O Google possui diversas ferramentas de organização que facilitam o dia a dia dos usuários e o G Suite Business é uma delas. Conhecido desde 2020 como Google Workspace, o G Suite oferece diversas facilidades para as pessoas que querem organizar suas vidas, seja em casa, no trabalho ou em sala de aula. Quer entender melhor o que é o G Suite Business, para que serve, quais são os G Suite planos e como utilizá-lo a fim de se organizar no trabalho? Continue a leitura!
Para que serve o G Suite Business?
O G Suite Business é uma solução completa que oferece diversas funcionalidades para organizar a rotina no trabalho. Assinando o serviço, é possível ter um e-mail personalizado especialmente para sua empresa, além de possuir acesso livre a ferramentas como Agenda, Meet, Chat, Drive, Apresentações, Documentos, Planilhas, Formulário, Sites, etc.
Ou seja, além de oferecer um e-mail corporativo personalizado, o Workspace ainda presenteia seus assinantes com mais espaço no Drive e mais lugares nas reuniões on-line. Além disso, o Google ainda garante proteção contra spam e backups automáticos que evitam a perda de dados importantes.
Como funciona a ferramenta?
Para se cadastrar, basta acessar o site oficial do Google Workspace e clicar em “Primeiros passos”, “Iniciar agora” ou “Entre em contato com a equipe de vendas”. Após isso, siga os passos que o Google propor.
As empresas com menos de 300 funcionários podem realizar sua inscrição no mesmo instante, já as maiores precisam entrar em contato com a equipe de vendas para fechar negócio. Antes de assinar, todo usuário tem o direito de realizar um teste gratuito de 14 dias. Assim, ele consegue avaliar se os benefícios do Workspace oferecidos por aquele plano realmente suprem suas necessidades.
G Suite Business: planos
O G Suite oferece quatro planos ao total. O mais básico é o Business Starter que custa mensalmente R$ 24,30, seguido pelo Business Standard por R$ 48,60 e Business Plus de R$ 81. Também, existe a opção de assinar o Enterprise, mas para isso, é necessário entrar em contato com a equipe de vendas do Google. O detalhamento de cada plano pode ser encontrado no site da ferramenta.
Se você não precisa de mais de 30GB de armazenamento na nuvem, nem mais de 100 pessoas em uma videochamada, o plano básico deve suprir suas necessidades. Mas caso precise, deve avaliar os outros planos. Então, depois de fazer sua escolha, o próximo passo é aproveitar todas as funcionalidades que a opção escolhida oferece.
Qual a melhor forma de se organizar com o G Suite Business?
As ferramentas que compõem o G Suite são bastante intuitivas e algumas delas já devem fazer parte do seu dia a dia. Por isso, adotá-las para otimizar sua rotina de organização não será tão difícil. Mas para te ajudar na tarefa, reunimos algumas dicas que serão listadas a seguir. Confira!
Utilize o Google Agenda para organizar os horários
O Google Agenda é muito útil para organizar as tarefas do dia a dia. Seja no trabalho ou em casa, a ferramenta é de grande ajuda, pois é possível registrar todos os compromissos e atividades a serem realizados com data e horário.
Além disso, é possível usar a ferramenta em diferentes dispositivos e em qualquer lugar do mundo. Ou seja, não é a mesma coisa que anotar compromissos em uma agenda de papel que você pode esquecer ou perder a qualquer momento. O Google Agenda pode ser utilizado em um computador, tablet e, até mesmo, sincronizado com a agenda do seu celular.
Se você trabalha em equipe, a vantagem é ainda maior. É possível visualizar a agenda de trabalho de todos os colaboradores do time, a fim de encontrar o melhor horário para uma reunião de negócios, por exemplo. Isso evita que haja contratempos gerados por conflitos de horário.
Comunique-se por meio de uma lista de e-mails
O Grupos é outra ferramenta interessante do Google, com ela é possível compartilhar conteúdos do Workspace com várias pessoas de uma vez. Por exemplo, ao invés de compartilhar um arquivo do Drive com vários e-mails, é possível criar um só endereço para todos da equipe e utilizá-lo quando precisar passar algo importante.
Essa ferramenta é de grande ajuda para quem trabalha com muitas pessoas, visto que funciona como um grupo no WhatsApp, só que é ainda melhor, pois é como reunir sua equipe em um só endereço de e-mail. Você ainda pode decidir a melhor forma de usar isso ao seu favor, seja criando um grupo para cada departamento, de acordo com os projetos da companhia, ou utilizando qualquer outro critério que fizer sentido para os seus negócios.
Controle seus prazos com o Planilhas Google
Montar cronogramas com o Planilhas Google é uma excelente maneira de manter os prazos em dia. Digamos que você e sua equipe têm um grande projeto para entregar em alguns dias, utilizando a ferramenta para criar um cronograma de atividades, todos os colaboradores poderão contribuir para a atualização de status. Ou seja, todos podem informar e acompanhar o progresso do trabalho em tempo real.
Além do mais, as planilhas não servem só para trabalhar em equipe. É possível criar rotinas semanais e utilizá-las para organizar seus estudos, trabalho ou vida pessoal. Tudo vai depender das suas necessidades e capacidade de colocar as coisas em ordem. Por isso, se quiser melhorar essa habilidade, procure um curso de organização pessoal.
Compartilhe e armazene documentos em um só lugar
Com o Google Drive, é possível armazenar, compartilhar e acessar documentos em qualquer lugar do mundo. O Google ainda assegura a segurança da ferramenta e avisa sobre as alterações realizadas nos documentos compartilhados. Sendo assim, você pode usar a funcionalidade para guardar arquivos importantes e compartilhá-los com quem quiser.
A capacidade de armazenamento do seu Drive dependerá do plano escolhido na hora da contratação do G Suite Business. Quem não tem o serviço conta automaticamente com 15 GB, já os que optam por assiná-lo já começam com um armazenamento de 30 GB pelo plano Business Starter. E, se você achar que precisa de ainda mais espaço, pode optar pelo Business Standard que oferece 2 TB, o Business Plus que oferece 5 TB, ou o Enterprise que possui armazenamento ilimitado.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
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