Recolocação profissionalEm um contexto econômico complicado, é natural que nossa empregabilidade sofra um pouco. Por isto, vejo muitos colegas perdendo suas posições corporativas e ficando sem rumo. De fato, a recolocação profissional em tempos de crise pode chegar a qualquer momento. Mas, um fator pode ajudar nesse momento, acelerando o processo de reinserção: organização.

O processo de recolocação profissional fica mais fácil se você for organizado. Pois, além de ser um valor buscado por recrutadores, a organização ajuda a capturar oportunidades, entrando em contato rapidamente com as empresas.

Desta forma, para o texto de hoje, separei 3 dicas para usar o Evernote a favor da sua recolocação profissional. E, com ele, é possível capturar vagas rapidamente, criar currículos personalizados e manter dados importantes por perto.

Então, vamos lá?

Dica #01: guarde todas as oportunidades durante o processo de recolocação profissional

Um dos meios mais populares de recolocação profissional é a busca por vagas em sites de recrutamento e seleção. E, o próprio LinkedIn, rede social profissional, tem uma seção de vagas. Aliás, o LinkedIn tem uma ferramenta própria para separar as vagas que te interessam. Veja como é fácil:

recolocação profissional

E, uma maneira de centralizar vagas de todos os sites que você consulta é com apoio do Evernote Web Clipper, a ferramenta de captura de páginas da web do Evernote.

O Web Clipper ajuda a salvar as páginas. E, em alguns casos, já insere tags de forma automática. Então, veja um exemplo:

recolocacao profissional

Ainda, além de facilitar o processo, o Web Clipper permite salvar a página em diferentes formatos. No exemplo abaixo, salvo uma vaga em formato de artigo simplificado. Desta forma, mantenho apenas o texto da página em questão:

evernote web clipper

Uma vez salvo, fica fácil encontrar suas informações dentro do Evernote. Logo, basta usar uma tag padrão, como “Vagas” ou “Recolocação profissional“.

Ademais, já falei sobre o uso de tags em posts anteriores, mas vale retomar aqui, pois, uma vez inserida nas notas, basta pesquisar pela etiqueta na barra de busca. Enfim, veja na prática:

Processo de recolocação profissional

Dica #02: currículo personalizado por vaga

Outra prática relevante para seu processo de recolocação profissional é o uso de currículos adaptados. E, é possível editar o seu histórico profissional destacando as experiências mais relevantes para uma posição específica.

Por exemplo, você pode ser um profissional da área contábil. E, uma posição focada em contas a pagar tem demandas bem diferentes de um analista tributário. Assim, para cada uma dessas oportunidades, vale destacar o seu histórico recente relevante.

E, como aplicar essa estratégia de recolocação profissional com ajuda do Evernote? Primeiramente, é preciso usar tags para catalogar seu currículo. Ainda, se você precisa enviá-lo rapidamente, as tags ajudam bastante no processo.

Posso criar currículos adaptados para diferentes posições. Por exemplo, analista financeiro, contas a pagar, entre outros. Dets forma, isso aumenta suas possibilidades de contratação durante o processo de recolocação profissional.

Ainda, uma informação relevante: você pode trabalhar com o Evernote e manter seus currículos em formato Word. Ao criar uma nota e anexar um documento .doc, você pode alterar o documento à vontade. E, o Evernote vai atualizar a nota, salvar suas alterações e disponibilizar o arquivo em todos os dispositivos.

Versões genéricas também são importantes!

Entre as várias versões do seu currículo, é importante ter na manga uma versão genérica, fácil de ser compartilhada. Assim, um hack que recomendo aqui é:

  • Em primeiro lugar, crie uma versão em PDF desse currículo genérico. Se possível, faça o mesmo para uma carta de apresentação;
  • Depois, deixe essa versão genérica entre seus atalhos do Evernote.

Para criar um atalho, basta clicar na nota e arrastar até o campo de atalhos. Veja abaixo como funciona o processo no Evernote para Mac:

Atalho no Evernote

Uma vez inserida entre os atalhos, a nota fica disponível em todos os seus dispositivos com Evernote. Veja como o currículo fica fácil de acessar em um celular com Android:

Recolocação profissional

Fácil, não é?

Como falei no início do texto, a organização é um diferencial para profissionais em recolocação profissional. Por exemplo, imagine a seguinte situação: você está conversando com algum colega. E, ele diz que tem uma oportunidade de trabalho para você. Ao pedir seu currículo, a resposta é rápida – você envia via e-mail ou Whatsapp. Assim, isso gera uma boa impressão no seu conhecido. E, certamente, vai impressionar o recrutador.

O compartilhamento do currículo via celular é fácil. Lembra da nota que criamos acima, contendo seu CV e a carta de apresentação? Então, basta você enviar a nota. É possível compartilhar um link, simples de enviar via Whatsapp ou Facebook. Ou, se você desejar, pode mandar as anotações via e-mail. Veja os dois casos no GIF abaixo:

processo de recolocação profissional

Dica #03: no processo de recolocação profissional, crie uma nota com suas realizações

A última dica pode ajudar durante entrevistas ou conversas com headhunters, pois, é importante registrar todas as suas realizações profissionais. Assim, recomendo anotar algumas coisas:

  • Formação acadêmica mais recente, como pós-graduação ou mestrado;
  • Cursos de capaciatação;
  • Palestras ou workshops proferidos;
  • Participação em eventos relevantes para o seu setor;
  • Trabalhos voluntários ou filantropia, entre outros.

E, para armazenar essas informações, nada mais prático do que o Evernote. Crie uma nota específica para suas realizações. Depois, coloque uma tag condizente com seu processo de recolocação profissional. Por fim, deixe esse documento sempre por perto, colocando-o nos atalhos.

Espero que, com ajuda dessas boas práticas, seu processo de recolocação profissional seja tranquilo e organizado. Se você testou essas práticas, compartilhe conosco aqui nos comentários e deixe seu relato para os outros leitores.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Foto do topo: João Lavinha/CC

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LINKS DE REFERÊNCIA

  1. Evernote na Prática- https://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
  2. Página de Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/

Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.