Tão importante quanto gerar leads é a organização de vendas para que a gestão de oportunidades se torne mais eficiente e realmente converta nos números que a sua empresa precisa para continuar em crescimento.

Nesse sentido, você irá aprender neste artigo como utilizar uma ferramenta intuitiva e prática para criar não só um sistema CRM eficiente, como também conseguir fazer a gestão de vendas de oportunidade de maneira adequada. Boa leitura!

Mas, o que é gestão de oportunidades?

Antes de entender o que é a gestão de oportunidade, é preciso entender o conceito de oportunidades de negócio.

Em resumo, oportunidades de negócio (ou leads) podem ser definidas como um grupo de pessoas ou negócios que entraram em contato, ou foram contatadas por você ou pela sua equipe de vendas e marketing, e têm potencial para se tornar um cliente.

Este grupo de pessoas ou negócios são a base do seu setor comercial, e é sobre esses potenciais consumidores que as suas equipes focam todos os seus esforços.

A geração de leads pode ser realizada de diversas formas. A mais comum e a mais utilizada é por meio de campanhas, conteúdo relevante e o trabalho constante de sua equipe de marketing.

Ou seja, a sua equipe divulga suas soluções, serviços ou produtos em redes sociais, canais de comunicação, através da criação de ações ou por meio de conteúdo de qualidade: as chamadas iscas digitais.

Já a gestão de oportunidade pode ser definida a partir do processo de identificação, comunicação e análise de pessoas dispostas a conhecer os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, até a conclusão e fechamento da venda.

Além disso, esse processo envolve o acompanhamento do ciclo de vendas, do início ao fim.

Levando estes conceitos em consideração, a sua empresa investe em um processo de vendas efetivo? A sua equipe aproveita todas as oportunidades de vendas? Como é realizada a gestão de oportunidades do seu negócio?

Continue lendo, pois, no próximo tópico iremos explicar qual a importância em ter essas respostas na ponta da língua.

Importância da gestão de oportunidades

funil de vendas - gestão de vendas de oportunidade

Muitas empresas ainda sentem dificuldades em realizar um controle apropriado sobre as oportunidades de negócio. Tudo começa a partir de uma definição de processos eficientes.

O primeiro passo é entender como os leads funcionam, organizar toda a sua carteira de clientes, verificar quem são os potenciais clientes, e quais não são. Assim, você consegue ir atrás de mais leads, sem precisa focar em processos ineficientes e que não funcionam. Ou ainda, sem precisar investir mais recursos humanos e financeiros.

Mas, porque é tão importante avaliar tudo isso antes de apostar em campanhas?

Entendemos que nem todas as oportunidades de negócios são iguais. Cada qual possui  determinadas necessidades, assim como as pessoas que chegam até sua empresa. Nesse sentido, concluímos que nem todo lead é qualificado para se tornar um cliente.

Isto porque sua solução pode não se encaixar em suas necessidades, ou, porque, apesar dos seus esforços, o cliente escolheu a solução do concorrente.

E quando você opta por alimentar processos ineficientes ou motiva uma equipe despreparada a focar nestes leads incompatíveis, o resultado tende a ser negativo. Assim, perdendo todo o tempo da equipe e, consequentemente, recursos valiosos da empresa.

Nesse sentido, é de extrema importância que você realize em sua empresa uma gestão de oportunidades apropriada, desde o início até o fechamento do negócio.

Como fazer a gestão de oportunidades de maneira adequada?

Como fazer a gestão de oportunidades

Como dissemos, a gestão de oportunidades é um processo que envolve algumas etapas, tais como:

  • Captação de leads.
  • Alimentação e nutrição dos leads a partir de conteúdos e informações relevantes.
  • Avaliação de leads, buscando aqueles que estão aptos ou não aptos a serem clientes.
  • Por fim, a conversão de leads, sendo a última fase da gestão de oportunidades. Ou seja, a fase mais delicada e que exige rever todo o relacionamento durante o processo, para então conseguir atender às expectativas e necessidades do cliente.

Encontramos informações que quanto mais leads, mais conversão teremos. Em contrapartida, de nada adianta ter milhares de pessoas na sua lista, se você não investir em organização ou em uma estrutura apropriada.

Por isso, antes de pensar em estratégias que vão captar mais leads, é preciso organizar e estruturar as oportunidades de negócios. Nem sempre para aumentar as vendas, é preciso aumentar os investimentos ou aumentar a equipe. Muitas vezes é preciso apenas aproveitar melhor as oportunidades.

Aprenda na prática

Existem diversas ferramentas capazes de te ajudar nesta tarefa. A que vamos apresentar hoje a você é o Pipefy. Com este aplicativo você consegue receber leads. Bem como fazer a gestão de oportunidades de maneira apropriada, e muito mais. São muitas possibilidades em um só lugar.

Para ilustrar esta dica, Mauricio Aizawa preparou uma vídeo-aula incrível para você. Neste vídeo ele ensina, de maneira prática, como facilitar os seus processos, como organizar todas as informações de leads no Pipefy. Além disso, ele demonstra como é possível realizar a gestão de oportunidades através do Pipefy.

Ficou interessado? Assista o vídeo a seguir para aprender:

Em conclusão, que tal contar com a ajuda do Pipefy para facilitar os seus processos de vendas? Clique aqui e comece a utilizar a ferramenta gratuitamente.

Por fim, o conhecimento não para por aqui

Toda semana preparamos conteúdos de qualidade para trazer mais praticidade a sua rotina. Dessa forma, leia também:

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário com a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática nas redes sociais. Estamos presentes no Instagram. Também disponibilizamos vídeos com conteúdo bacana em nosso canal no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Crie uma conta gratuita no Pipefy – Clique aqui para começar hoje mesmo
  2. Curso – Organize a sua Rotina Pessoal e Profissional  
  3. Torne-se mais produtivo – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.