tags no evernoteO recurso das tags no Evernote (ou etiquetas, na versão em Português) ajuda muito a organizar minha vida pessoal e profissional. Com ele consigo catalogar e encontrar rapidamente tudo o que armazeno no meu banco de dados.

A busca de tags no Evernote mobile, principalmente a versão de iPhone/iPad, funcionava bem, mas ficava um pouco escondida. Esse cenário mudou desde o final de janeiro, com o lançamento do Evernote 8 para iOS.

Dentro do Evernote 8, o recurso de busca de tags ficou mais fácil de acessar. A filtragem das notas também ficou mais rápida e visual. Vou mostrar como o processo funciona no artigo de hoje, focado na nova versão do Evernote para iPhone e iPad.

Como a pesquisa de tags pode me ajudar?

Antes de começar, um breve contexto das tags no Evernote. Para encontrar suas anotações com mais facilidade, é possível, literalmente, colocar várias etiquetas em cada nota. Elas permitem catalogar suas informações de diferentes maneiras: por tema, data, prioridade…

Isso ajuda a agrupar notas diferentes com dados ou características similares. Um exemplo do meu dia a dia: costumo agrupar as anotações de todos os meus clientes por data. Se eu quiser localizar todas as atas de reunião feitas com meus clientes em  janeiro, basta pesquisar todas os arquivos com duas tags: empresa e mês.

Já mostrei aqui no blog outros exemplos práticos do uso de tags no Evernote;

A busca rápida por tags no Evernote mobile pode ajudar em alguns contextos específicos. Costumo usar antes de uma reunião com cliente, recuperando todas as atas de reunião anteriores e avaliando as saídas e avanços.

Outra possibilidade bacana: encontrar documentos pessoais importantes, como certidão de nascimento, título de eleitor ou número de registro profissional. Se estiverem bem catalogadas, essas informações ficam ao seu alcance em qualquer lugar, no seu celular.

Por fim, costumo usar muito as etiquetas para organizar minhas atividades. Quem acompanha o blog sabe que eu sou fã do método Getting Things Done – o famoso GTD. Uma das premissas dele é: tire as atividades da cabeça e coloque no papel. Uma vez coletadas, essas atividades devem ser hierarquizadas: é urgente? Devo fazer daqui a alguns dias? Ou devo somente guardar essa ideia para um outro dia?

Após a divisão, coloco as etiquetas de acordo com a urgência das atividades: lista de tarefas de hoje, para os próximos dias e para um futuro um pouco mais distante. No tutorial abaixo eu vou ensinar como as tags do Evernote ajudam a gerenciar atividades pelo Evernote.

Se você tem interesse em gerenciar suas tarefas com o Evernote, confira meu treinamento Evernote na Pratica: Organize sua vida

Como buscar tags no Evernote 8 para iOS?

Em versões mais antigas, a pesquisa de tags no Evernote estava dentro de alguns menus. Outra forma de acessar era com a expressão “tag:” na barra de busca.

A nova versão do Evernote para iOS colocou um atalho para a busca por tags logo na tela inicial. Veja abaixo:

tags no Evernote

Lá no canto superior esquerdo fica a busca por tags no Evernote. A tela a seguir te permite pesquisar a etiqueta desejada:

tags no Evernote

Nessa hora aparece um recurso muito bacana do Evernote 8: a recomendação de tags. A própria ferramenta de busca recomenda outras etiquetas usadas junto com a tag que você pesquisou. Veja o exemplo abaixo:

tags no Evernote

Eu pesquisei todas as tags no Evernote com “INSS” e ele me sugeriu outras etiquetas. No meu caso, coloco uma tag para cada ano, mês e dia.

Agora um exemplo para quem trabalha com GTD no Evernote. Como citei antes, costumo dividir minhas tarefas de acordo com as datas de realização. No meu Evernote, consigo filtrar as notas com tag “Agora” (para atividades mais urgentes) e “Próxima” (para ações futuras). Veja como fica:

tags no Evernote

Como buscar tags no Evernote para iPad?

A nova versão do Evernote também chegou para iPads. E, junto com ela, a nova pesquisa de tags. O botão de filtro continua lá no topo, ao lado da busca:

tags no Evernote

Posso usar esse recurso, por exemplo, para recuperar todas as atas de reunião de um cliente específico:

  • Na pesquisa de tags no Evernote, pesquiso a tag “Atas”;
  • Depois eu refino a pesquisa com o nome do cliente. Nesse exercício escolhi o nome “Honda”.

Dessa maneira, vejo somente as tags do cliente que especifiquei.

tags no Evernote 8.0

Para fechar, uma dica extra

As tags no Evernote são úteis no momento da pressa, quando preciso encontrar uma informação. Nesse contexto mais corrido, quero compartilhar um recurso útil que vai além das tags e que melhorou bastante nessa nova versão. É o “Criar notas”: aquele botão com um símbolo de + no meio da tela. Nele, é possível:

  • Adicionar textos, como nas versões anteriores;
  • Subir fotos ou usar o scanner de documentos;
  • E fazer gravações de voz.

tags Evernote

Esse recurso ajuda bastante para anotações rápidas ou para lembretes. Se você em campo (ou a caminho de algum lugar) e precisa guardar uma informação, esse recurso vale a pena.

Espero que as dicas de hoje te ajudem a organizar e encontrar melhor suas informações. Até a próxima!

Livro Digital Gratuito – Tutorial Evernote

Quer aprender como organizar a sua vida utilizando o Evernote?

Baixe o nosso material gratuito e receba nossos tutoriais práticos para começar hoje mesmo.

Clique no banner abaixo

Foto do topo: Xavier Vergés/Creative Commons


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.