos fortes e fracos da equipe;
- alocar ou realocar funcionários;
- estabelecer metas a serem atingidas;
- conhecer profundamente o mercado e a concorrência;
- elaborar os processos e calcular quanto tempo eles vão durar;
- entre muitas outras atividades, a depender do nicho de atuação da marca.
Assim, para que tudo ocorra conforme o planejado nas vendas, é preciso que haja muita comunicação e integração entre os líderes e os times, para que nenhum problema seja ignorado e para que cada vez mais haja o aperfeiçoamento dos processos. Abaixo, veja quatro dicas para melhorar a organização de seu departamento comercial.
4 passos para melhorar a organização do departamento de vendas
1. Tenha a cultura do feedback
Em primeiro lugar, para uma boa organização do departamento comercial de sua empresa, é muito importante verificar o desempenho de cada funcionário. Isso de forma singular, e do time como um todo. Assim, você pode verificar se o time comercial está com problemas, ao não conseguir atingir os objetivos, ou se eles ocorrem apenas com um funcionário, por alguma razão.
Nesse sentido, é muito importante ter a cultura de fornecer feedbacks e mostrar as métricas de acompanhamento, sejam quinzenais, mensais ou semestrais. Isso ajuda os colaboradores a saberem onde e o porquê estão errando, para que juntos possam descobrir maneiras de não cometer os mesmos erros.
Ainda mais, é importante dar feedbacks positivos, com elogios aos colaboradores ou aos times que tiveram sucesso em determinada tarefa. Essa atitude é importante para que os colaboradores se sintam estimulados e valorizados dentro do departamento de vendas e comercial.
2. Coordene metas objetivas para serem alcançadas exponencialmente
Não é novidade para ninguém que os departamentos de vendas das empresas trabalham com metas. Contudo, para ter sucesso na gestão deste departamento comercial, é preciso saber coordenar as metas.
Uma dica importante é criar metas reais e possíveis de serem alcançáveis pelo seu time em um determinado período de tempo. Não adianta nada colocar como objetivo uma meta gigantesca, pois isso só vai desmotivar os seus funcionários a realizá-la.
Dessa forma, tenha metas reais, mensuráveis e vá aumentando-as aos poucos. Assim que seu time cumprir a meta, faça as felicitações e aumente os objetivos!
3. Invista na comunicação
Como já dissemos, a comunicação é a chave para uma boa organização. Vendedores descoordenados, que não sabem o que deve ser feito, o que já foi feito e o que está sendo feito pelos colegas não trabalham tão bem quanto vendedores integrados e bem informados.
Nesse sentido, é preciso investir tanto na comunicação entre líderes e vendedores, quanto na comunicação entre os times do setor comercial, para que ninguém atropele a tarefa do colega e faça duas vezes um processo que é desnecessário.
Para a organização de um departamento de vendas e comercial, é essencial manter reuniões diárias, ainda que sejam curtas, para colocar às claras o que deve ser feito, como deve ser feito e em que prazo tais objetivos devem ser alcançados pela equipe.
4. Tenha uma agenda de trabalho
Por fim, pensou em organização, pensou em agenda de trabalho, que define concretamente os prazos, qual funcionário fará cada função, quais são os objetivos a serem conquistados e o que será feito para chegar até lá, como uma rotina de trabalho. Claro, não estamos falando de uma agenda de papel, afinal, esta é a era digital. Para a organização do departamento de vendas e do comercial, utilize aplicativos que permitam com que todos os funcionários vejam a agenda e possam utilizá-la de onde estiverem e a qualquer momento. Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça o curso de Google Agenda desenvolvido pelo Organize na Prática!
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