Já ouviu falar de organização financeira empresarial? A organização financeira empresarial é uma ferramenta de controle financeiro empresarial, e é algo fundamental na tomada de decisões de uma empresa.
Caso uma empresa não tenha uma boa organização financeira empresarial, é possível que haja perda do controle de caixa da empresa, ficando impossível de conseguir identificar coisas essenciais, como os valores a pagar e receber, se estão em dia e com o saldo correto. Esse é um dos motivos pelos quais muitas empresas fecham suas portas nos primeiros anos.
Veja, aqui, mais sobre organização financeira empresarial, para que ela serve, seus benefícios. Além disso, como fazer uma organização financeira empresarial a partir de 4 dicas. Boa leitura!
Para que serve a organização financeira na empresa?
Pessoas que estão começando no ramo empreendedor geralmente se perguntam “como organizar financeiramente minha empresa?” ou “como ter o controle financeiro empresarial?” e a resposta é simples: investir na organização financeira empresarial.
A sua organização deve ser muito bem exercida, para que seus planos consigam crescer e ser alcançados de forma eficiente e vantajosa para você. A prioridade da organização financeira empresarial é evitar, ao máximo, qualquer tipo de confusão ou problema na parte de finanças da empresa, já que elas trazem consigo situações que vão se acumulando como uma “bola de neve”, que começam com as contas atrasando, depois as dívidas se acumulam e isso pode virar um problema maior do que a empresa está preparada para lidar.
Resultados mais reais
Conseguir manter um planejamento organizado, com seus objetivos, estratégias, projeções para a empresa, disciplina e com a atenção por parte dos gestores é algo essencial na organização financeira empresarial. Dessa forma, a empresa aumenta suas chances na hora de obter resultados reais e seguros.
Melhor administração
A organização financeira empresarial é algo crucial para qualquer empresa, independentemente de qual ramo atue ou qual seja seu porte. Essa organização faz com que os recursos financeiros sejam administrados da melhor forma possível, conseguindo possibilitar o fortalecimento da organização empresarial e, consequentemente, proporcionando o crescimento e a possibilidade de realizar novos investimentos.
Gastos reduzidos
Ademais, outro fator importante a ser considerado é que, quando a organização financeira empresarial é bem feita, ela possibilita que mais gastos possam ser reduzidos. E ainda, que os recursos possam ir para destinos mais adequados, impactando fortemente os resultados financeiros.
Desse modo, pode ser dito que, quanto mais eficiente e ativa for a sua organização financeira empresarial, mais resultados de melhor qualidade vão ser alcançados por seu negócio.
Atualmente, estamos em um momento de crise política e econômica no mundo e isso é só mais um fator pelo qual empresários e gestores devem dar uma maior importância para a organização financeira empresarial, além de pesquisar sobre como organizar o financeiro de uma empresa, para que o seu negócio consiga uma base financeira estruturada e organizada. Desse jeito, conseguirão fazer uma capacitação da empresa melhor, enfrentando possíveis dificuldades econômicas e quedas em vendas.
Para garantir e manter a consistência e continuidade de um negócio, é vital que você invista em estratégias de gestão e organização, uma vez que é por meio dessas ações e medidas preventivas que você consegue se manter preparado para qualquer imprevisto ou dificuldade que possa aparecer.
Quais os benefícios da organização financeira empresarial?
Ter uma boa organização, como acompanhar o planejamento de gastos e entradas e fazer metas sobre eles, possibilita que você consiga ter uma visão mais ampla e clara sobre as movimentações da empresa, como despesas e receitas, por exemplo. Assim, facilitando de forma significativa a gestão de recursos dessa área. De forma resumida, quanto mais organizada a sua vida financeira for, mais fácil é saber de onde o dinheiro vem e para onde ele deve ir, sem reduzir custos.
A organização financeira também consegue trazer outros aspectos positivos para sua empresa, de forma geral, como:
- Mais facilidade para alcançar metas;
- Menos preocupações com a instabilidade financeira;
- Uma visão mais clara de suas finanças no futuro, permitindo a criação de mais metas;
- Melhor gerenciamento de decisões;
- Garantia de dinheiro em momentos de incerteza;
- Maior crescimento da empresa;
- Tranquilidade quando o assunto é dinheiro na empresa, evitando cortes desnecessários de funcionários.
É importante citar, também, que com uma maior organização financeira, menos preocupações com esse setor o empresário terá, poupando um estresse desnecessário.
Manter a organização financeira pode parecer ser algo desafiador. Mas, com as dicas que você verá abaixo, você vai notar que vale a pena tentar. Afinal, o processo de como organizar financeiramente uma empresa pode ser mais fácil do que você pensa ser.
Veja, a seguir, dicas para implementar a organização financeira empresarial no seu negócio, beneficiando não só a empresa, mas também os funcionários e você, o empresário.
Como fazer uma organização financeira empresarial eficiente?
Veja, aqui, algumas dicas para fazer e manter sua organização financeira empresarial!
Disciplina
É importante que todo empreendedor crie e cultive a disciplina, porque não existe uma maneira de conseguir fazer a organização financeira empresarial e ter sucesso, sem que exista a disciplina e o foco.
Separação do pessoal
Algo que deve ser evitado dentro da organização financeira é a confusão entre as finanças pessoais e as finanças dos negócios, algo muitas vezes cometido por donos de empresas menores. É necessário que, para que a organização financeira funcione, exista uma organização e separação rigorosa dessas duas finanças.
Conhecer prazos
Com a organização financeira, é preciso ter noção de todas as datas importantes, como as datas de recebimento, vencimento das contas e outros. Isso é algo essencial, pois consegue evitar as quitações e os pagamentos de juros.
Essa é uma etapa crucial para a organização financeira e é o primeiro passo para entender melhor o fluxo de caixa de seu negócio. Com isso, você consegue entender tudo o que corresponder a longo, médio e curto prazo.
Definir um orçamento anual
Por fim, muitos dos investimentos são também ótimas oportunidades que a organização financeira nos ensina a considerar. Mas, isso deve ser feito de forma controlada e calculada, para não gerar uma instabilidade em seu negócio. Com essas dicas, você vai conseguir implementar a organização financeira empresarial em seu negócio, de modo eficiente. Quer saber mais sobre a organização financeira? Então, visite a página da Organize na Prática!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Que tal aprender a organizar sua vida financeira de forma simples e prática? Então, conheça o gerenciador financeiro!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor, e render até 2 vezes mais.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.