Toda empresa que quer ganhar mercado e se manter competitiva precisa investir em marketing, principalmente em marketing digital que, além de ser mais barato, é essencial para divulgar negócios na era digital. Mas não adianta pensar que já sabe tudo e direcionar seu orçamento para propagandas aleatórias, sem nenhum estudo prévio. Para ter sucesso na divulgação do seu negócio, você precisa conhecer as etapas do plano de marketing.
Sendo assim, a seguir, serão reveladas quais são as etapas do plano de marketing. Mas, antes disso, você vai entender o que é um plano de marketing. Confira!
O que é um plano de marketing?
Um plano de marketing consiste na organização dos processos necessários para divulgar um produto, serviço ou marca, seja no ambiente on-line ou off-line. Sendo assim, um plano de marketing é basicamente um documento que dita as ações da companhia para a promoção bem-sucedida do produto em questão.
É por meio do plano de marketing que a empresa tem acesso a todas as informações importantes para conduzir estratégias de marketing. O responsável pela área na empresa utiliza esse planejamento para conseguir uma visão ampla das ações que foram, estão e serão realizadas para divulgar um produto, serviço ou até a empresa em si.
Além disso, entre os benefícios que um bom plano de marketing traz para as empresas estão:
- atração de novos clientes e fidelização dos já atraídos;
- recuperação de clientes antigos;
- ganho de autoridade na internet e fora dela;
- aprimoramento da capacidade de identificar as oportunidades e as ameaças do mercado externo.
Como elaborar um plano de marketing?
Até aqui você aprendeu o que é um plano de marketing e qual a sua importância para as empresas promoverem seu produto da melhor forma. Sendo assim, deve estar se perguntando como elaborar um plano de marketing. Ou, caso já conheça mais sobre o assunto, sua dúvida deve ser quais são as etapas do processo de marketing.
No subtítulo a seguir, essas etapas serão citadas e melhor detalhadas. Mas, por enquanto, o que você precisa saber é que para fazer um plano de marketing, existem três passos principais: planejamento, implementação e avaliação.
Antes de tudo, para elaborar um plano de marketing, é necessário que você sente com a sua equipe e discuta sobre o que será feito dali para a frente. A comunicação é de extrema importância em qualquer empresa. E, tratando-se da elaboração de um plano de marketing, esse aspecto ganha ainda mais relevância.
Por isso que, quando uma empresa decide criar um plano de marketing para promover um produto, serviço ou sua própria imagem, é preciso que o time de colaboradores se reúna e que o gestor crie, junto com a equipe de marketing, um plano de ação para fazer um plano digital com aquelas três etapas: planejamento, implementação e avaliação.
Quantas e quais são as etapas de um plano de marketing?
Você acabou de descobrir quais são as 3 etapas do plano de marketing. Agora, está na hora de conhecer uma versão mais detalhada dessas etapas. Por isso, veja, a seguir, as 6 etapas do planejamento estratégico de marketing para promover um produto, serviço ou marca!
1. Análise da situação da empresa
A primeira etapa de um plano para promover um produto, serviço ou empresa consiste em analisar a situação da empresa. Por meio dessa análise, você vai descobrir em qual momento a sua empresa está, além de suas forças e principais dificuldades.
Inclusive, existe um método chamado “análise SWOT” que pode ser muito interessante para te ajudar nessa análise empresarial. A análise SWOT consiste em identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa.
As forças são referentes aos aspectos internos que tornam a empresa competitiva. As fraquezas são os pontos fracos da companhia. Enquanto as oportunidades consistem nas vantagens que o ambiente externo oferece para a empresa. Já as ameaças são o oposto das oportunidades, pois tratam-se de aspectos exteriores à empresa que podem prejudicá-la a curto ou longo prazo.
2. Análise de mercado e concorrência
Depois de analisar a empresa a fundo, é hora de estudar o mercado no qual ela está inserida e, é claro, a concorrência. Junto com a análise da situação da empresa, a ideia é que essas duas outras análises criem uma base para que o plano de marketing seja construído. As três fazem parte das etapas do processo de pesquisa de marketing.
3. Definição da persona
A definição da persona também é uma das principais etapas do inbound marketing – marketing de atração – aliás, é uma das principais etapas em quase tudo o que envolve marketing. Pois, quando você cria a persona da sua marca, você desenha exatamente a pessoa para quem seu produto será vendido.
E é exatamente isso que é uma persona, ela é a personificação do seu público-alvo. Persona é um termo muito presente no universo do marketing que é utilizado para definir o seu potencial cliente, a pessoa que deve comprar o seu produto.
4. Definição de objetivos a curto e longo prazo
A definição de objetivos é importante em qualquer planejamento, não seria diferente no marketing. Pois, os objetivos definem um local de chegada, por isso evita que as estratégias saiam da pista e percam o sentido. Quando você tem um objetivo definido, sabe exatamente para onde ir.
No caso do marketing, alguns objetivos que você pode traçar são:
- conseguir os primeiros 1 mil seguidores no Instagram até janeiro de 2022;
- aumentar as vendas via e-commerce em 20% até a segunda metade de 2022;
- aumentar a base de clientes fiéis em 10% dentro de 5 meses, entre outros.
5. Resolução da parte teórica
Agora, tem a etapa que muitos consideram chata, mas ninguém diz que ela é descartável. A resolução da parte teórica consiste em montar o cronograma do marketing e definir o orçamento para as campanhas.
Aqui é importante destacar que direcionar dinheiro para estratégias de marketing, a fim de promover seu produto, não é um gasto, mas um investimento.
6. Acompanhamento de resultados
Por fim, depois de ter seguido todos os passos e colocado o plano de marketing em prática, resta acompanhar os resultados e fazer as alterações necessárias de modo que os objetivos iniciais sejam atingidos e você consiga vender seu produto ou serviço da melhor forma possível.
Então, esse foi apenas o básico sobre as etapas do plano de marketing. Se você quiser aprender a fundo, fique à vontade para estudar mais sobre o assunto. E, se o seu objetivo é colocar os processos da sua empresa em ordem, fale com a Organize na Prática, nós somos experts em organizar rotinas e otimizar processos.
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