captura de telaUma das ferramentas mais úteis para o meu dia a dia de trabalho é a captura de tela. Com ela, consigo registrar rapidamente algum site ou informação que gostaria de registrar.

Existem várias ferramentas capazes de gerar a captura de tela:

  • No Mac, trabalho com o aplicativo “Captura”;
  • No Windows temos o bom e velho print screen (e, nas versões mais recentes, o app “Ferramenta de Captura”);
  • E se você é usuário Evernote, é possível trabalhar com o Evernote Web Clipper – tema de um post lá no blog.

Essas ferramentas de captura de tela são muito práticas. Porém, gosto de algumas comodidades adicionais no meu dia a dia de trabalho:

  • Compartilhar rapidamente a captura de tela;
  • Editar uma captura de tela: cortar a foto ou borrar algum trecho, por exemplo.

No texto de hoje, vou apresentar uma ferramenta de captura de tela com essas comodidades e alguns recursos adicionais. É o CloudApp, disponível gratuitamente.

CloudApp para captura de tela

O CloudApp funciona em computadores Mac ou PC e ajuda a organizar suas capturas de tela. Veja como é fácil usá-lo.

O app fica em segundo plano, na sua barra de tarefas. Quando você precisar de uma captura de tela, basta clicar no ícone do CloudApp e selecionar o símbolo da câmera:

captura de tela

Selecione o trecho da tela que você quer capturar. Feito isso, o CloudApp vai gerar um link automaticamente. Lá estará seu print, pronto para ser editado ou compartilhado.

capturas de tela

Essa URL é pública – ou seja, a captura de tela ficará disponível para quem tiver esse link. Isso é muito prático para repassar e compartilhar a captura rapidamente.

Edição da sua captura de tela

Outro recurso interessante do CloudApp é a edição da sua captura de tela. Ao acessar o link, o aplicativo permite destacar trechos da imagem ou borrar alguns pedaços.

No exemplo abaixo, destaco um dos trechos da minha captura de tela usando o CloudApp:

captura de telas

A edição é feita em tempo real. Qualquer pessoa que acessar esse link poderá ver a versão editada.

Outra possibilidade é o recurso de blur ou borrão, caso você queira ocultar algum pedaço da imagem. Veja como funciona abaixo:

capturas de telas

CloudApp também faz GIFs

Outro recurso interessante do CloudApp é a geração de GIFs a partir da sua tela. Para quem não está familiarizado, o GIF é um formato de imagem animado, tal qual um vídeo.

É bem fácil compartilhar e repassar um GIF. Um uso prático dele é gravar algo da sua tela. É possível, por exemplo, registrar algum problema no seu computador com um GIF e enviar ao suporte. Outra possibilidade é cortar um trecho de um vídeo, facilitando o compartilhamento.

Veja abaixo como o CloudApp facilita a geração de GIFs. O processo é similar à captura de tela simples. Ao lado do botão de câmera você verá o símbolo do vídeo:

captura de GIFs

Clicando nele, o CloudApp pedirá para você selecionar a área da tela que deseja capturar. Você aperta Play e o aplicativo começa a gravar. Veja o exemplo abaixo:

captura de GIF

Eu selecionei a parte da tela desejada, apertei Play no CloudApp e deixei gravando. Ao final, o sistema gera um link compartilhável, tal qual antes. Veja só:

captura de tela

O GIF estará lá, disponível para ser compartilhado. Outra possibilidade é baixar o arquivo no seu computador. No canto direito, basta selecionar a opção “Download file”:

gravar gif

E como faço para instalar?

O CloudApp oferece dois modelos de uso: o pago, mais indicado para times grandes ou empresas, e o gratuito. O sistema grátis funciona bem e me atende no dia a dia.

Para baixá-lo, acesse a página: https://organizenapratica.com.br/gravadortelafacil

Depois basta fazer um cadastro, baixar o instalador e começar a usar.

Espero que a dica tenha sido útil. Obrigado pela sua leitura e até a próxima!

 

Vídeo Passo a Passo para Captura de Tela

Livro Digital Gratuito – Tutorial Evernote

Quer aprender como organizar a sua vida utilizando o Evernote?

Baixe o nosso material gratuito e receba nossos tutoriais práticos para começar hoje mesmo.

Clique no banner abaixo

captura de tela

Foto do topo: Bruno Girin/CC


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.