A videoconferência tem se tornado uma ferramenta cada vez mais aliada dos empreendedores. E até mesmo das organizações que apostam no sistema de trabalho home office. Além disso, o cenário de pandemia tornou a ferramenta ainda mais forte e mais presente na rotina de milhares de pessoas. Dessa forma, confira neste artigo os 3 melhores aplicativos de videoconferência de 2020.

É claro que, antes mesmo deste cenário de pandemia, o home office e as reuniões à distância já eram realidade de milhares de pessoas. E seu uso está cada vez mais comum graças aos avanços da globalização e da tecnologia.

Essas ferramentas são necessárias e completamente eficazes para diversos fins. Hoje é possível criar reuniões de trabalho, conversar com familiares ou amigos de outros países, ministrar aulas e cursos, e até mesmo se reunir com seus amigos para a decisão de algum evento.

Não há limites para a tecnologia. E com isso um mundo de possibilidades surge com a intenção de tornar a vida das pessoas mais prática e ágil.

Afinal, os aplicativos de videoconferência reduzem as distâncias físicas, cria uma aproximação diferente das mensagens de textos ou e-mails, e permite que um grupo de pessoas converse através de qualquer dispositivo.

Alguns aplicativos têm perfis corporativos. Outros buscam aproximar pessoas de maneira menos formal. Mas, independentemente das motivações, cada um deles oferece recursos incríveis.

Nesse sentido, confira a seguir a lista dos 3 melhores aplicativos de videoconferência que separamos para você.

1. Google Hangouts

 

Para abrir a nossa lista, o Hangouts Meet é um dos aplicativos de videoconferência mais instalados da Google Play Stores e da App Store. Com mais de um bilhão de downloads e atrelado à conta do Google, ele está disponível para dispositivos móveis ou a versão web. E agora é gratuito com muitas possibilidades.

Uma das funcionalidades mais queridas é a possibilidade de compartilhamento de tela. Além disso, é possível criar um grupo de até 10 pessoas que também tenham uma conta do Google. E ainda, a duração da chamada é ilimitada para este grupo. Tudo isso torna o aplicativo do Google um dos mais queridos.

Agora, se você precisa realizar uma reunião com mais pessoas, é possível adquirir planos do Google Meet. Em resumo, são três planos diferentes no G Suites.

  1. Plano básico para reuniões que comportam até 100 participantes em uma reunião, com limite de tempo máximo de 60 minutos por chamada.
  2. Plano negócios para reunião de até 150 pessoas.
  3. E, por fim, o plano reuniões para até 250 pessoas.

No entanto, a Google está com uma oferta. Até o dia 30 de setembro, todos os planos do G Suite terão acesso aos recursos avançados do Google Meet. Isto incluir reuniões com até 250 participantes, transmissão ao vivo e gravação de reuniões.

Sua interface é muito simples. Para convidar pessoas, basta enviar um link ou o código da reunião. E em poucos minutos você reúne a sua equipe.

Por fim, além das reuniões, é possível enviar informações através do chat e compartilhar conteúdos em anexo com a sua equipe.

Trata-se de uma excelente ferramenta para trabalhar em equipe, compartilhar informações importantes sobre o projeto. Ou simplesmente para reunir os amigos.

2. Aplicativos de Videoconferência: Microsoft Teams

O Microsoft Teams tem um perfil mais corporativo do que o Google Meet, por exemplo. E tem como principal objetivo facilitar e otimizar o trabalho em equipe à distância.

Instalado por mais de 100 mil usuários, ele conta com recursos de reuniões online, com áudio e vídeo em HD. Além disso, possibilita reuniões com até 250 participantes, sem limite de tempo. 

O aplicativo permite ainda realizar eventos online como palestras, aulas e seminários com até 10 mil pessoas. Neste aplicativo também é possível fazer compartilhamento de tela.

Do mesmo modo, em uma única plataforma é possível criar fluxos de atividades, iniciar bate papo no chat em grupo ou individuais. Bem como, elaborar ou compartilhar documentos.

Em outras palavras, a plataforma reúne diversas ferramentas para otimizar os processos das empresas. Entre elas: pacote Office, Skype, agenda, e até um painel no estilo post-it como o Trello.

Também é possível fazer a integração com aplicativos como, por exemplo, o Evernote e o Trello. Oferece armazenamento de arquivos de até 10GB por equipe. E cada usuário conta com até 2GB de armazenamento particular.

Em suma, o Teams que antes era pago. Mas, agora, em decorrência da pandemia ocasionada pelo corona vírus em 2020, está disponível para todos com inúmeras ferramentas e possibilidades em um plano gratuito muito generoso.

3. Zoom

Por fim, o terceiro lugar da nossa lista vai para um dos aplicativos mais utilizados. Também com mais de 100 mil downloads, o Zoom é um excelente aplicativo de videoconferências.

Na versão gratuita, tem um limite de até 100 pessoas por reunião. E duração de 40 minutos por chamada. Já na versão paga é possível criar reuniões de até mil pessoas, sem limite de tempo.

Certamente, é uma excelente ferramenta para tornar as suas reuniões, aulas e/ou eventos mais produtivos.  

Além disso, o aplicativo possibilita criar uma sala de reunião permanente. Ou seja, é possível convidar quem você quiser, e iniciar uma conferência a qualquer hora e quando precisar.

Ainda para uso profissional, o Zoom disponibiliza extensão para o Google e para o Microsoft, permitindo integração entre os calendários. Nesse sentido, você consegue marcar suas reuniões de forma rápida e fácil.

Um dos macetes do Zoom é que o plano gratuito não limita o número de reuniões criadas. Sendo assim, é possível gerar um novo link para uma segunda reunião caso você precise mais do que 40 minutos de reunião.

Disponível para aplicativos Android, iOS e uma versão web. O aplicativo tem uma interface super simples e fácil de usar. Com ele também é possível fazer o compartilhamento de telas,  gravação de reuniões, compartilhamento de arquivos e muito mais. E tudo fica hospedado na nuvem.

E parece loucura reunir até 100 pessoas em uma videoconferência. No entanto, o Zoom consegue sem tanto esforço.

No aplicativo é possível participar da discussão através de chat. Além disso, sempre que alguém com o microfone ativo estiver falando, a sua câmera se torna a principal da conversa.

Para os aplicativos de dispositivos móveis há algumas limitações, como a permissão de videoconferência até 25 pessoas, por exemplo. 

Bônus: melhores aplicativos de videoconferência

Em conclusão, para encerrar a nossa lista, trouxemos um bônus que é excelente para demandas urgentes.

Diferente do Google Meet, o Google Duo dispensa a criação de uma conta Google, e pode ser utilizado através do número de telefone. Ele é simples e ideal para aquelas reuniões de urgência com a equipe. Ou seja, para alinhamento de demandas. Pode ser utilizado em conjunto com outro aplicativo de gerenciamento de tarefas. Bem como, para facilitar o trabalho em equipe.

Com ele é possível realizar reuniões até com a internet lenta, fora de casa ou do serviço, através do uso de dados móveis.

Ele é uma carta na manga excelente para equipes pequenas. Pois, aceita videochamadas de até 12 pessoas e tem uma interface muito simples.

Em resumo, ter uma ferramenta instalada sem uma estratégia definida de implementação e de execução pode atrasar o trabalho ao invés de facilitar. Portanto, teste o que é melhor para a sua equipe e entenda como tudo funciona antes de sair utilizando as ferramentas.

Com toda a certeza, as tecnologias são excelentes. Mas, é preciso organização e planejamento para conseguir aproveitar todas os recursos que ela oferece.

O conhecimento não para por aqui

Toda semana tem conteúdo novo. Portanto, leia também:

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe nos comentários qual é um dos seus aplicativos de videoconferência preferido. 

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

  1. Organize as Tarefas da Equipe com Agilidade – Clique aqui para otimizar o fluxo de informações
  2. Otimize os Processos da Empresa – Clique aqui para triplicar a eficiência
  3. Organize os Processos, na Prática – Clique aqui para melhorar os resultados da sua empresa.
  4. Organize e Crie novas Rotinas – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos