Você está em busca de um ferramenta de e-mail marketing eficiente, fácil de usar e com um excelente custo-benefício? Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas em todo o mundo. E não é por acaso! Com sua interface intuitiva e fácil de usar, essa plataforma vai além do envio de e-mails e pode te surpreender. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta que, certamente, trará mais praticidade e produtividade para sua rotina.
Mailchimp: para que serve?
Fundado em 2001, o Mailchimp é uma das ferramentas de email marketing mais utilizadas e elogiadas no mundo. Recentemente, foi eleita uma das melhores empresas de softwares de 2020.
Em resumo, a ferramenta serve para o envio de informações e newletters para os clientes, através do e-mail. É uma excelente aliada do marketing digital. Com ela você consegue gerenciar e se conectar com seus clientes de forma prática e através da automação.
Mas, não apenas isso. Com essa ferramenta completa você consegue:
- enviar campanhas com vários recursos visuais;
- criar landing pages, posts e formulários;
- preparar respostas automáticas para seus clientes;
- segmentar e filtrar os seus leads;
- criar funis de vendas e ainda;
- analisar métricas, pois o app permite que você veja quem abriu o seu e-mail.
Tudo isso e muito mais em uma única plataforma e você nem precisa ter grandes conhecimentos em internet ou informática para lidar com a plataforma. Além disso, a ferramenta funciona na web, assim, você não precisa baixar, nem instalar outro software em seu computador.
E já na versão gratuita, o Mailchimp oferece ferramentas essenciais, com a proposta de ajudar empresas de todos os portes a crescerem com a ajuda de estratégicas de marketing digital e email marketing.
Planos e principais ferramentas
O Mailchimp oferece planos gratuitos e pagos com um excelente custo-benefício.
No entanto, logo na versão gratuita você consegue encontrar todos os recursos necessários para criar uma campanha completa de marketing. Entre elas:
- Ferramenta de CRM.
- Possibilidade de segmentar as listas de contatos.
- Criação de listas lookalike, ou seja, público semelhantes.
- Automação de envios de email marketing, como de boas-vindas, abandono de carrinho, transações, por exemplo. Assim, trazendo mais praticidade e aumentando a produtividade.
- Personalizar email de acordo com a sua marca.
- Criar formulários de cadastro e landing pages, com templates simples.
- Criar publicações em redes sociais (Facebook, Instagram).
- Possibilidade de criar campanhas, com integração ao Google Ads, por exemplo.
- Emitir relatórios de desempenho básicos.
- Além de dicas e insights de otimização das suas campanhas.
- Na versão gratuita é possível ter até 2 mil contatos, e enviar até 10 mil emails por mês (com um limite de 2 mil por dia).
Em relação aos planos pagos, o preço irá variar de acordo com o limite de contatos, de envios por mês e as funcionalidades disponíveis. Confira quais são os planos atuais da ferramenta (2020):
- Gratuito;
- Essentials (a partir de R$55/mês);
- Standard (a partir de R$85/mês);
- Premium (a partir de R$1670/mês).
Caso queira comparar os planos, acesse o site da plataforma clicando aqui.
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Vantagens em utilizar o Mailchimp
Não é de hoje que muitas empresas vêm conquistando grandes resultados graças ao marketing digital. E caso você queira que a sua empresa se destaque entre os concorrentes, é interessante utilizar ferramentas e recursos de forma estratégica.
Entre essas ferramentas e recursos, o Mailchimp está no ranking, principalmente quando o assunto é gerenciamento e comunicação com o cliente.
Portanto, veja a seguir uma lista das principais vantagens em utilizar o Mailchimp em sua empresa, independente do porte:
- Interface amigável e fácil de usar.
- Personalize o layout dos e-mail com um simples arrastar e soltar.
- Infinidade de possibilidades gratuitas e pagas para deixar a sua empresa ainda mais profissional.
- Mais de 100 templates criativos e diversas opções de customização, para personalizar o seu conteúdo de acordo com a identidade visual da sua empresa.
- Simplicidade na importação de contatos.
- Controle total das listas de e-mails com opções de segmentação.
- Uma excelente taxa de entrega.
- Liberdade para integrar apps externos ou utilizar os apps da ferramenta.
- Relatórios detalhados e muito mais.
Uma lista bem robusta, não é mesmo? Não é atoa que o Mailchimp é o serviço mais utilizado para automatizar e-mails. Além disso, atende desde profissionais autônomos até grandes organizações.
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Como criar uma conta no Mailchimp?
Agora que você já sabe o que é o Mailchimp e quais são suas principais vantagens, confira a seguir um passo a passo prático de como criar uma conta no Mailchimp.
Primeiro passo: crie sua conta no Mailchimp
Antes de criar a sua conta, vale ressaltar que a plataforma é totalmente em inglês. Mas, fique tranquilo. Pois, apesar de estar tudo em inglês, a plataforma é bastante intuitiva.
Para criar a sua conta, basta acessar a página principal do Mailchimp. Em seguida, clique no botão “Sign up Free”. Como indicado na imagem abaixo.
Segundo passo: insira seus dados
Primeiramente, você será direcionado para uma página onde terá que incluir um e-mail válido, seu nome de usuário e uma senha segura.
Essa senha deve conter:
- No mínimo 8 caracteres;
- Um caractere minúsculo;
- Um caractere maiúsculo;
- Um número;
- E um caractere especial
Caso você NÃO queira receber e-mails da Mailchimp em sua caixa de entrada, basta assinalar a caixinha.
Por fim, após preencher todos os dados, clique em “Sign Up”.
Terceiro passo: confirme sua conta no Mailchimp
É importante que você inclua um e-mail válido e que você realmente use. Pois, o terceiro passo será verificar a sua conta.
Para isso, acesse a sua conta, localize o e-mail da Mailchimp e clique no botão “Activate Account”. Caso você não encontre o e-mail, verifique em sua caixa de SPAM.
Assim que você clicar no botão, você será direcionado para uma página, onde terá que comprovar que você não é um robô. Dessa forma, clique no botão “I’m Not a Robot”.
Quarto passo: escolha um plano para começar
Em seguida, assim que você confirmar que não é um robô, o Mailchimp irá te direcionar para uma página onde terá que escolher entre um dos planos. Recomendo que você escolha o plano Free (gratuito) para testar a ferramenta e se adaptar.
A opção já estará selecionada, portanto, você só precisa completar a ação no botão ao lado. Veja na imagem a seguir:
Quinto passo: configure a sua conta
Após escolher o plano, você será direcionado para configurar a sua conta. Basta incluir os seus dados, conforme na imagem a seguir:
Em seguida, para garantir que você não fará spam, o Mailchimp solicita que você inclua o seu endereço completo. Após preencher todos os dados, clique em “Continue”.
Após isso, o Mailchimp irá questionar se você já possui algum contato. Caso você tenha, ele irá pedir para você incluir quantos contatos. No entanto, caso você não tenha, basta selecionar “No”, depois “Continuar”.
Antes de terminar, você precisará – ou não – definir qual é o seu objetivo em relação à plataforma. Ou seja, o que você oferece ou planeja oferecer. Caso você não queira escolher nesse primeiro momento, basta pular essa etapa. Confira na imagem a seguir.
Por fim, aparecerá uma tela convidando você a receber informações sobre o Mailchimp. Como na imagem a seguir.
E caso você não queira receber nenhum tipo de informação ou e-mail, basta clicar no Botão “Let’s Go”. E você estará pronto para usar a plataforma de acordo com seus objetivos.
Muito simples não é mesmo?
Conclusão
Em conclusão, como você pôde observar, a plataforma é muito simples e intuitiva. No entanto, se você tiver alguma dificuldade na hora de criar suas campanhas e publicações, há uma forma de traduzir a página para facilitar o uso.
Recomendamos utilizar a plataforma no navegador Google Chrome. Ao entrar em seu painel, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Traduzir para o Português”. Dessa forma, você poderá utilizar todos os recursos que o Mailchimp oferece, sem grandes dificuldades.
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