Evite a procrastinação

Evite a procrastinação com 4 dicas e aumente a sua produtividade

É muito comum você ter uma tarefa com prazo para ser feita e decidir descansar um pouco antes de iniciá-la. Porém, nesse meio tempo acaba entrando nas redes sociais e gastando muito tempo nas fofocas online, assistindo um episódio do seu seriado favorito ou até mesmo perdendo bastante tempo de produtividade com conversas paralelas e distrações. A procrastinação te enrolou o dia inteiro e, no fim, você ainda nem começou a realizar sua importante atividade.

Assim, é importante planejar uma organização eficiente do seu tempo e rotina para que a procrastinação não volte a atrapalhar seus afazeres. Dessa forma, separamos quatro dicas de como evitar essa distração e aumentar seu rendimento e produtividade. Confira! 

como evitar a procrastinação
Saiba como evitar a procrastinação com essas dicas | Foto: unsplash.com

4 dicas para evitar a procrastinação e aumentar a produtividade

1. Defina metas e prazos para evitar a procrastinação

Primeiramente, para evitar a procrastinação é preciso estabelecer quais são as prioridades do momento e estipular um prazo para cumprir cada uma. Basta marcar as suas metas atuais e em quanto tempo você pretende finalizar cada uma delas.

Assim, o controle das suas tarefas fica muito mais tangível e visível para a sua realização, esclarecendo no que você precisa começar a manter o seu foco inicial.

Portanto, faça uma lista com prazos nem longos ou curtos, mas reais para aumentar a chance de conclusão dos seus itens. Isso ajuda na forma que você enxerga seus objetivos, e na maneira que realiza eles com seriedade e evitando as distrações. Uma opção é listar quais os deveres que demandam mais tempo ou mais atenção e ir classificando-os desse modo.

2. Estruturação das tarefas

Em seguida, organize uma estrutura da tarefa que está em andamento e faça uma divisão de maneira que possa ajudar na sua execução. Isso evita a complexidade de efetuar a sua meta, tornando-a menos desgastante e afasta a procrastinação.

Por exemplo: na educação, ao iniciar um trabalho longo para sua classe, você pode demonstrar quais são os tópicos que é preciso pesquisar e escrever a respeito e depois de fazer essa montagem trabalhar para concluir seu propósito.

dicas para uma rotina produtiva
Definas metas e prazos para suas tarefas | Foto: unsplash.com

3. Distrações tecnológicas

Em terceiro lugar, um dos obstáculos que mais prejudicam o foco e tendem a aumentar a procrastinação é ficar muito tempo nas redes sociais. Assim, para aumentar a sua produtividade, organize o tempo em que ficará centrado na sua atividade e os momentos que terá de lazer e descanso.

Programe o acesso para as plataformas online apenas por um curto período e tempo e tenha consciência do horário que terá que parar. Pois, elas podem atrapalhar bastante seu rendimento e são distrações muito fáceis.

Algumas maneiras de evitar essa dispersão é agendar um alarme na rede social ou no despertador do celular e obedecer ao seu chamado quando o tempo de ficar online tiver se excedido. Além disso, também é possível aplicar uma senha na hora de entrar em uma conta ou utilizar outros aplicativos que ajudam no foco.

Um exemplo é o Forest, que monta uma floresta virtual no seu dispositivo móvel e, quando você abre outros aplicativos na hora em que deveria estar concentrado, suas árvores morrem dentro da plataforma. E você não vai querer que suas árvores virtuais morram, não é mesmo?

4. Organização da bagunça

Em último lugar, não é só a internet que pode distrair suas ideias e desestabilizar seu foco das prioridades. A bagunça em um ambiente de trabalho, estudo ou lazer também pode ser uma causa da procrastinação e da falta de produtividade.

A organização do espaço físico é muito importante para manter os pensamentos bem alinhados na hora da atenção e não deixar que os devaneios atrasem sua atividade. É muito comum a grande quantidade de objetos e documentos espalhados ao redor comprometer o seu tempo de concentração.

Por fim, um ambiente físico limpo e arrumado contribui para o seu rendimento e deixa suas ideias fluírem com maior facilidade. Veja 3 técnicas de gestão de tempo e produtividade para evitar a procrastinação e estabelecer uma rotina saudável.

E aí, gostou desse conteúdo? Então, deixe sua opinião nos comentários. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Aprenda, na prática, como organizar a sua vida! Clique aqui para saber mais!
  3. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  4. Aprenda a organizar os processos e aumentar a sua produtividade. Clique aqui para saber mais!
  5. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!