Organização financeira controle seus gastos com planejamento

Organização financeira: controle seus gastos com planejamento

Sem dúvidas, o controle de gastos e a organização financeira são um dos maiores pontos que preocupam muitos brasileiros. Além disso, é um assunto complicado mensurar o custo dos itens que são almejados, principalmente quando o assunto é organizar a renda mensal e anual. A organização adequada é uma meta para a maioria, mas, infelizmente muitos não sabe nem por onde começar.

como fazer minha organização financeira
Confira dicas para organizar seus gastos. | Foto: unsplash.com

Organização financeira

De acordo com a pesquisa realizada pela Agência Brasil, 58% dos brasileiros admitem que raramente dedicam tempo a atividades do controle da vida financeira. E 17% dos consumidores, frequentemente, precisam até pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês.

Dessa forma, separamos algumas dicas de como organizar sua vida financeira e controlar melhor os gastos da sua rotina. Assim, ajudando no seu planejamento monetário. Confira a seguir!

Tenha prioridades

O primeiro passo para controlar seus gastos em excesso e manter a renda sempre planejada, envolve a organização de tudo aquilo que é prioridade para você. Como contas, seguros ou propósitos e o investimento inicial em todas essas coisas, por exemplo.

O importante aqui é fazer o registro de todas as suas prioridades financeiras. Com isso, é possível estabelecer uma ordem para todos os gastos que precisam de atenção, bem como quantias maiores para atingir.

Por exemplo, além das contas essenciais que precisam ser pagas mensal ou anualmente, o objetivo de uma pessoa é fazer um tour em países na Europa. Assim, para essa pessoa atingir esta meta, ela precisa focar e elaborar uma estratégia para guardar o dinheiro necessário para essa viagem.

Além do mais, planejar outras coisas relacionadas ao seu objetivo, como quais países e pontos turísticos pretende visitar. Mas, o intuito é o mesmo de fazer uma reserva e não exagerar nos gastos financeiros para cumprir esse sonho, que leva tempo, e é uma prioridade para ela.

Descarte gastos supérfluos

Em segundo lugar, com todas as despesas prioritárias listadas e o foco para pagar suas contas essenciais, é hora de tirar as distrações do caminho e descartar objetos supérfluos no dia a dia. Normalmente, compras feitas no impulso e que são desnecessárias em sua rotina, por exemplo, podem ser desfeitas facilmente, já que não são essenciais para sua vivência.

Às vezes, uma compra feita só pela necessidade de ter algo é dinheiro jogado fora. Um exemplo disso é comprar um item só porque estava em promoção, mesmo que ele não seja prioridade na sua vida agora.

Portanto, ao invés de investir em coisas dispensáveis, é possível economizar nessas aquisições e reduzir o dinheiro gasto mensalmente.

controle financeiro
Fique de olho para não gastar em excesso | Foto: unsplash.com

Estabeleça um limite

Esta é uma forma de organização que se relaciona com a dica acima. Isto é, aprender a criar um limite mensal ou semanal para seus gastos é um passo muito importante para quem precisa melhorar a organização financeira e planejar suas prioridades de débitos.

Assim, utilize uma planilha para listar o gasto total dos serviços e compras essenciais do seu mês, e veja o quanto lhe sobra para usar em outras formas de despesas. Dessa forma, você não se sobrecarrega, e ainda consegue se prevenir.

Com esse orçamento já planejado, além de economizar com aquilo que não é essencial na sua rotina, você ainda observa quais são os gastos que precisam ser cortados e que pesam mais na conta ao final do mês. Essa tática também é ideal para conhecer melhor quais são os seus pontos fracos financeiros, bem como o que é possível fazer para contorná-los.

Use aplicativos para organização financeira

Além das já conhecidas planilhas online, como o Excel ou o famoso planner escrito a mão, por exemplo, algumas ferramentas digitais podem te ajudar muito na hora de controlar os seus gastos e melhorar sua organização financeira.

A exemplo disso temos o Evernote, que permite o agendamento de atividades e informações pessoais por meio de um arquivo de notas. Nele, é possível criar tabelas online e fazer aquele planejamento de forma mais automatizada e dinâmica! Com isso, ter uma organização financeira com o Evernote é ideal para quem deseja praticidade e eficiência.

E se você é daqueles que prefere os aplicativos financeiros, também indicamos Minhas Economias. Trata-se de uma app completa que irá permitir que você organize e planeje toda a sua vida financeira em poucos minutos.

Que tal aprender as melhores rotinas para organizar a sua vida financeira, dedicando-se apenas de 1 a 2 horas por mês? Então, CLIQUE AQUI e tenha acesso ao treinamento completo do Organize na Prática!

Por fim, este conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este na página do Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Organização financeira, na prática! Clique aqui para saber mais!
  3. Google Agenda para uma rotina produtiva e organizada. Clique aqui para aprender mais!
  4. Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!