É comum as pessoas que trabalham com vendas físicas executarem ações de Trade Marketing nos pontos de venda. Essa é uma estratégia muito reconhecida para a maioria das marcas e varejistas, mas ainda surgem muitas dúvidas de como aplicá-las nas vendas online, com o Trade Marketing Digital.
A tecnologia vem ajudando cada vez mais os consumidores a realizar qualquer tipo de compra. Ao visitar uma loja física, por exemplo, o cliente confere o celular para comparar os preços. No entanto, o desafio é conquistá-los através dos canais digitais.
Ao longo da matéria, você verá o que é Trade Marketing Digital, como ele ajuda a impulsionar a venda e quais as diferenças entre Trade Marketing e Trade Marketing Digital. Continue a leitura!
O que é Trade Marketing Digital?
Você sabe o que é Trade Marketing Digital? Basicamente, o Trade Marketing Digital possui as mesmas funções do termo tradicional, só que este atua no ambiente online. Trata-se de uma estratégia que tem como finalidade conquistar o consumidor no e-commerce.
O objetivo é de conhecer o shopper e entregar valor para ele é o mesmo do Trade Marketing convencional, realizado no ponto de venda físico (supermercados, farmácias, entre outros).
Embora tenham os mesmos fins, o Trade Marketing Digital busca encantar e oferecer a melhor experiência ao usuário no e-commerce, fazendo com que estes não tenham nenhum tipo de problema ao realizar a sua compra.
O consumidor de antigamente, já não é mais o mesmo. Suponhamos que seu produto esteja sendo vendido em várias lojas físicas e sua equipe de Trade Marketing está executando perfeitamente cada uma delas. Isso é o suficiente para você aumentar seu sell-out e fortaleça a presença da sua marca?
Provavelmente não e os motivos disso são que os hábitos dos consumidores mudaram. Antes mesmo de realizar qualquer compra, seja em loja física ou online, ele vai buscar mais informações de confiança na internet, bem como descrições dos produtos e até mesmo as comparações de preços.
Ambiente físico
No entanto, casos contrários também podem ocorrer. Imagine que você queira comprar um sofá e se apaixonou por um modelo que viu na internet, porém você não tem a certeza de que o produto é realmente confortável e de qualidade.
Sendo assim, você vai até uma loja física para verificar o conforto do produto e efetua a compra online. Provavelmente você já passou por uma experiência parecida ou como essa.
O seu cliente também enfrenta situações com esta. O importante não é o local de finalização da compra, mas sim como as informações influenciam o cliente na hora de realizá-la.
Pensando nisso, não adianta ter uma execução perfeita nas lojas físicas se o ambiente online estiver de lado. Assim como a maioria das pessoas estão atualmente conectadas na web, os seus clientes também estarão. Não basta estar conectado, estes ainda buscam por avaliações de outros consumidores.
A Deloitte realizou uma pesquisa em que aponta que 56% de todas as vendas de varejo são influenciadas de alguma forma pelos canais digitais. Sendo assim, é indispensável estar presente no ambiente online, pois o Trade Marketing Digital não atua somente na web, ele é capaz de integrar ações offline com o online.
Como ele ajuda a impulsionar venda?
Um artigo publicado no Google em 2017, apontou que o valor de negócio do Trade Marketing em todo o mundo é equivalente a mais de meio trilhão de dólares.
Fora isso, o orçamento de grandes companhias que investem nessa estratégia é focado em trazer os consumidores do offline para o ponto de venda através das mídias digitais.
Mas, ao longo do tempo, o comportamento do consumidor sofreu mudanças bruscas. O ambiente online foi capaz de influenciar o consumidor no momento da compra e de otimizar a percepção da marca.
Sendo assim, a digitalização do Trade Marketing, além de trazer benefícios para a indústria que exibe o produto na prateleira, traz vantagens ao varejista também.
O Trade Marketing possui extrema importância, tanto para a indústria quanto para o varejo, embora a percepção de que todos estamos conectados graças ao mobile seja o destaque para isso.
“Varejo e indústria devem garantir uma jornada de compra digitalizada, otimizada e personalizada, particularmente no fundo do funil de vendas. Nós abraçamos isso programaticamente comprando anúncios personalizados em parceria com redes varejistas que vendem a nossa marca.” - Darren Needham-Walker, Marketing Director, HP Australia.
Além disso, estudos recentes apontaram que aproximadamente 70% dos consumidores que descobrem o produto que precisam através da internet e que 28% realizam essa descoberta dentro da loja física. Enquanto isso, 39% dos shoppers pesquisam online antes de realizar alguma compra.
Diferenças entre Trade Marketing x Trade Marketing Digital
O Trade Marketing Digital busca conquistar o consumidor no ponto de venda, fazendo ele comprar o seu produto e não o do concorrente. Não é diferente com o Trade Marketing Digital, só que ele acontece no e-commerce.
Trade Marketing
O Trade Marketing atua no ponto de venda físico e suas principais funções, são:
- Executar mix de produtos;
- Distribuir produtos;
- Gerenciar estoque e sortimento;
- Gerenciar e separar por categorias;
- Treinar os promotores de venda;
- Fazer promoções nos pontos de venda;
- Realizar ações de merchandising, que correspondem a visibilidade dos produtos.
Trade Marketing Digital
Por fim, o Trade Marketing Digital, por focar seu ponto de venda no ambiente online, suas funções são:
- Oferecer páginas de qualidade em relação aos produtos para os consumidores;
- Integrar o ambiente online com o offline;
- Saber lidar com o consumidor omnichannel;
- Realizar marketing e fazer ações promocionais.
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