Com mais de 100 mil downloads realizados somente na Google Play, certamente, o WhatsApp Business chegou com tudo para somar. Isto porque ele oferece recursos profissionais que não estão presentes na versão comum, que ajudam na comunicação com os seus clientes. Dessa forma, entenda o que é, como funciona e quais são os benefícios em apostar nesta solução tecnológica para a sua empresa.  

O que é WhatsApp Business?

Ferramenta de comunicação mais utilizada em todo o mundo, o WhatsApp recebe mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os dias.

Em resumo, o WhatsApp foi criado originalmente com a proposta de facilitar a troca de mensagens em conversas pessoais. No entanto, os responsáveis pelo aplicativo perceberam uma alta demanda de comunicação entre clientes e empresas, e optaram por criar uma versão comercial.

Através dele, a sua equipe pode trabalhar diretamente com o público, sendo que a possibilidade de resposta e de interação é muito maior. Confira a seguir as principais vantagens do app.

Vantagens em utilizar o WhatsApp Business para sua empresa

Vantagens do WhatsApp Business

Recursos profissionais que não estão presentes na versão comum do WhatsApp, ajudam na comunicação com os clientes. E não somente isto, o app oferece alguns recursos que podem te ajudar até mesmo a vender mais. Confira a seguir a lista com as principais vantagens em instalar o WhatsApp Business.

  • Produtividade e Automação, ao obter a possibilidade de criar respostas rápidas e automáticas.
  • Privacidade e Segurança, pois todos os dados e arquivos são protegidos com criptografia.
  • Organização, com a possibilidade de usar etiquetas para classificar clientes, e métricas para analisar quantas mensagens foram enviadas, recebidas, lidas ou entregues.
  • Facilidade de comunicação, sendo que uma de suas ferramentas é a possibilidade de criar links rápidos para inserir em outros veículos de comunicação e publicidade.
  • E muitos mais.

Ficou interessado nesta solução? Confira a seguir como usar o WhatsApp Business, e um passo a passo para cada uma das principais ferramentas.

Leia também: Google Drive para os Negócios: Aprenda estes recursos

Como usar o WhatsApp Business?

Como usar o WhatsApp Business

Para usar o WhatsApp Business é muito simples. Basta seguir o passo a passo rápido e prático a seguir:Primeiramente, basta ir até a loja de acordo com o sistema operacional do seu celular (Apple Store ou Google Play Store), pesquisar pelo aplicativo e instalar. Assim que concluir a instalação, basta seguir as instruções de acordo com o passo a passo que aparecerá na tela inicial do app.

  1. Após ler os termos e concordar, o aplicativo te dará duas opções: usar o número que já está cadastrado no seu WhatsApp comum, ou adicionar outro número.
Termos de Serviço

2. Atenção: caso você escolha a opção de usar o mesmo número que já está sendo usado no WhatsApp comum, o app vai solicitar que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Business, assim como contatos, fotos e arquivos.

Configurar número

Editando o Perfil Comercial no WhatsApp Business

Assim que você fizer as configurações iniciais, o aplicativo irá sugerir que você crie o seu Perfil Comercial. Neste perfil você poderá incluir todas as informações úteis e que irão facilitar sua comunicação com os seus clientes. Veja o que é possível incluir:

  • endereço físico (com direito a incluir localização no mapa);
  • descrição da sua empresa;
  • horários de funcionamento;
  • e-mail e site.
WhatsApp Business - Perfil Comercial

E para preencher é muito simples, basta incluir as informações nos campos selecionados. O WhatsApp Business é tão fácil de usar e intuitivo quanto o comum.

Usando etiquetas para organizar clientes ou conversas

Um dos recursos mais úteis do WhatsApp Business é a possibilidade de organizar seus contatos ou conversas através da utilização de etiquetas. Assim, será mais fácil encontrá-los quando você precisar.

Para configurar é muito simples. Basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Vá até às configurações do aplicativo (três pontos), depois em ferramentas comerciais.
  2. Em seguida, basta clicar em etiquetas para encontrar as etiquetas padrões do aplicativo, como, por exemplo: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado. É possível ainda criar novas etiquetas em (+). No entanto, não é possível escolher uma cor, ela é incluída de forma automática.
  3. Por fim, para adicionar a etiqueta, basta – em cada conversa – abrir o menu (três pontos), clique em “adicionar etiqueta à conversa”, depois escolha qual é a etiqueta que deseja incluir ou criar uma nova a partir da mesma tela.

Leia também: Pós-vendas: Melhore os processos com esta ferramenta

Etiquetas

Criando respostas rápidas no WhatsApp Business

Outro recurso surpreendente dessa solução é a possibilidade de criar respostas rápidas como mensagens de ausência ou boas-vindas, por exemplo.

Através desta ferramenta você consegue salvar as mensagens que você envia com maior frequência, podendo reutilizá-las para responder às perguntas mais comuns de seus clientes. Respostas como preços de serviços, prazos de entrega, informações sobre delivery, formas de pagamento e muito mais.

Mensagens Rápidas - WhatsApp Business

Para cadastrar respostas rápidas, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesso o menu (três pontos), depois clique em Configurações, então, Configurações da Empresa. Lá você pode escolher entre editar três tipos de mensagens.
  2. Para incluir mensagens, basta clicar em (+). É possível incluir mensagens de textos e emojis.

Assim, é possível definir uma mensagem de ausência para quando não conseguir responder aos seus clientes, em horários fora do horário de atendimento. Criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa, ou para informar sobre possíveis listas de espera.

Este recurso é ideal para quando você estiver de férias. Assim, você pode criar uma mensagem automática para todos aqueles que enviarem mensagem, dizendo quando você retornará de férias. Também é possível configurar por quanto tempo você deseja que a mensagem de ausência seja enviada.

É muito útil para você que não mantém seu negócio em funcionamento nas festas de fim de ano.  

Cadastrando um catálogo de produtos

Por fim, se a sua empresa trabalha com uma grande variedade de produtos, saiba que com o WhatsApp Business é possível cadastrar o seu catálogo de produtos de forma fácil e rápida. Isso pode ajudar aquelas empresas que vendem diretamente pelo WhatsApp.

Esse processo ajuda a poupar tempo, pois você não precisa ficar selecionando fotos para enviar aos seus clientes. Fica tudo armazenado no aplicativo, pronto para ser conferido pelos seus clientes.

Além disso, também é possível incluir links de produtos, caso você possua uma loja virtual. Com o WhatsApp Business o processo de compra se tornou ainda mais prático e fácil.

Catálogo de Produtos

Veja como é simples cadastrar:

  1. Acesse as configurações (três pontos), em seguida clique em Configurações, e depois em Configurações da Empresa.
  2. Em seguida, clique no Catálogo, e na tela de Gerenciar Catálogo, clique no botão Adicionar Produto ou Serviço.
  3. Preencha as informações sobre o produto ou serviço. Você pode incluir uma ou mais de uma foto, além do nome e do preço. Além disso, clicando na pção Mais Campos, irão aparecer outras opções como, por exemplo: Descrição, Link, Código do produto ou serviço.
  4. Após preencher todos os dados que você deseja, salve e compartilhe seus produtos durante uma conversa com um potencial clientes.
  5. Para compartilhar também é muito simples, basta clicar no ícone de anexar e selecionar a opção Catálogo.

Conclusão

Em conclusão, como podemos observar, o WhatsApp Business teve grande aderência entre os usuários por fornecer ferramentas simples e fáceis de usar, e que dão ao seu negócio uma cara mais profissional.

Além disso, não importa se sua empresa é pequena ou de grande porte, você pode criar uma conta para cada setor da empresa. E se você é autônomo, é uma excelente maneira de se comunicar com seus clientes de forma segura e eficaz.

Leia também: 5 dicas de organização para pequenas empresas

Por fim, este artigo foi útil para você? Deixe um comentário com a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

Materiais de Referência

  1. Crie um Sistema CRM gratuito com o Evernote  – Clique aqui para saber mais
  2. Curso – Organize a Rotina Pessoal e Profissional com o Evernote 
  3. Guia Evernote para Iniciantes – Clique aqui e receba o material gratuitamente.
  4. Torne-se mais produtivo através da organização e criação de rotinas – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.