Evernote ou Onenote - qual é o melhor aplicativo de anotações

Evernote versus OneNote: qual é o aplicativo de anotações ideal?

Certamente, a anotação digital deixou de ser algo do futuro e está presente na vida da maioria das pessoas. Não há nada de errado com anotações de papel, mas nem sempre elas são possíveis ou práticas. Nesse sentido, escolher o aplicativo de anotações ideal e que irá atender todas as suas necessidades, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil. Além disso, os queridinhos do momento deixam muitas pessoas em dúvida sobre qual escolher.

Sendo assim, preparamos este material para te ajudar a escolher: Evernote versus OneNote. Qual é o app ideal para você? Continue lendo para descobrir.

Se você já utiliza o OneNote e gostaria de ver mais opções. Ou até mesmo o contrário: se você já está habituado a utilizar o Evernote, mas gostaria de avaliar outro sistema, este artigo, com certeza, é para você.

Esses dois apps são os queridinhos, principalmente na atualidade, onde cada vez mais pessoas estão buscando formas de aumentar a produtividade em suas rotinas.

Evernote

Evernote - aplicativo de anotações

Para quem passa o dia todo trabalhando com informações, e precisa organizá-las e catalogá-las de uma maneira prática e eficiente, um bom aplicativo de anotações é a solução ideal.

Assim, o Evernote é um dos apps mais populares do mercado. E nós já falamos bastante dele por aqui. Afinal, ele é uma excelente opção para organizar, arquivar e anotar. 

Leia também: Evernote: o que é e quais são os benefícios

Além disso, o app é ideal para:

  • acompanhar suas tarefas;
  • gerenciar os seus projetos principais;
  • organizar novos projetos;
  • organizar a sua agenda pessoal ou profissional. E tudo isso de forma simples em um único ambiente.

OneNote

OneNote

Como já dissemos, os aplicativos de anotações são excelentes formas de atrair praticidade e produtividade para sua rotina. E uma das opções queridinhas da atualidade é da Microsoft.

O OneNote é uma plataforma semelhante ao Evernote. Como novidade, recentemente recebeu uma ferramenta onde é possível migrar todo o conteúdo do Evernote para o OneNote, no caso de você ser a pessoa interessada em conhecer outras possibilidades.

Disponível na versão para dispositivos móveis (Android e iOS), versão web ou aplicativo para computador. Além disso, para quem utiliza o Sistema Operacional da Microsoft, ele já vem instalado. Tanto como ferramenta do Pacote Office, quanto a versão “OneNote para Microsoft”.

Assim como o Evernote, trata-se de um aplicativo de anotações gratuito, e também funciona como um bloco de notas avançado. Como principais características estão: a sua ligação com o Outlook para os fãs, sincronização de dados entre dispositivos, e uma interface amigável com organização em abas.

Tanto o Evernote quando o OneNote oferece uma infinidade de possibilidades. Por isso, a seguir, você irá conferir uma lista com alguns recursos para te ajudar a escolher.

Evernote vs. OneNote: qual é o melhor aplicativo de anotações?

Qualquer uma dessas ferramentas irá te ajudar a manter-se organizado e a ter em um único ambiente, um acervo com suas ideias, anotações, páginas da web entre outros documentos. Em outras palavras, tanto o Evernote quanto o OneNote são aplicativos de anotações que vão te ajudar a guardar, organizar e encontrar informação com muita praticidade.

Eles funcionam como um caderno digital, um lugar onde você pode escrever, digitar, gravar áudios sobre o que você bem entender – e precisar.

E ainda, em qualquer um deles você consegue registrar notas em todos os dispositivos (computador, celular ou tablet). Assim, a informação estará atualizada em todos eles, desde que você tenha acesso à internet. Nesse sentido, você não precisará mais se preocupar se esqueceu sua agenda ou o seu caderno em casa. Afinal de contas, com essa era digital é bem menos provável que você esqueça o seu celular.

Enfim, para te ajudar a escolher qual é o melhor, de acordo com as suas necessidades, separamos uma lista com os principais recursos para que você possa tirar as suas próprias conclusões. Confira:

Interface de usuário

Quando se trata de anotações digitais, as interfaces são, sem dúvida, um quesito mais importante do que em outro app. Afinal, se ela não for confortável, simples e prática, você passará mais tempo lutando com a ferramenta do que tomando notas.

