Para organizar a rotina e atividades diárias, os métodos digitais e o investimento em curso de organização pessoal podem ser seus grandes aliados. Muitas vezes, na correria de trabalho ou estudos, as informações acabam se perdendo se você não as registrar em algum lugar. Isto é, ter fácil acesso a suas notas e um esquema bem definido do que irá fazer no dia ajuda a organizar melhor as atividades, otimiza o tempo e evita procrastinações. Para que isso seja possível, apps como o Google Keep e o Evernote surgem como um espaço integrado de ferramentas de organização. Assim, para que tanto seu calendário quanto suas anotações estejam organizadas digitalmente.
Mas já que ambos são apps de organização, você possivelmente está se perguntando qual deles escolher. Confira, abaixo, tudo sobre o Evernote e o aplicativo de organização do Google. Entenda o que é Google Keep e qual dos apps é a melhor escolha para você.
O que é e para que serve o Evernote?
Em suma, o Evernote é um aplicativo que funciona como um banco de anotações, criado para organizar informações que, usualmente, seriam escritas em papéis, notas adesivas ou ficariam misturadas nas notas do celular. Além de guardar e organizar as anotações de forma personalizável e fácil de se encontrar, ele pode salvar artigos e conteúdos da web para que você acesse depois, ou complemente com alguma informação necessária nas notas.
Ele ainda possui funcionamento off-line. Assim, você poderá acessar qualquer ocasião, sem depender de uma boa rede, e fornece sincronização com a nuvem. Além disso, o app é gratuito, mas oferece também uma versão Premium com mais funções e maior capacidade de armazenamento.
Como acessar o Evernote?
Essa ferramenta está disponível em vários dos sistemas operacionais mais populares do mercado, como Windows, Mac, Android e iOS. Isso significa que ele pode usar tanto no computador quanto em dispositivos móveis, por exemplo. Nos dois casos, é preciso baixar o Evernote, sendo que no computador, basta buscar pelo aplicativo nas ferramentas de busca, e no próprio site já terá a opção “baixar”. No celular ou outro dispositivo móvel, será preciso baixar o aplicativo na loja de apps.
Após baixar, você pode escolher entrar no aplicativo com sua conta Google, para assim armazenar todas as suas notas e poder realizar a sincronização delas quando necessário, além de facilitar o acesso. Para acessar sua conta pela primeira vez em um dispositivo móvel, você irá seguir alguns passos:
- Toque em “Criar conta” ou toque no link “Entrar”;
- Na tela seguinte, toque em “Entrar” com o Google;
- Em seguida, digite seus detalhes do login do Google. Se uma conta com esse endereço Gmail já existe no aplicativo, o mesmo irá solicitar que você digite sua senha Evernote. Você só precisará fazer isso uma vez;
- Por fim, toque em “Permitir” para autorizar o Evernote a visualizar suas informações básicas de perfil.
O que é e para que serve o Google Keep?
Assim como o Evernote, o Google Keep é uma ferramenta criada para facilitar a vida das pessoas. Bem como, a sua organização com o fluxo de informações do dia a dia. Por meio dele, é possível trabalhar de forma digital com anotações, listas e lembretes.
Por ser um recurso oficial do Google, ele apresenta um ponto positivo, que é a integração direta com outras ferramentas de organização e produtividade, como o Google Agenda e o Google Docs.
Como acessar o Google Keep?
O Google Keep é gratuito e está disponível para download via dispositivos móveis, pelo iOS e Android, e para acesso direto pela web, no computador, no site keep.google.com. Se você já possui uma conta Google, ou utiliza qualquer outro serviço do Google, o acesso ao Keep já está garantido. E será feito de forma quase automática quando acessar o recurso.
Para um acesso mais rápido na web pelo Google Chrome, o Keep também permite a instalação de uma extensão ao navegador, disponível na Chrome Web Store.
Como usar o Google Keep?
Para criar uma nota ou lembrete no Google Keep via aplicativo, você deve:
- Abrir o aplicativo;
- Em seguida, clicar no botão “+” colorido;
- Inserir o título e o conteúdo da anotação.
No caso do acesso via web, é preciso clicar em “Criar uma nota” e depois seguir o mesmo processo. Elas são salvas automaticamente.
Para integrar a ferramenta com o Agenda e atrelar datas para seus lembretes, você pode criar uma nota, acessar o ícone de sino e então escolher elementos como data e hora. Esse lembrete será automaticamente registrado no Google Agenda, com todas as informações inseridas no Google Keep.
Google Keep X Evernote: como escolher?
Agora que você já sabe o que é Google Keep e o que é o Evernote, fica mais fácil visualizar que ambos possuem o objetivo de facilitar a organização de notas e lembretes na rotina de trabalho e estudos. Mas há algumas diferenças em relação ao design, modo de interação e ferramentas, por exemplo. E é a partir delas que você pode diferenciar ambos e decidir o que é mais útil e prático de acordo com suas necessidades.
Qual é o melhor para você?
O Evernote, por exemplo, já é mais estabelecido nesse ramo de ferramentas de organização e permite modos aprofundados de organizar tarefas, classificar listas e permite criar um ambiente colaborativo, por meio de uma conta profissional de equipe. Mas em compensação, se você já está acostumado a lidar com ferramentas Google, o Google Keep será bem mais fácil de ser integrado ao dia a dia, pois possui conexão mais direta com outros apps já citados (Agenda, Docs) que não é possível realizar pelo Evernote.
Ele também possui a opção de enviar lembretes com base na sua localização, reconhecendo quando você chegar a um determinado destino já programado na nota e assim enviando uma notificação de lembrete. No Evernote, apesar de suas vantagens em relação à organização visual das notas, os lembretes são enviados apenas em certa data ou horário.
Logo, o Google Keep apresenta recursos que o Evernote não permite usar com tanta facilidade, e o Evernote apresenta certas funcionalidades mais intuitivas do que o Google Keep. Nesse contexto, a escolha fica a critério do usuário.
Portanto, analise o que funciona melhor na sua rotina pessoal, teste os dois apps, se necessário, para entender quais recursos são mais indispensáveis para você. Agora que você já conhece mais sobre seu modo de acesso e diferentes qualidades, decidir qual deles será seu aliado na organização prática de sua vida será bem mais fácil.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Aprenda a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda. Conheça nosso curso de Google Agenda!
- Organize sua vida com o exato passo a passo para aumentar a sua produtividade.
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor, e render até 2 vezes mais!