Organização - é ruim ter uma agenda física

Organização: é ruim ter uma agenda física?

Existem vantagens e desvantagens de fazer planejamentos com anotações em meios físicos, como agendas. Além de servirem como lembretes, elas também ajudam a organizar compromissos e, assim, otimizar o tempo. Se você não quer abandonar a agenda de papel, mas deseja experimentar novas formas de organização do meio digital, não deixe de conferir as dicas!

organização com agenda física ou digital
Esteja sempre se organizando com agenda digital e a física | Foto: Yannick Pulver

Com a agenda de papel, você pode acrescentar palavras, desenhos e cores onde quiser. Ou seja, há um espaço maior para exercer a criatividade e criar mapas mentais. Existem pessoas que são altamente visuais, que gravam informações por meio de imagens e cores. Para elas, o uso de uma agenda física é interessante. Além disso, escrever é um exercício para o cérebro. Até hoje, muitos alunos preferem cadernos físicos para maior memorização do conteúdo proposto, mas também utilizam as plataformas digitais para complementar os estudos.

Organização e mapa mental

Em resumo, um mapa mental é um diagrama que, por meio da sistematização “natural” do cérebro, auxilia nos processos de organização, produção e aprendizagem. É uma ferramenta para ilustrar ideias e relacioná-las umas às outras, a partir de um pensamento central e um objetivo.

Mesmo com todos os benefícios que os papéis podem proporcionar, carregar uma agenda para todos os lugares onde você vai não parece ser nada prático. Sendo assim, ter uma diretamente no seu celular ou computador pode facilitar muito suas tarefas.

Alguns aplicativos como Any.do; Task Agenda; Todoist; My Personal Agenda e Google Agenda são opções para organizar seus afazeres com mais rapidez e agilidade. Pois, digitar não demanda tanto tempo como escrever. Além disso, os lembretes podem aparecer já no smartphone na hora programada. 

A seguir vamos falar um pouco sobre o Google Agenda, confira.

Google Agenda

Google calendar para organizar sua vida
Você pode complementar o uso do Google Agenda com anotações e desenhos em papel | Foto: Brett Jordan

É um aplicativo disponível para celulares, navegadores e tablets. Apresenta uma infinidade de soluções para tornar a sua rotina mais produtiva. Nele, você consegue:

  • alternar o layout para visualização diária, semanal ou mensal, de acordo com as suas necessidades;
  • configurar compromissos recorrentes;
  • personalizar o tipo de notificação que você receberá (compromisso ou eventos próximos);
  • incluir metas pessoais e compartilhar horários disponíveis para que pessoas e/ou clientes consigam agendar reuniões com você;
  • além disso, é possível sincronizar em todos os dispositivos, uma vez que o app é vinculado à sua conta do Google.

Gostou desse conteúdo? Então, o que você acha de aprender todas as práticas para organizar sua vida com o Google Agenda? Clique aqui para saber mais!

Por fim, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais.
  2. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  3. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  4. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!