Inbound Marketing é um conjunto de estratégias focadas em atrair, converter e encantar os clientes. Essas ideias são voltadas para um público-alvo específico, para conquistar e conseguir se comunicar com seus clientes de forma direta, criando um relacionamento duradouro.
O marketing de atração, conhecido também como o Inbound, pode se afastar do conceito no qual já estamos acostumados, ou seja, a conexão com o público-alvo por meio dos pilares, que são o Marketing de conteúdo, SEO e as Estratégias em Redes Sociais.
Podemos resumir o Inbound Marketing como a estratégia usada para atrair clientes para sua empresa, através da sua mensagem. Com isso, tudo fica mais fácil para apresentar suas soluções e poder transformá-los em clientes para sua marca.
Para que serve o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing serve para atrair um público-alvo para os canais digitais de uma empresa ou marca e requer muita dedicação, ações oportunas e boas estratégias.
Trata-se de um modelo muito conhecido e adotado pelas empresas que sabem da importância do relacionamento não só para trazer pessoas para os canais digitais, mas para fazer com que elas fiquem por perto, sempre motivando elas a fazerem conversões e fidelizá-las.
A ideia principal do Inbound Marketing é fazer com que as pessoas já envolvidas pelo conteúdo, que foi produzido justamente pensando nelas, decidam ir atrás das empresas. Dessa forma, as chances de conversões vão aumentar bastante, pois o interesse em conhecer melhor o produto ou serviço já foi trabalhado antes, fazendo, assim, com que o cliente venha a efetuar a compra.
Além disso, ele serve justamente para identificar todos os potenciais clientes, trazer eles para os canais digitais que podem ser um blog, um site ou as redes sociais da empresa e, assim, conseguir investir no relacionamento entre cliente e empresa.
Uma vez que os clientes são atraídos, eles são acompanhados durante todo caminho da escolha do produto até a compra. Ao longo do caminho, o cliente consegue diversas informações, pouco a pouco, fazendo amadurecer sua vontade de comprar o produto.
4 benefícios do Inbound Marketing
As empresas, atualmente, sabem da importância de investir no Inbound Marketing como estratégias para conseguir bons resultados e atrair clientes em potencial, tudo através de conteúdos relevantes, trazendo benefícios para o seu negócio, mesmo ele sendo de grande ou pequeno porte.
Portanto, existem muitos benefícios para a sua empresa, a partir do Inbound Marketing:
Alcance do público certo
Empresas que adotam as estratégias do Inbound Marketing conseguem alcançar um público maior, que entra em contato através da sua mensagem e por meio do conteúdo.
A estratégia consegue atrair as pessoas certas que têm realmente interesse em comprar seu produto, pois o conteúdo vai chamar a atenção justamente desses clientes que mostram potencial de compra futura.
Quanto mais produzir, mais visitas em seus canais digitais vão chegar. Porém, o importante não é quantidade e sim a qualidade do que foi alcançado. Mas o Inbound Marketing faz isso também, pois o conteúdo segmentado permite alcançar o público certo para sua empresa.
Aproximação com cliente
O Inbound Marketing cria uma relação de confiança entre o cliente e a empresa, por oferecer um conteúdo que a persona na prática. Com isso, o público vai está aberto a ouvir suas recomendações e dicas, fazendo parte de uma estratégia de conteúdo mais focada nas necessidades do cliente.
Além disso, o Inbound Marketing se baseia na comunicação aberta e também na interação constante com o público. Saber da opinião da persona vai fazer com que você consiga criar um conteúdo e ter a melhor fonte de feedback.
Maior poder de persuasão
A persuasão é um dos elementos que não podem faltar para fechar vendas. Pois, é muito difícil vender para quem está com dúvidas e acaba que a relação pós-venda se torna algo chato. O Inbound Marketing faz com que esse poder de convencimento se torne um argumento baseado em informações fortes. Portanto, o relacionamento que se foi feito, vai fazer toda a diferença na hora da compra.
Diminuição de custos
O Inbound Marketing, sem dúvidas, consegue diminuir custos e é relativamente mais barato, comparado às soluções tradicionais, como os anúncios e ativação da marca.
E essa redução de custos não faz com que tenha perda na qualidade dos resultados, pelo contrário, é um grande investimento e muito mais eficiente.
Como fazer o Inbound marketing no ambiente empresarial?
Primeiro, devemos definir metas e, em seguida, definir a persona do seu negócio. Depois, deve-se pensar no funil de vendas para, então, fazer a gestão de leads. Para que o Inbound Marketing faça com que o cliente encontre sua empresa, é necessário que o SEO e o marketing de conteúdo trabalhem lado a lado e, por último, esteja sempre presente nas mídias sociais.
Seguindo essas etapas, você vai conseguir fazer com que o Inbound Marketing na sua empresa possa te ajudar a atrair mais clientes, cada vez mais.
Ferramentas de inbound marketing
As ferramentas são um grande adicional da sua estratégia e ainda permite que ela possa ser desempenhada de maneira ágil e prática. Listamos as principais ferramentas de Inbound Marketing que fará você usar do início do seu planejamento até conseguir engajar com seus clientes:
- Ferramentas para blog;
- Ferramentas de automação e e-mail marketing;
- E ferramentas de SEO;
- Análise de métricas.
Se você usar todas essas ferramentas, vai conseguir engajar-se com seus clientes em pouco tempo e, consequentemente, ter bons resultados.
O que é Inbound Marketing exemplos?
Para entender um pouco mais sobre o que é o Inbound Marketing e as diferenças que existem dentro do Inbound Marketing e Marketing Digital, nada melhor do que aprender com os grandes exemplos que investem muito nesse conceito e que se diferenciam tanto dentro de um mercado que é a cada dia mais competitivo.
Magazine Luiza, por exemplo, conseguiu fazer o que quase nenhuma marca conseguiu: humanizar a empresa, tudo de forma inovadora e divertida com a criação da Lu. Com conteúdos relevantes para seu público, a marca consegue ter referência dentro do seu nicho.
Por outro lado, a Dell é referência quando o assunto é tecnologia e, por isso, ela deve sempre estar investindo no Inbound Marketing. Exemplo disso é o blog que possui conteúdos relevantes sobre os diversos temas da tecnologia.
A Nubank utiliza o Inbound Marketing como ferramenta para se aproximar dos seus clientes, gerando uma relação natural e de confiança. Isso tudo com um blog de conteúdos relevantes ou com muitas interações em suas redes sociais.
Quais as principais características do Inbound Marketing?
O Inbound Marketing oferece conteúdos diversos que fazem com que o cliente tire dúvidas e tenha mais abertura para uma relação próxima.
Sendo assim, existem algumas características importantes:
- Comunicação aberta: a empresa e cliente se engajam em conversas e iniciativas, portanto a interação é sempre aberta e muito constante;
- Continuidade: a mensagem jamais interrompe as pessoas e é passada de maneira contínua, nos momentos mais convenientes para elas;
- Maior engajamento: a partir da relação de confiança criada pela constante geração de valor e sem nenhuma interrupção, o engajamento é muito maior.
Na Organize na prática a organização financeira empresarial é um fator importante, então se quer saber mais sobre isso ou conhecer mais sobre o Inbound Marketing, acesse o link.
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