As empresas têm investido cada vez mais em suas equipes e, atualmente, é evidente que, para construir uma empresa de destaque no mercado, é fundamental buscar os talentos certos para a contratação de funcionários ideais, por meio do processo de recrutamento e seleção.
Ao longo da matéria, abordaremos o que é recrutamento e seleção, a importância da organização no processo de recrutamento, na gestão de RH de uma empresa, bem como, quais as principais formas de realizar o processo de organização de recrutamento e seleção. Então, boa leitura!
O que é o processo de recrutamento e seleção na empresa?
Em resumo, o recrutamento e seleção de pessoas é um processo de gestão de Recursos Humanos (RH), que tem como objetivo atrair e selecionar os profissionais que mais possuem afinidade com a vaga na empresa.
Esse processo acontece em duas etapas, como o nome já diz: recrutamento e seleção. A seguir, iremos entender melhor a definição de cada um deles:
O que é recrutamento?
O recrutamento é um subsistema da gestão do RH, que tem como finalidade atrair candidatos para as vagas de emprego disponíveis em uma empresa. Esse processo também funciona para as vagas de banco de talentos.
O que é seleção?
No momento em que a vaga conquistar várias inscrições de diversos candidatos, durante o recrutamento, é hora da gestão de RH decidir quais candidatos serão identificados como os mais adequados e capacitados para a vaga, durante a seleção.
Através desse processo, seguindo o propósito de contratar as pessoas certas e de forma justa, a gestão de RH atribui algumas atividades como, por exemplo: testes, entrevistas, dinâmicas e vídeos.
Qual a importância da organização no recrutamento e seleção?
O objetivo final do processo de organização de recrutamento e seleção é encontrar os profissionais adequados tanto para a vaga, quanto para a empresa, a fim de desenvolver e evoluir os negócios da instituição – o que fará toda a diferença dentro de um mercado, cada vez mais competitivo.
O setor da gestão de RH contribui para que essa organização, durante o processo, seja saudável. Um ambiente de trabalho favorável e sadio colabora para que os funcionários possam se realizar e se desenvolver profissionalmente.
Portanto, o papel fundamental da gestão de RH é garantir as contratações de pessoas que se alinhem ao perfil da vaga e da empresa.
O ativo mais valioso dentro de uma empresa é o capital humano. Dessa forma, se a organização não possui um bom quadro de colaboradores, fica difícil alcançar as metas e resultados almejados, implicando, diretamente, na sobrevivência no mundo corporativo.
5 formas de organizar o processo de recrutamento e seleção
Para garantir o sucesso e melhor organização durante o processo de recrutamento e seleção, essa prática exige alguns fatores, como:
- time ou equipe responsável;
- gestão de RH qualificada;
- planejamento;
- infraestrutura;
- orçamento e;
- poder de execução.
A seguir, confira as etapas fundamentais, realizadas pela gestão de RH, que garantem a organização do processo de recrutamento e seleção de uma empresa:
1. Atrair candidatos certos para a vaga
Em primeiro lugar, essa etapa é muito importante e deve ser feita antes mesmo da divulgação da vaga em algum quadro de empregos ou redes sociais.
Seu início se dá na construção de um EVP (Employee Value Proposition, que significa a proposta de valor do empregado) para sua organização, a fim de selecionar as melhores vantagens em um contexto de talentos.
2. Identificar os melhores candidatos através dos CVs
Em segundo lugar, os currículos coletados pela gestão de RH, durante o processo de organização do recrutamento e seleção de candidatos, devem ser interpretados sempre em busca de informações relevantes a respeito das competências.
A gestão de RH tem um certo limite de tempo. Sendo assim, é indispensável que consiga realizar a otimização dos processos de análise, a fim de compreender, da melhor maneira, as possíveis competências.
Portanto, para garantir que o melhor candidato seja selecionado no recrutamento e seleção, alguns pontos precisam ser seguidos:
- Utilizar testes on-line e off-line;
- Aplicar dinâmicas e outras etapas vivenciais;
- Construir uma descrição de trabalho atraente;
- Planejar bem a vaga;
- Treinar gestores e recrutadores;
- Utilizar um software que auxilie na triagem;
- Se necessário, planejar programas de indicação.
3. Realizar uma entrevista bem estruturada
Com um roteiro de perguntas bem elaborado e aplicado igualmente entre os candidatos, uma entrevista bem estruturada já é garantida. Isso possibilita uma maior imparcialidade e objetividade na avaliação das respostas das pessoas, no momento da entrevista.
Também existem as entrevistas semi-estruturadas e desestruturadas, portanto, cada formato é indicado conforme a realidade da empresa.
Algumas pesquisas apontam que o preparo da entrevista possui grandes chances de aumentar a assertividade de contratação de funcionários.
4. Realizar uma análise de indicadores de recrutamento e seleção para a construção de um recrutamento inteligente
Os indicadores de desempenho em gestão de RH são recursos importantes a serem levados em consideração, na hora de avaliar a gestão e o desenvolvimento de uma organização.
Através dessas ferramentas, a gestão de RH consegue identificar o que está indo bem ou não, quais são os méritos que estão funcionando e os pontos que podem ser melhorados, para garantir o aproveitamento do quadro de funcionários.
5. Definir uma faixa salarial
Mesmo que a organização já possua um departamento de cargos e salários, no processo de recrutamento e seleção é fundamental determinar o salário para aquele cargo que está sendo ocupado.
Por fim, é aconselhável realizar boas pesquisas em relação ao mercado e oferecer uma remuneração que coincida com a formação e as competências dos candidatos. Caso esse processo não seja efetuado, as chances da empresa perder um excelente profissional para outras oportunidades financeiras, são grandes.
Como otimizar o processo de recrutamento e seleção?
Quando se define alguns padrões e metodologias para as vagas, a otimização dos processos seletivos se tornam mais eficientes.
Esses padrões consistem em fases pelas quais os candidatos à vaga passarão. Dessa forma, você garante agilidade e imparcialidade durante todo o procedimento.
Além disso, outro ponto de extrema importância é saber usar a tecnologia e sistemas de gestão de vagas. Sendo assim, a fim de otimizar o recrutamento e seleção, procure criar fases de triagem com avaliações comportamentais e técnicas.
Informatize as divulgações de vagas, recebimento de currículos, o envio de feedbacks sobre as etapas do recrutamento e seleção e, por fim, o agendamento de entrevistas e dinâmicas.
O mercado de trabalho oferece diversas opções para as divulgações de vagas em sua empresa. Utilize os sites e as redes sociais durante o processo de organização de recrutamento e seleção de candidatos.
A promoção de políticas de indicação interna é outra opção de ferramenta que pode ajudar na otimização do processo de recrutamento e seleção, aumentando as possibilidades de encontrar o candidato ideal.
Por fim, outro fator que pode contribuir com a gestão de RH no processo de recrutamento e seleção, é a terceirização de algumas atividades. Além de aumentar a competitividade no mercado de trabalho, ajuda a reduzir despesas. As organizações estão buscando cada vez mais novas formas diferentes de atrair novos talentos.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda. E facilite a sua gestão!
- Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
- Conheça um dos melhores softwares de gestão de processos. Crie uma conta gratuita no Pipefy e comece a usar hoje mesmo.
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.