A ideia é que seja tão simples que o ato de começar uma nova nota se torne uma ação automática com o tempo. Como essa questão é bastante subjetiva, vamos destacar as principais características das interfaces dos aplicativos de anotações para te ajudar na decisão.

O Evernote usa um design simples de três colunas, o que torna fácil e rápido alternar entre várias notas e cadernos quando for necessário. Talvez, o seu único defeito seja a falta de cores.

Já, o OneNote parece um pouco complicado no começo e você pode demorar um pouco mais para ficar confortável com ele. Principalmente se você já usa o Evernote e pretende migrar. Com ele, você trabalha em um único bloco por vez, e cada bloco de anotações tem guias na parte superior, para que você consiga distinguir entre seções. Outra coisa é a barra de acesso rápido no topo da tela, que é totalmente personalizável.

Flexibilidade e ferramentas para incluir informações

Ferramentas

Tanto o Evernote quanto o OneNote possuem uma grande flexibilidade para captar informações. Ou seja, os dois possuem a possibilidade de escrever usando teclado, gravar áudios ou escrever manualmente.

A diferença é que o OneNote permite, com mais facilidade, criar uma nota com vários tipos de informação. Ou seja, você consegue inserir um documento e fazer anotações manuais nesse documento, facilitando em algumas atividades.

O Evernote é um pouco mais limitado em termos de formatação, e não permite comentar uma nota com texto, por exemplo. Embora permita criar notas totalmente manuscritas.

Aplicativo de Anotações: Salvar conteúdos da web

Os dois apps têm a possibilidade de salvar páginas web inteiras da Internet, e salvá-las diretamenta como notas. A principal diferença é que essa extensão do Evernote oferece mais precisão e flexibilidade, pois permite recortar artigos simplificados e capturas de tela de tamanhos personalizados.

Outra diferença é que no OneNote, sempre que você faz uma captura de alguma página, ele vai diretamente para o “Quick Notes”, e se você quiser movê-lo, terá que fazer manualmente. Já o Evernote oferece a possibilidade de enviar para onde você achar mais apropriado dentro do seu aplicativo de anotações.

Sistema de organização da informação

Os dois aplicativos permitem organizar a informação em vários níveis. No entanto, como eles possuem uma excelente capacidade de pesquisa, acaba não sendo necessária uma estrutura muito complexa.

Além disso, a ferramenta de pesquisa é o ponto forte das suas plataformas.

OneNote organiza a informação por meio de blocos de notas. Ou seja, dentro de cada bloco existem seções e páginas, com subpáginas.

Já o Evernote também organiza a informação em blocos de notas e pilhas de blocos de notas. Mas, não possui subníveis, com subpáginas.

Em vez disso, o Evernote conta com etiquetas, e a pesquisa é feita justamente com essas etiquetas, para facilitar ainda mais a sua busca por informações dentro do app.

Em resumo, qual é o melhor aplicativo de anotações?

Se você utiliza o Outlook e quer utilizar o seu aplicativo de anotações digitais para complementar a sua organização pessoal ou profissional, o OneNote pode ser o app ideal para você.

Em contrapartida, se você utiliza outras plataformas de e-mail, como o Gmail, por exemplo, há diversas extensões da Google que podem te auxiliar, ao integrar as informações com o Evernote.

Em conclusão, há muito o que gostar nos dois aplicativos. Apesar dos dois oferecerem todas as ferramentas necessárias para manter a sua vida organizada, eles também são muito diferentes.

Cabe a você analisar todos os recursos que ambos oferecem, e escolher o que melhor que se adapta às suas necessidades.

Caso você esteja migrando para o Evernote, ou já o utilize há um tempo, que tal aprender todos os recursos que ele oferece para render mais, sem precisar trabalhar mais?

Por fim, esse conteúdo foi útil para você? Deixe nos comentários qual é o seu aplicativo de anotações favorito. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram, e acompanhar muito conteúdo bacana no canal do YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

  1. Aprenda a produzir melhor, sem precisar trabalhar mais. – Clique aqui para aprender o passo a passo.
  2. Cadastre-se gratuitamente no Evernote. – Clique aqui para começar.
  3. Comece por aqui: Clique aqui e tenha acesso gratuito ao ebook Guia Evernote para Iniciantes.
  4. Organize e Crie novas Rotinas. – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos.