Todos nós sabemos que os clientes são essenciais para o lucro e o sucesso das empresas. Entretanto, é comum algumas organizações não investirem no relacionamento com os seus clientes, estratégia fundamental para o sucesso dos seus negócios. Principalmente em um mercado tão competitivo como o atual. Desse modo, as ferramentas de CRM são importantes para a gestão do usuário, criando processos que facilitam as atividades nesse setor. Por isso trouxemos mais sobre esse assunto. Entenda um pouco mais sobre essa metodologia. Boa leitura!
O que é uma ferramenta de CRM?
Em primeira lugar, a sigla CRM tem o significado de Customer Relationship Management. Que, em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em outras palavras, a ferramenta CRM envolve os processos de pessoas, negócios e tecnologias para conseguir atrair mais clientes para a empresa. Além, é claro, de manter os clientes já existentes.
Essa estratégia é utilizada pelas empresas para:
- Conhecer os desejos e comportamentos do cliente;
- Organizar e automatizar os diversos processos da empresa;
- Aumentar os lucros e, claro;
- Diminuir os custos e os gastos que não são necessários.
Quando falamos da CRM ferramenta estamos nos referindo ao sistema CRM. Ou seja, ferramentas que ajudam na:
- gestão de marketing;
- vendas;
- gestão de contato com o cliente;
- produtividade;
- entre outras maneiras.
Além disso, essas atividades conseguem automatizar as informações sincronizadas de:
- marketing;
- atendimento direto;
- vendas;
- contratos fechados;
- suporte técnico e;
- outros dados importantes para satisfazer e, assim, conseguir fidelizar contato e cliente.
Qual é o intuito de uma ferramenta de CRM?
Após entender o que são ferramentas de CRM, está na hora de aprender sobre seus objetivos. Portanto, essa estratégia permite automatizar alguns serviços e que eles sejam realizados, por exemplo:
- marketing;
- serviço ao cliente;
- vendas;
- recrutamento e;
- outras opções de negócio.
Assim, fazendo a gestão das interações internas e externas da empresa. Com isso, você consegue armazenar dados sobre contato, cliente, identifica as oportunidades de venda, registra o problema de serviço. E ainda, a gestão das campanhas de marketing.
Por isso, pode ser usada por qualquer empresa, além de permitir a colaboração e aumento da produtividade. Nesse sentido, todos podem ver quando um usuário realiza uma compra, quando pagou, com quem comunicou, entre outras funções. O CRM é fundamental para ajudar sua organização a crescer de maneira eficiente e organizada. Além de ajudar a automatizar os processos.
3 melhores ferramentas de CRM para organizar o contato com o cliente
1. CRM operacional
Entre os sistemas de CRM disponíveis estão os operacionais. Ou seja, ferramentas que tem a finalidade de servirem como canais de relacionamento com o consumidor, por exemplo, o suporte técnico. Além disso, é possível realizar e automatizar algumas funções, como:
- envio de e-mails;
- verificar com quem o cliente se comunicou;
- bem como, acessar as informações sobre o usuário.
2. CRM Analítico
Em segundo lugar, este CRM tem o objetivo de realizar a análise das informações e dados coletados pelo operacional. Desse modo, é possível saber como foram realizadas:
- as vendas;
- as comunicações;
- os contato e suporte com cada cliente;
- como também observar gráficos e tabelas que podem ser essenciais nas decisões futuras da sua empresa.
Após esses processos, você consegue desenvolver conhecimentos com a finalidade de identificar as tendências e necessidade do cliente pelo acompanhamento de suas características e hábitos. Automatizar processos assim, sem dúvidas, é mais produtivo para a sua empresa.
3. CRM colaborativo
Por fim, este está entre CRM mais conhecidos. Portanto, é responsável pelo desenvolvimento de valor do cliente, pelo conhecimento das necessidades e interação.
Além de automatizar os processos, essas três etapas trabalham com outros recursos, por exemplo:
- Funil de vendas: acompanhamento das atividades de decisão do cliente;
- Integração das redes sociais: identifica informações e possíveis oportunidades de contato nas redes sociais;
- Controle de oportunidades: controla negociações e contratos da sua empresa;
- Elaboração de relatórios: os dados são transformados em relatórios e disponibilizados aos demais departamentos, e;
- Colaboração: trata-se da integração dos setores da sua organização.
5 pontos que você deve considerar na hora de escolher uma ferramenta de CRM
A seguir, selecionamos 5 pontos relevantes e que você deve considerar ao escolher a melhor ferramenta de CRM para a sua empresa. Confira:
1. Empresas pequenas
Com o avanço da tecnologia, principalmente das nuvens, já faz tempo que essas ferramentas deixaram de ser a solução apenas para grandes organizações. Por exemplo, um software de CRM. Desse modo, essas estratégias também podem ser úteis nos pequenos negócios.
Esse mecanismo ajuda que a sua equipe possa avaliar o melhor desempenho por meio de análises sobre o método de vendas utilizado. Além disso, existem softwares de todos os preços. Portanto, o que realmente importa é a preocupação da sua empresa em relação à excelência no relacionamento com o seu consumidor.
2. Usabilidade
É importante saber que as ferramentas CRM são para uso do vendedor e, assim, ele é o usuário que utilizará o sistema com frequência. Por isso, verifique se a plataforma possui mecanismos simples e práticos para que o colaborador não encontre dificuldades na hora de realizar o serviço. Por exemplo, as plataformas no estilo planilha costumam facilitar o dia a dia do vendedor.
3. Relatórios de estratégias de ação
Em terceiro lugar, é essencial que o vendedor entenda que o CRM não é apenas um software para registro de dados e informações. Pois, será necessário verificar e analisar relatórios que levem a criação de estratégias de venda e tomadas de decisão. Sendo assim, é importante mostrar em cada treinamento como ele pode aumentar as suas comissões e vendas ao utilizar essas ferramentas de maneira correta. Bem como, mantendo o foco em estratégias de contato para melhorar o relacionamento com o seu cliente.
4. Suporte
É comum surgirem algumas dúvidas sobre o sistema no início do processo. Portanto, é fundamental escolher ferramentas CRM que atendam as suas necessidades, como também possuam equipe capacitada para auxiliar via e-mail e telefone. Desse modo, priorize as organizações que não realizam processos de automatizar o contato com o cliente. Ou seja, pessoas atendem pessoas.
Além disso, FAQs, tutoriais em vídeo e outras ferramentas podem ser fundamentais para solucionar problemas que possam surgir durante os procedimentos de CRM.
5. Conteúdos extras
Por fim, é importante verificar se o software que você escolheu possui conteúdos que possam desenvolver o seu conhecimento de forma geral. E, como consequência, melhorar as suas habilidades nessas ferramentas. Por exemplo, vídeos explicativos com dicas e técnicas de venda. Os sistemas CRM são essenciais para a criação de uma equipe profissional no segmento de vendas.
Ademais, algumas outras dicas podem ser úteis durante esse processo, como:
- analisar a plataforma online;
- verificar se o software de CRM é adequado para o seu sistema;
- prestar atenção nas cobranças e;
- sempre buscar as melhores ferramentas para a sua empresa.
Enfim, o sistema CRM é essencial para a sua empresa, pois garante os melhores resultados. Além disso, é importante no processo de fidelização dos seus clientes. No entanto, para isso acontecer, é necessária a criação de uma cultura organizacional com foco no bom relacionamento. Este pode contar com a ajuda de ferramentas de CRM. Além do mais, há outras modalidades que podem ajudar a sua empresa, por exemplo, o sistema evernote CRM. Que é ideal para o desenvolvimento da sua empresa e sucesso nos seus negócios.
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