É importante reforçar que um bom trabalho em equipe contribui diretamente com o sucesso do seu negócio. Porém, nem sempre essa colaboração é conquistada de forma fácil. Para trabalhar bem em equipe, os colaboradores precisam ter e desenvolver habilidades sociais e comportamentais. Assim, podendo atuar em conjunto, aumentar a produtividade, e criar o engajamento necessário. Além disso, eles precisam contar com ferramentas e técnicas que contribuem com a comunicação, por exemplo.
Pensando nisso, separamos aqui uma lista com dicas úteis para melhorar o trabalho em equipe. Vamos revelar o segredo dos times de alta performance. Então, boa leitura!
Trabalho em equipe: 5 dicas para um time de alta performance
Você sabe que a empresa sempre vai buscar pelas melhores práticas e alternativas para alcançar os resultados desejados. E já faz um tempo que a capacidade de trabalho em equipe é uma das características mais importantes de todo profissional de sucesso.
No entanto, não depende apenas do profissional. Fatores como clima, engajamento e recursos necessários podem contribuir positivamente para um time de alta performance. Assim, algumas dicas são fundamentais para manter a sua equipe sempre focada e engajada. Então, confira a seguir as 5 dicas que separamos para você!
1. Invista em uma comunicação eficaz e sem ruídos
A comunicação pode ser a base para um bom trabalho em equipe, pois é importante que os membros do time se comuniquem de forma eficaz. Falhas na comunicação podem levar a mal entendidos, assim, gerando erros, perdas na qualidade da produção, além de diminuição da produtividade.
Um bom diálogo, pelo contrário, é capaz de estimular o engajamento entre os profissionais. O que contribui diretamente para a formação de uma equipe de alta performance, e esse é só o primeiro segredo!
Isso, pois, o respeito e o reconhecimento de suas limitações faz com que todos da equipe se ajudem na hora de solucionar um problema, ou ajudar outros colegas, por exemplo. Para tornar esse processo de comunicação mais eficiente, é importante desenvolver um sistema de comunicação interna que atenda a todos. Isso pode significar fazer o uso da tecnologia, que disponha de ferramentas como chat, email ou algum aplicativo que facilite a comunicação diária.
Porém, é importante que essa ferramenta seja simples e evite que sua equipe perca tempo tentando entendê-la, ou se distraia com muitas funções. Um bom canal de comunicação ajuda a resolver questões práticas.
2. Distribua as tarefas adequadamente para um bom trabalho em equipe
Em segundo lugar, além da comunicação adequada, é preciso garantir que todos entendam qual é o seu papel em determinado projeto. Para isso, distribuir as tarefas de forma adequada é importante. Afinal, algo que gera insatisfação e baixa produtividade nas equipes é a distribuição incorreta ou incoerente de tarefas e funções.
Pois, alguns membros podem ficar sobrecarregados por causa de uma grande demanda de atividades, enquanto outros podem ficar sem ter ou saber o que fazer. E esses que ficam sem ter o que fazer, poderão sentir que não são relevantes para o grupo, gerando insatisfação e o desejo de procurar por outra empresa, onde serão valorizados. Para tanto, a gestão de tarefas é um passo importante em um trabalho em equipe de alta performance.
A solução nesse caso é a distribuição correta e igualitária de tarefas, em termos de responsabilidades e funções. E para acompanhar isso tudo, é importante adotar uma ferramenta, onde todas as etapas do processo e as responsabilidades poderão ficar disponíveis para consulta.
3. Crie metas específicas de desempenho
Em terceiro lugar, é importante garantir que todos os membros da equipe saibam o que é esperado deles. Ou seja, é preciso criar metas específicas de desempenho, e distribuí-las de forma clara e objetiva para toda a equipe. Assim, todos entenderão a importância de um bom trabalho em equipe e individual para que essas metas sejam atingidas.
Ademais, como todos os integrantes compreendem o valor, a importância e o significado de seu trabalho, a motivação se amplia, podendo potencializar suas habilidades.
4. Qualifique a sua equipe
Um equipe de sucesso é aquela que recebe qualificação constante. Isto é, empresas que estimulam o crescimento profissional e pessoal de seus profissionais, tendem a se tornar mais competitivas. Além, é claro, de criar um maior senso de pertencimento e valorização por parte da equipe.
Outro fator importante é que, todos os dias, novas tecnologias são desenvolvidas e aprimoradas como forma de melhorar e otimizar processos. E isso torna relevante investir na renovação de conhecimentos, em todas as áreas.
Mas, o que eu posso fazer?
Uma forma de estimular esse desenvolvimento é através do treinamento e desenvolvimento. Você também pode ir em busca de fundos para ajudar a financiar os estudos de suas equipes. Ao contribui com essa qualificação, você irá conseguir preparar novas lideranças para o futuro. Assim, potencializando os resultados e aumentando a competitividade do seu negócio no mercado.
5. Invista na tecnologia para um bom trabalho em equipe
Por fim, quais são as ferramentas essenciais para que os seus profissionais desempenhem um bom trabalho? Ou ainda, quais ferramentas são utilizadas para facilitar a comunicação e o acesso à informação?
Com o avanço da tecnologia, atualmente os profissionais estão contando com as melhores ferramentas do mercado para otimizar o trabalho em equipe. Além de aumentar a produtividade da equipe. Essas ferramentas, se usadas da forma correta, podem:
- reduzir o tempo da produção;
- aumentar a qualidade da entrega dos produtos ou serviços;
- e aumentar o lucro.
Além disso, é capaz de aumentar a satisfação da sua equipe. Pois, você se importa com a facilidade de como eles vão realizar suas atividades diárias. E todos podem acompanhar o andamento do projeto, fazendo com que se sintam parte de algo muito maior, promovendo o engajamento e o senso de pertencimento na equipe.
Quer aprender o exato passo a passo para organizar os projetos, melhorar as rotinas que envolvem o trabalho em equipe?
Com o nosso curso gestão de projetos com Asana, você irá colocar em prática todos esses segredos dos times de alta performance. Pois, você terá uma ferramenta ideal para:
- comunicação;
- organização das etapas;
- otimização dos processos;
- e muito mais.
A partir do curso, você vai aprender tudo isso, mesmo que nunca tenha usado um programa de gestão!
O que você achou desse conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. E não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Além disso, tenha acesso a mais conteúdos como este na página do Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar com o Evernote!
- Aprenda como organizar sua vida pessoal e profissional com o Evernote.
- Quer aprender a organizar as tarefas da equipe? Então, acesse o curso gestão de projetos com Asana. Aprenda a otimizar as etapas do processo em poucas horas.
- Está com dificuldades para organizar sua agenda? Não se preocupe! Pois, nós temos o treinamento ideal para você.
- Curso de organização: aprenda as melhores práticas para render até 2x mais.