Como ser um bom gestor de empresas é uma questão que ronda a mente dos profissionais responsáveis por comandar uma área específica de um negócio ou até mesmo toda uma organização. Diante da necessidade frequente de tomar decisões, prestar contas das atividades feitas, lidar com pessoas e tantas outras atribuições, os gestores vivem o desafio constante de encontrar a fórmula do sucesso.
Neste artigo, vamos falar sobre o trabalho de um gestor. Para isso, vamos esclarecer o que é um gestor de empresa, qual é o seu papel dentro de uma companhia e qual é a diferença entre um gestor e um gerente, cargos que às vezes são confundidos. Além disso, apresentaremos dicas de como ser um bom gestor de empresas. Confira!
O que é um gestor de empresas?
Gestor de empresas é aquele profissional responsável por planejar, organizar, liderar e controlar as atividades de um grupo de pessoas, ele visa influenciar as pessoas para trabalharem de forma motivada e cooperativa, pensando em atingir os objetivos identificados e estabelecidos.
De forma geral, o gestor está relacionado ao ato de gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas e objetivos definidos.
De acordo com o Portal IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), o papel do gestor de empresas é:
- Ter uma visão ampla de negócio para conseguir identificar pontos negativos e positivos nas atividades executadas em sua área de gerência;
- Conhecer pontos que se referem à gestão de pessoas a fim de conseguir preparar as equipes durante situações de pressão e estresse;
- Ser um líder flexível e conseguir se comunicar de forma clara com todos;
- Estar sempre a disposição para ajudar os colaboradores com o que precisarem;
- Ser leve e contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso e agradável.
Gestor x Gerente
Embora muitas pessoas pensem que gerente e gestor de empresas são a mesma coisa, no ambiente de uma empresa ou organização, eles se diferem bastante. O gerente é o profissional que coordena todo o trabalho, enquanto o gestor é responsável por planejar o funcionamento do fluxo de trabalho e garantir que a equipe esteja na mesma página, a fim de que o trabalho flua da melhor maneira.
Ou seja, se por um lado o gerente organiza todo o trabalho que precisa ser feito pelo time, o gestor fica com a tarefa de liderar a equipe e motivá-la a fazer melhor.
5 dicas para um gestor de empresas seguir
Separamos 5 dicas valiosas para desenvolver habilidades, otimizar comportamentos e implementar ações e iniciativas que vão contribuir de forma significativa para melhorar a sua performance como gestor de empresas.
1. Aposte em reuniões mais colaborativas
O tempo é extremamente importante para o dia a dia do gestor de empresas e é por esse motivo que ele precisa ter meios para desburocratizar tarefas e otimizar a própria presença. Mas é sempre importante lembrar que se tratando de reuniões é importante dar espaço para que todos os presentes participem, assim as chances de conseguir soluções melhores e de todos se sentirem incluídos serão muito maiores.
2. Dedique-se à sua capacitação
De uns anos para cá, as coisa vêm evoluindo cada vez mais rápido, portanto não deve ser sua capacitação a única a ficar parada. Sendo assim, você como gestor de empresas deve investir continuamente em conhecimento, a fim de que não se perca no tempo e acabe ultrapassado.
Por isso, é muito necessário que o gestor preste atenção nas instituições de ensino que oferecem cursos de aprimoramento, assim como deve se atentar às diferentes ferramentas de gestão de tarefas que surgem todos os dias e procurar aprender sobre elas. Se ele não fizer isso, as chances de sua gestão ficar obsoleta serão grandes, e isso deve influenciar negativamente os resultados da companhia.
3. Lembre de dar feedbacks e aceite recebê-los
O gestor de empresas deve ser uma pessoa que sabe dialogar, dar e receber feedbacks. Quando o profissional não tem essa habilidade, acaba sendo visto como grosseiro e até mesmo arrogante. Portanto, além de lembrar de dar e receber feedbacks, saiba fazer isso. Essa habilidade é essencial para se dar bem como gestor de empresas.
Em paralelo, o gestor também deve se manter aberto a receber a opinião da equipe e de eventuais superiores, de modo a aperfeiçoar a própria atuação. Isso é importante, pois, além de ter suporte para melhorar a sua performance, o gestor dá exemplo aos colaboradores, consolidando esse processo.
4. Reduza custos de maneira inteligente
De maneira geral, os gestores também são cobrados por redução de custos, seja como forma de aumentar a competitividade do negócio ou elevar a lucratividade da empresa. Então, é preciso tomar cuidado para que isso não vire uma verdadeira dor de cabeça.
O gestor de empresas deve saber reduzir custos. Foque na eliminação de coisas do dia a dia, como:
- papel;
- copos descartáveis;
- energia;
- telefone.
Todos esses são exemplos de gastos que podem ser diminuídos se tratados com inteligência. O papel, por exemplo, uma saída para essa redução seria trabalhar mais com ferramentas digitais, já a energia poderia ser simplesmente incentivar os colaboradores a apagar as luzes do banheiro e cozinha quando saem.
5. Incentive a competitividade
Toda e qualquer empresa inserida no mercado está sujeita à competitividade. Não importa se ela é alta ou baixa, todo mercado lida com a competitividade. Portanto, uma forma de se sair bem e deixar sua empresa na frente é justamente incentivando os times a serem competitivos.
Mas isso não significa que o gestor de empresas deve incentivar os colaboradores a brigarem entre si, existem maneiras de incentivar o espírito da competitividade sem perder o da colaboração. Seu time deve ser unido e pronto para ultrapassar junto os possíveis desafios lançados em seu nicho.Portanto, o trabalho de um gestor de empresas deve envolver todos esses requisitos primordiais para seu desempenho como um bom profissional. É importante lembrar que o gestor lida o tempo todo com pessoas, por isso ele deve ter sempre atenção e cuidado para mantê-las motivadas e produtivas no ambiente de trabalho.
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