Você já ouviu falar da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (LGPD)? Cada vez mais esse assunto se torna pauta de comentários e notícias. Essa lei define várias obrigações para empresas e organizações sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, tanto online quanto offline. Dentro disso, um dos temas mais conhecidos é a política de privacidade.
Continue a leitura e entenda tudo sobre as políticas de privacidade, como funcionam, porque são necessárias, como criar uma política de privacidade e qual a sua relação com a LGPD.
O que é uma política de privacidade?
Explicando de uma maneira simples, a política de privacidade nada mais é do que um documento contendo as práticas e medidas de Privacidade e Segurança adotadas por determinada empresa ou organização.
Basicamente, ela serve para deixar as relações entre os envolvidos mais transparentes, já que o usuário fornece suas informações e o negócio passa a ter a guarda desses dados.
A política de privacidade nas empresas, na prática, é a ferramenta utilizada para deixar os usuários cientes sobre como suas informações são gerenciadas pela companhia. Isso inclui informar sobre:
- Direitos e deveres;
- Garantias;
- Possibilidades de utilização das informações;
- Responsabilidades;
- Extensão do acesso: se as informações pessoais podem ser compartilhadas com outros agentes;
- Política de uso de cookies;
- Padrões de segurança empregados em transações;
- Tempo de guarda das informações;
- Processamento e descarte; entre outros pontos relevantes.
Porque as políticas de privacidade são necessárias?
Muitos pontos podem dizer o porquê de as empresas adotarem políticas de privacidade. Confira os principais para que você entenda a importância disso:
Responsabilização legal
O primeiro ponto, e talvez o mais importante, é a questão relacionada com a responsabilidade da organização. Com as mudanças na legislação e com as implicações que o uso indevido das informações pode gerar, os negócios são civilmente responsáveis pela guarda de dados de terceiros. Assim, são obrigados a manter sigilo, bem como adotar todas as medidas necessárias para que possam dar essa garantia. Caso não realizem o que for preciso, podem ser obrigados a indenizar eventuais danos por vazamentos, por exemplo.
Maior credibilidade no mercado
Uma organização que opera de forma totalmente transparente certamente se destaca no mercado competitivo. Na prática, isso pode agregar bastante à sua marca, colocando o negócio em um patamar mais profissional e confiável.
Dessa forma, os possíveis clientes terão mais um motivo para fazer negócios com você, sem medo. A responsabilidade e profissionalismo com a política de privacidade, além de atender às normas e boas práticas de segurança digital, vão marcar sua empresa com uma boa imagem e irá aumentar as chances de novos clientes se relacionarem com a organização.
Minimiza os riscos de vazamento
Além dos pontos citados, seguir a política de privacidade aumenta a assiduidade no trato das informações, o que reduz os riscos de vazamentos e outros problemas com dados de terceiros. Em outras palavras, os riscos de exposição do negócio com falhas na segurança de dados tendem a reduzir.
Os riscos de vazamento diminuem porque essa política determina os limites na utilização dos dados, além de estabelecer os direitos e deveres de cada parte. Do ponto de vista operacional, também indica quais medidas devem ser adotadas para que falhas não ocorram.
Como criar uma política de privacidade?
Por fim, confira como você pode criar uma política de privacidade:
1. Conheça bem o seu modelo de negócio
Primeiramente, para elaborar uma política de privacidade para sua empresa é conhecer bem o modelo de negócio. Seguindo nesta linha, é preciso definir, por exemplo, qual é o perfil das operações realizadas e o tipo de informação trocada com os seus clientes.
Dessa maneira, é preciso deixar claro que a política de privacidade é exclusiva e orientada ao serviço e à empresa responsável, inclusive no que se refere à linguagem utilizada. Não adianta nada copiar uma política de privacidade de outras empresas e sim ter a sua própria, adaptada para a sua empresa.
Tudo vai depender também do setor da sua empresa, já que isso irá definir se é necessário mais ou menos rigidez, assim como de um detalhamento diferenciado. Basicamente, o ideal é que a política seja compatível com a sua área de atuação e com as características das atividades da sua empresa.
2. Respeite a legislação pertinente
Nos dias atuais, a legislação nacional prevê uma série de obrigatoriedades no trato de informações por parte das empresas. Dessa forma, ao elaborar a política de privacidade do seu negócio, é fundamental estar atento às normas, como o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso porque existem setores que precisam atender a regramentos específicos, como é o caso dos bancos e financeiras.
3. Procure auxílio especializado
A política de privacidade tem suas implicações legais, como mencionamos. Por isso, ela deve ser elaborada seguindo as normas que regulam o segmento da sua empresa. Como se trata de uma ação técnica, recomenda-se que se busque auxílio e aconselhamento de profissionais especializados, como advogados e/ou especialistas em segurança de dados.
Política de privacidade tem relação com LGPD?
Quando a Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada em agosto de 2018, a política de privacidade das empresas passou a ter que atender também aos regramentos trazidos por essa norma. Assim, a relação existente entre essa política e a nova Lei fica mais clara.
Com a nova legislação, alguns quesitos precisam ser destacados. Como exemplo, o texto da norma diz que o consentimento do usuário para a utilização de suas informações precisa ser livre, bem informado, sem qualquer equívoco e específico a uma determinada finalidade.
Concluindo, a LGPD e a política de privacidade são conceitos que se completam quando falamos de segurança das informações. Hoje, além dos diferentes aspectos que fazem parte da rotina de atividades do negócio, gestores, líderes e empresários precisam se atentar, também, à política de manuseio de dados pessoais de terceiros, garantindo o atendimento às leis e, principalmente, o respeito aos direitos dos usuários. Isso foi tudo sobre a política de privacidade e sua importância. Falando em seguir normas corretamente, se você deseja saber mais como se organizar e ter mais produtividade com suas tarefas ou projetos, conheça os cursos da Organize na Prática e não perca tempo!
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