Você sabe o que é a padronização de processos? A padronização de processos é uma solução encontrada por diversas empresas para que elas consigam garantir a assertividade das suas operações.
Hoje em dia, a padronização de processos é cada vez mais necessária no cenário empresarial. Assim, tornando crucial criar uma visão única para cada processo, em busca de obter a excelência operacional.
Fora isso, a padronização de processos também traz muitos outros benefícios, que são muito atrativos para essas organizações, sendo alguns exemplos a redução de custos e o aumento da qualidade do trabalho.
Quer saber mais sobre a padronização de processos e a importância da padronização de processos, além de qual o impacto da falta de padronização dos processos? Continue lendo!
O que é padronização de processos?
A padronização de processos é uma metodologia que tem como principal objetivo a normatização e organização dos fluxos de trabalho, com o intuito de aumentar a produtividade e também efetivar os lucros.
Isso acontece porque, quando se tem a falta da padronização proporcionada pela padronização de processos, a tendência é que as equipes acabem atuando de formas completamente distintas, sem ter uma organização aparente. Dessa forma, a realização de análises que devem ser precisas de desempenho acaba sendo dificultada, assim como a cobrança por resultados que sejam mais precisos.
Quando se chega na padronização de processos, tem-se uma maneira muito mais acessível de formalizar a sua produção. Porém, isso não quer dizer que se deve deixar a criatividade e flexibilidade de lado, ou submeter os colaboradores a rotinas que sejam monótonas e normas rígidas.
O objetivo da padronização de processos é dar um norte a situação que está acontecendo, com base nas experiências que já deram certo para o negócio. Portanto, isso significa que é necessário elencar a maneira mais adequada para realizar os processos, tendo o intuito de garantir uma otimização e gerar melhores resultados.
Dessa forma, quando se tem a padronização de processos, você consegue atingir resultados que são visivelmente positivos, por exemplo:
- Qualitativos: que envolvem o treinamento de seus atendentes e da mão de obra em geral;
- Quantitativos: que promovem a redução de gastos monetários, economia de tempo e melhor utilização desses materiais.
São esses os motivos que fazem com que a padronização de processos seja tão útil para a sua empresa.
Qual a importância da padronização de processos nas empresas?
A padronização de processos é quase crucial para as empresas pelo fato de que ela garante uma melhor forma de executar um trabalho. Então, fazer com que os processos fiquem uniformizados (e não engessados), faz com que seja possível apresentar um resultado mais satisfatório.
A padronização de processos serve para que se tenha uma repetibilidade de resultados, assim todos ficam da mesma forma. É possível, portanto, gerar novos produtos ou serviços de alta qualidade, gastando menos tempo e dinheiro.
É muito importante entender todo o processo do início ao fim, pois elas precisam compreender a razão pela qual elas fazem determinada tarefa e os impactos que o seu trabalho tem na organização da empresa.
Incentivar esse novo atendimento é algo interessante para todo mundo, deixando os colaboradores muito mais motivados e os gestores dão mais importância às equipes e clientes, fazendo com que eles fiquem mais satisfeitos com o resultado.
Então, de forma resumida, a padronização de processos é necessária para que:
- Se garanta um modelo de trabalho;
- Tenha um caminho bem definido para a execução de qualquer uma das atividades;
- Confira a previsibilidade ao processo;
Além disso, quem começou com a ideia de padronização de processos foi Henry Ford. Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company. Com isso, ele se tornou o pioneiro no ramo de produção de automóveis em larga escala. Ele acreditava no poder da padronização de processos para que a qualidade dos produtos fosse sempre a mesma.
Quais os benefícios da padronização de processos na organização?
Confira, aqui, alguns benefícios da padronização na organização!
Permitir que os recursos disponíveis sejam utilizados adequadamente
Essa é uma vantagem de ordem qualitativa e que também diz respeito a como os recursos podem melhorar o processo da produção do seu negócio. Quando se tem a padronização, fica mais fácil de entender onde você deve aplicar os recursos, bem como se pode utilizá-los de uma maneira mais efetiva.
Dessa forma, como consequência disso, a pessoa no cargo da gerência tem uma maior autonomia e segurança na hora de tomar decisões que diminuam o consumo e também o desperdício de materiais.
Beneficiar a operacionalização do processo
Quando se delega a parte operacional de um processo a uma equipe, ela pode fazer o investimento de tempo e energia no aperfeiçoamento de suas técnicas. Isso significa que é possível desenvolver as habilidades que forem necessárias para a execução de tarefas conforme os seus padrões.
Quando se faz isso, é possível perceber um resultado na manutenção e também melhoria dos resultados. Isso acontece porque a empresa vai contar com profissionais que são mais capacitados para trabalhar em diversos setores bem determinados.
Além disso, a segurança dentro do negócio é algo extremamente importante para um bom desempenho de uma gestão. Quando se trabalha com metodologias que todos conhecem, fica mais fácil de evitar números de acidentes e fazer com que o ambiente de trabalho seja saudável e seguro.
De forma consequente, você acaba evitando perdas humanas, judiciais e também financeiras dentro do seu planejamento.
Aumentar a produtividade
O aumento da produtividade é um dos benefícios que vem dos anteriores. Quando se tem profissionais que são bem treinados e recursos utilizados de forma correta, é notável que a produção comece a trabalhar com excelentes condições.
Desse mesmo modo, a padronização de processos também facilita a rotina de trabalho em uma empresa, por conta de todo o monitoramento e acompanhamento de tudo o que acontece.
Fora isso, os funcionários acabam tendo menos dúvidas sobre as suas funções. Além disso, também sabem como e quando elas devem ser realizadas, de forma que seja possível evitar a perda de tempo e também de insumos com falhas e qualquer outro tipo de problema operacional.
Quer saber mais sobre padronização de processos e como a organização pode ajudar a sua empresa? Visite a página da Organize na Prática e conheça os cursos disponíveis no site!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
- Curso de Organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.