Você sabia que fazer uma lista de tarefas pode te ajudar a ter um dia mais organizado? Se você quer aprender mais sobre como fazer uma to do list para deixar sua rotina mais organizada, dá só uma olhada nesse artigo e entenda o que é to do list.
O que é uma to-do list?
Você sabe o que é to-do list e como isso pode trazer mais organização para sua vida?
Esse método consiste em criar uma lista de afazeres diários, semanais ou mensais, para trazer mais organização para sua rotina e suas tarefas.
Em uma to-do list você deve listar todas as suas obrigações a serem cumpridas, em ordem de prioridade, de forma que nada ficará esquecido e sua rotina fique muito mais ordenada.
Você pode usar uma to-do list para estudos, trabalho, ou qualquer outro tipo de meta que queira atingir e precise cumprir uma série de passos para alcançá-la.
Essa simples lista de tarefas pode te trazer mais produtividade e melhorar sua gestão de tempo. Além disso, a sensação de olhar para sua to-do list e ver que conseguiu cumprir tudo aquilo que se preparou para fazer no dia, é de muita satisfação. Com isso, você também pode acompanhar seu progresso em relação às metas que estipulou.
Porém, lembre-se sempre de estipular tarefas que caibam dentro da sua realidade. Não adianta criar todo um planejamento para trazer mais organização se a quantidade de tarefas que você separou para fazer no dia irá te sobrecarregar e você não conseguirá cumprir tudo. Crie listas que possam ser realizadas.
Considere que seu dia também envolve outras tarefas como descanso e alimentação. Para uma boa gestão de tempo, fatores externos da lista também precisam ser levados em conta.
Como elencar prioridades?
Você pode definir as prioridades das suas tarefas de acordo com dois fatores: prazo e dificuldade de execução.
As tarefas com prazo mais curto, ou que estão mais perto do vencimento, devem ter prioridade na sua to-do list para que você não atrase seu cronograma.
As tarefas mais complexas, que envolvem várias etapas, ou que vão levar mais tempo para serem realizadas, também precisam ter prioridade na sua to-do list. Se você deixar para fazê-las muito perto do prazo pode ser que não consiga terminar tudo. Se forem tarefas muito longas, divida em partes e faça um pouco a cada dia.
Lembre-se sempre de tomar muito cuidado com a sua procrastinação, postergar uma tarefa até o último momento pode atrapalhar todo seu cronograma e levar sua organização por água abaixo. Respeite os prazos que você mesmo estipulou para suas tarefas.
To do list diária, semanal e mensal, como fazer?
Você pode optar por fazer sua to-do list da forma que preferir. Pode ser com tarefas diárias, semanais ou mensais. Tudo isso vai depender dos seus objetivos e das metas que busca alcançar. Sua to-do list deve te ajudar a ter mais organização independente de qual estratégia você se adaptar melhor.
Se for o caso, você pode até mesmo criar listas em paralelo, dividindo projetos muito grandes – que podem ser colocados em uma to-do list mensal – em tarefas menores, que precisam ser realizadas para que eles se concretizem.
Por exemplo, se você está em uma jornada de emagrecimento e deseja perder 1kg por mês, você pode colocar essa meta na sua to-do list mensal. Na sua lista diária, você pode elencar tarefas menores que te ajudarão a alcançar tal objetivo, como fazer algum exercício físico e tomar 2L de água por dia.
Basicamente, a to-do list diária contém tarefas menores e de curto prazo, enquanto a mensal contém eventos mais importantes, projetos e metas.
Antes de começar a fazer a sua, aponte tudo aquilo que você deseja, tudo que precisa fazer, a complexidade e os prazos. Depois, a partir desses dados, defina quais tarefas devem entrar na to-do list diária, semanal ou mensal.
Para que serve uma to-do list?
Como já mencionado, o principal objetivo de criar uma to-do list é ter mais organização, seja na vida pessoal, profissional ou nos estudos. Uma rotina mais ordenada facilita o processo de alcançar suas metas e ter um maior êxito naquilo que se busca.
Além disso, essa ferramenta te ajuda a não esquecer nenhuma de suas obrigações, mantendo todas as tarefas importantes em um lugar só. Serve também para te ajudar a desenvolver uma melhor gestão de tempo elencando prioridades e prazos para suas tarefas.
Uma to-do list te ajuda até mesmo a lidar melhor com imprevistos. Você aprende a separar o que são tarefas urgentes e não urgentes, bem como consegue reajustar sua agenda sempre que necessário sem se prejudicar, mesmo que algo novo apareça.
5 aplicativos que podem ajudar a montar e controlar a to-do list
Se você se interessou pela estratégia de organização de tarefas, mas não sabe por onde começar, aqui vão 5 dicas de aplicativos que podem te ajudar a criar sua to-do list:
1. Google tarefas
O Google possui uma plataforma própria que pode te ajudar a criar uma to-do list e trazer mais organização para suas tarefas. O app permite que você crie até mesmo subtarefas e defina prazos para seus afazeres. Depois de realizadas, você pode marcá-las como concluídas.
Você pode baixar o aplicativo no celular e ter fácil acesso a sua to-do list sempre que precisar, além disso, essa também é uma to do list para imprimir.
2. Notion
O Notion é um aplicativo que te permite criar várias to-do lists ao mesmo tempo e ainda marcar quais não foram iniciadas, quais estão em progresso e quais já foram realizadas. Sua interface permite uma visualização clara e fácil das tarefas. Ele está disponível tanto para Android quanto para IOS.
3. Todoist
O todoist é um gerenciador de tarefas muito conhecido. O app permite que você tenha uma visualização clara das suas tarefas, podendo elencar prioridades, definir prazos e classificar seu progresso, trazendo mais organização para sua rotina.
Ele possui uma versão premium, para quem quer ter acesso a mais funções, mas a própria versão gratuita já é bem completa.
4. Microsoft to do
O Microsoft to do é outra plataforma muito conhecida para criação de listas. O app é totalmente gratuito e te ajuda a criar to-do lists diárias, podendo organizá-las por cor e até mesmo adicionar anexos. O mais interessante do Microsoft to do é que você pode conectar sua conta ao seu email do Outlook e ter tudo sincronizado.
5. Evernote
Por fim, o Evernote é outro aplicativo muito conhecido para gerenciar tarefas. Você pode integrá-lo em diversos dispositivos e outros apps de produtividades. Além disso, sua função de lembrete evita que qualquer tarefa fique esquecida.
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