Negócio Digital: 6 Ferramentas essenciais

Negócio Digital: 6 Ferramentas Essenciais

Com o crescente avanço tecnológico dos últimos anos, os negócios digitais estão se ampliando cada vez mais. Isto é, novos empreendedores estão surgindo com novas soluções para atender a todo e qualquer tipo de demanda e público. E com tantos empreendedores inovando, a quantidade de ferramentas e soluções tecnológicas praticamente triplicou nos últimos anos. Pensando nisso, preparamos 6 ferramentas essenciais para quem quer alavancar os resultados de seu negócio digital.

As ferramentas são ideais para alavancar os resultados, otimizar e automatizar processos. Bem como, favorecer a comunicação com os seus clientes. Elas são necessárias para qualquer negócio digital, seja ele no início ou não. Portanto, veja a seguir as ferramentas que separamos para te ajudar.  

1. Ferramentas para o seu negócio digital: E-mail Marketing

e-mail marketing

Primeiramente, o e-mail marketing é uma ferramenta ideal para entrega de conteúdo de qualidade e para estratégia de venda. Isso porque, pesquisas afirmam que as pessoas verificam suas caixas de entrada, em média, seis vezes ao dia. Entre os benefícios dessa estratégia estão:

  • Troca de informação, de forma eficaz.
  • Redirecionamento de tráfego.
  • Possibilidade de criar mensagens personalizadas, de acordo com a sua empresa.
  • Maior flexibilidade e liberdade, entre outros.

Mas, é claro que essa não é uma estratégia isolada. E você nem deve comprar listas de e-mails para ficar enviando suas propostas. Afinal, isso é Spam e pode causar uma péssima impressão para o seu negócio digital. 

Nesse sentido, para conseguir uma lista de clientes engajados e interessados em conhecer mais sobre a sua marca, você pode utilizar uma estratégia de Inbound Marketing para captar e-mails.

Mas, como assim? 

Em resumo, você pode criar um ebook respondendo alguma dúvida do seu público,  em seguida, você vai fazer a divulgação e vai fornecer esse conteúdo em troca do e-mail das pessoas. 

Uma ferramenta que recomendamos para captar esses e-mails é o Mailchimp. Você pode ler mais sobre essa plataforma ao clicar aqui.  

Por fim, o segredo de um bom e-mail marketing para o seu negócio digital é o título, pois ele precisa ser atrativo o suficiente para que as pessoas possam clicar e consumir o conteúdo. 

2. Google Plus

Ferramentas para seu negócio digital: Google Plus

Em segundo lugar, selecionamos uma ferramenta da maior empresa de serviços online do mundo.

O Google Plus é uma rede social gratuita e que, apesar de ser pouco usada, possui sua importância e pode ser vista como uma excelente ferramenta para o seu negócio digital. Isso porque é uma das formas mais rápidas de conseguir um bom SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca). 

Com um bom trabalho no  Plus, as suas publicações são indexadas pelo Google e exibidas nas primeiras colocações orgânicas das páginas dos resultados de busca. 

Portanto, uma boa estratégia para o seu negócio online é criar uma página do seu site no Plus. Além disso, publicar conteúdo relevante que favoreça a interação com pessoas para criar uma rede na plataforma. 

Talvez você também possa se interessar por: Google Drive para os Negócios: Aprenda estes recursos 

3. Ferramentas para seu negócio digital: WhatsApp Business

WhatsApp Business

O WhatsApp Business chegou como uma alternativa para melhorar a comunicação com os clientes. Isto porque ele oferece recursos profissionais para o seu negócio digital – ou não – que não estão presentes na versão comum. 

Por meio da plataforma você consegue:

  • Programar respostas automáticas.
  • Incluir o horário de funcionamento do seu negócio.
  • Criar catálogos de produtos e/ou serviços.
  • Emitir relatórios de quantas das suas mensagens foram entregues e lidas, e muito mais.

Todos esses recursos facilitam em sua estratégia de marketing e relacionamento. Além disso, a comunicação com os seus clientes deve ser eficiente, próxima e clara. Sendo assim, essa ferramenta pode te ajudar em seu negócio digital.

4. Canva 

Canva para negócio digital

O Canva oferece uma excelente experiência em relação ao design da sua marca. Com sua interface intuitiva, o aplicativo disponibiliza opções de layout e customização dos templates que, certamente, vão te deixar de queixo caído. 

Além de criar e editar, você também consegue compartilhar e colaborar com toda a sua equipe. Dessa forma, o processo de criação e aprovação das artes para o seu negócio digital fica muito mais simples. 

Confira a seguir os principais templates que o Canva oferece. Eles podem ser grandes aliados de suas estratégias de marketing:

  • Imagens de posts para redes sociais;
  • Infográficos criativos e informativos;
  • Newsletters;
  • Gráficos;
  • Apresentações;
  • Ebooks e muito mais. 

Por fim, investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode proporcionar inúmeros benefícios para a sua empresa. Tais como:

  • Potencializa a autoridade da sua marca.
  • Reduz os custos envolvidos no marketing.
  • Melhora as suas outras estratégias.
  • Educa o mercado e o seu público sobre o serviço/produto.
  • Possibilita o aumento do volume de vendas, entre outros.

5. Buzzsumo

Buzzsumo - ferramenta de marketing

Ainda falando sobre estratégias de marketing, nossa 5ª ferramenta irá te auxiliar no processo de criação de conteúdo.

Em resumo, o Buzzsumo é uma ferramenta eficaz para identificar quais conteúdos melhor performaram nas redes sociais sobre determinado assunto. 

Em outras palavras, é uma forma de identificar quais assuntos dentro do seu ramo de atuação estão em alta. Ideal para trabalhar com produção de conteúdo para a sua marca. 

Para usar é muito simples. Basta digitar o assunto que você deseja analisar. Assim, o app retornará com os conteúdos com maior número de compartilhamentos gerais, e também separados de acordo com as redes sociais.

E para tornar a sua experiência de busca ainda mais assertiva, é possível filtrar os resultados por data, linguagem, país, domínio e tipo de conteúdo. 

A plataforma é paga, mas oferece 30 dias para teste. Assim, você poderia analisar se a plataforma será útil – ou não – para o seu negócio digital. 

6. Ferramentas para seu negócio digital: Zoom

Ferramentas para seu negócio digital - Zoom Meetings

Por fim, mas não menos importante, também é necessário investir em uma ferramenta para videoconferências. Dessa forma, o Zoom é a ferramenta ideal até ministrar aulas privadas online. Pois, a qualidade de transmissão é incrível.

Além disso, a plataforma oferece excelentes recursos para interação. Como, por exemplo:

  • Compartilhamento de tela;
  • Colaboração de documentos e arquivos;
  • Possibilidade de gravar a reunião/aula;
  • Quadro Branco;
  • Ferramenta de chat e muito mais.

Tudo isso em uma plataforma que oferece uma segurança incrível! 

Na versão gratuita, o app limita até 100 pessoas por reunião e 40 minutos de duração por chamada. 

Talvez você também possa se interessar por: Aplicativos de Videoconferência: conheça os 3 melhores de 2020

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe nos comentários qual ferramenta é indispensável para negócio digital. E não se esqueça de compartilhar esse material com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

  1. Organize as Tarefas da Equipe com Agilidade. – Clique aqui para otimizar o fluxo de informações.
  2. Otimize os Processos da Empresa. – Clique aqui para triplicar a eficiência.
  3. Organize os Processos, na Prática. – Clique aqui para melhorar os resultados da sua empresa.
  4. Organize e Crie novas Rotinas. – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos.