Está migrando para o Windows 10, ou já utiliza o sistema e não sabe o que fazer para tornar a sua rotina ainda mais produtiva? A mais recente versão do sistema operacional da Microsoft oferece muitas possibilidade e uma infinidade de recursos para seus usuários. Sendo assim, listamos neste artigo 5 dicas práticas para tornar a sua rotina ainda mais produtiva, confira.

Produtividade é a palavra-chave que persegue todos os profissionais da atualidade, principalmente aqueles que trabalham com computadores, na modalidade home office ou em algum escritório. Todo e qualquer clique a mais ou a menos conta tempo – e no mundo dos negócios, tempo é dinheiro.

O Windows 10 é um dos sistemas operacionais mais usados em todo o mundo desde 2018. Com as suas atualizações, o sistema ganha pequenos truques e segredos que podem ativar algumas funções úteis, assim, aumentando a produtividade em sua rotina.

Pensando nisto, separamos algumas dicas do Windows 10 que, certamente, irão facilitar o seu dia. Confira a seguir.

1. Windows 10: Personalize o menu iniciar

A principal vantagem em personalizar o seu menu iniciar com os aplicativos e programas que você mais acessa é a possibilidade de economizar cliques e tempo. O menu é separado em blocos dinâmicos para fixar os aplicativos. Assim, você consegue personalizar de acordo com o seu gosto e a sua necessidade.

Menu Iniciar

Para incluir um aplicativo, basta pesquisar, arrastar e soltar para a área. Ou clicar com o botão direito do mouse no app que você deseja fixar, em seguida em “Fixar no menu iniciar”.

Além disso, você também consegue ajustar o tamanho dos ícones no menu iniciar. Bem como agrupar por categorias.

Para alterar o nome do grupo, basta clicar acima do grupo, e digitar o nome.

Editando menu iniciar - categoria

Agora, se você deseja redimensionar, excluir do menu, ou até mesmo desinstalar o app, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção que melhor se aplica.

Editando menu iniciar - redimensionar ou remover

Com seu menu personalizado, certamente você irá economizar preciosos segundos do seu dia.

2. Fixe arquivos e apps importantes na barra de tarefas

A barra de tarefas é outro recurso interessante. Similar ao menu iniciar, é possível fixar aplicativos e arquivos que você acessa todos os dias na barra que fica no canto inferior da sua tela.

Você consegue fazer isso de duas formas:

  1. A primeira é clicando e arrastando o arquivo ou o aplicativo para a barra de tarefas.
  2. E a segunda é clicando no botão direito do mouse, depois no pino, em “Fixar na Barra de tarefas”.

A ideia é deixar somente aqueles aplicativos de uso frequente, para facilitar a sua rotina.

barra de tarefas

3. Windows 10: Diminua as distrações

Quando falamos sobre produtividade, uma das dicas que podem te ajudar a se tornar mais produtivo é justamente essa: reduzir as distrações enquanto está em horário de serviço.

Para te ajudar, em abril de 2018 o Windows 10 recebeu atualização que incluiu o Focus Assist como uma de suas ferramentas. Assim, você consegue controlar o quanto de notificações você recebe na tela. Podendo até mesmo fazer a escolha de não receber notificações na tela.

Focus Assist - Windows 10

Para configurar, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Vá até às configurações, depois clique em sistema e, por fim, em Focus Assist, ou assistente de foco.
  2. Escolha entre três opções:
  3. Desativada (assim você obtêm todas as notificações de seus apps e contatos);
  4. Somente prioridade (receba apenas as notificações selecionadas a partir de uma lista personalizada por você);
  5. Somente alarmes (oculte todas as notificações, exceto para alarmes).

Além disso, também é possível programar esse recurso para determinadas horas do dia. Ideal para caso você utilize o seu computador para fins pessoais, profissionais e acadêmicos.

4. Tire print sem segredos

Todo mundo conhece o famoso botão “Print Screen” (prt scn) do teclado para capturar uma tela inteira, por exemplo. No entanto, a captura de tela não será salva como um arquivo (como em seu celular, por exemplo, que já recebe a imagem na galeria).

A captura será copiada para a área de transferência. Assim, você precisará abrir uma ferramenta de edição, colar, editar e salvar.  

Leia também: Etiquetas: organize a sua vida com o Evernote

Para facilitar a sua vida, o Windows 10 oferece duas maneiras diferentes de tirar print, além da tradicional descrita acima.

A primeira dela é através do atalho “Windows + PrtScn”. Dessa forma, a imagem tirada será salva automaticamente na pasta “Capturas”, que fica dentro da pasta “Imagens”.

Já a segunda forma é usando o comando “Windows + Shift + S”, que abre uma ferramenta de seleção, para que você possa escolher exatamente qual local da tela você deseja capturar. Assim você não precisa abrir um outro programa para editar a sua imagem.

Teclado - atalho para print screen - Windows 10

E assim como no comando clássico, a captura fica salva na área de colagem, pronta para ser usada ou compartilhada.

5. Comece a falar ao invés de digitar

O reconhecimento de fala sempre foi um ponto positivo da Microsoft, e ele vem com tudo no Windows 10. Se você tem uma rotina corrida, realiza muitas reuniões, esse recurso pode ser um grande aliado.

Nesse sentido, você pode utilizar a função de ditado para converter as palavras faladas em texto em qualquer lugar e qualquer aplicativo em seu computador com o Windows 10. O recurso já vem instalado no sistema operacional, ou seja, não é preciso baixar ou instalar nenhum outro programa. Confira como isso é possível:

Para começar a ditar, selecione o campo de texto no app que você deseja e pressione as teclas “Windows + H” para abrir a barra de ferramentas de audio. E quando não quiser mais ditar, basta para de falar ou dizer “parar ditado”.

Recurso de ditado - Windows 10

A função é ideal para quando você precisar realizar uma entrevista, facilita e muito na hora de transcrever. O ponto negativo é que você precisará incluir a pontuação de maneira manual.

Conhecimento não para por aqui

O que você acha de aprender – de forma objetiva e através de situações práticas – como organizar e criar novas rotinas que irão aumentar a sua produtividade?

O Organize na Prática tem como objetivo principal otimizar a vida pessoal e profissional através de tecnologias de forma simples e prática.

Por fim, o que você achou deste artigo? Ele foi útil para você? Deixe um comentário se você tiver dúvidas e não se esqueça de compartilhar este material em suas redes sociais.

Além disso, aproveite para acompanhar mais conteúdos como este. Basta seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Aprenda a produzir melhor, sem precisar trabalhar mais. – Clique aqui para aprender o passo a passo.
  2. Organize e Crie novas Rotinas. – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos.
  3. Organize as Tarefas da Equipe com Agilidade. – Clique aqui para otimizar o fluxo de informações.