A organização de trabalhos e atividades pode ser feita digitalmente por meio de aplicações e programas que auxiliam na tarefa de separar compromissos, reuniões e deveres em páginas e arquivos distintos. Uma das opções que está cada vez mais conhecida, é a plataforma Asana. Esta, por sua vez, é muito utilizada em empresas e por equipes de Marketing devido aos seus benefícios e ferramentas de gestão de tarefas.
![você sabe o que é Asana](https://organizenapratica.com.br/wp-content/uploads/2021/02/voce-sabe-o-que-e-Asana-1024x683.jpg)
Dessa forma, entenda um pouco mais sobre o Asana e suas funcionalidades. Bem como, de que maneira a ferramenta pode contribuir com a organização da sua rotina e com a sua produtividade diária no trabalho!
Sobre o Asana
Em resumo, o Asana é um software que foi desenvolvido em 2008. A princípio, ele foi lançado de forma gratuita em 2011, e iniciou a parte comercial de vendas somente no ano seguinte.
Sua principal função é auxiliar e somar a produtividade de equipes por meio da gestão de tarefas. Além disso, a plataforma funciona como uma agenda individual ou coletiva e possui a versão gratuita e a Premium para acesso.
Principais funcionalidades
De maneira geral, a plataforma Asana serve para que você possa acompanhar o status dos seus projetos cadastrados. E isso é possível em cinco visualizações diferentes. Tais como: listas, calendário, progresso, conversas e arquivos. Neste último, é onde fica armazenado todos os documentos e referências que podem ser usados por times e equipes de uma empresa. Assim, tornando a organização de um projeto coletivo mais compacta e de fácil acesso.
Já o calendário serve para construir cronogramas em uma linha do tempo formada por eventos que estão mais próximos de ocorrer, para que você não os esqueça. As listas e conversas permitem a comunicação entre equipes e a organização de tarefas. O que torna o trabalho mais colaborativo entre os envolvidos.
Além disso, uma utilidade que merece ser destacada é a integração de plataformas de comunicação e armazenamento de arquivos. Como, por exemplo, o Gmail, Google Agenda, Office 365 e One Drive, em um só lugar. Assim, coordenando as diferentes vertentes do trabalho e melhorando a produtividade no setor, tudo isso com uma só plataforma. Ainda é possível:
- criar estágios de um projeto;
- delimitar suas etapas e;
- permitir seu acompanhamento por outros colaboradores, alinhando as funções de cada participante do time.
O software possui três planos pagos para utilização, são eles:
- o pacote Premium: que traz novidades como cronogramas, apresentação de painéis, formulários, buscas avançadas e geração de relatórios;
- o pacote Business, com recursos como portfólios, gestão de recursos, personalização de formulários, provas e anotações;
- e o pacote Enterprise, que fornece segurança, controle de suportes adicionais, SAML, adição e remoção de usuário, controles de anexos, exportação de dados e outros recursos.
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![layout asana](https://organizenapratica.com.br/wp-content/uploads/2021/02/layout-asana-1024x655.jpg)
Benefícios do Asana
É fácil notar que, com a quantidade de funcionalidades em um programa como o Asana, a produtividade da equipe aumentem bastante. Isso porque é possível emitir desde relatórios automáticos de todo o progresso da criação de um projeto até sua conclusão, o que facilita o trabalho de todos os membros. Ou seja, Asana torna a gestão de um projeto mais eficiente com a sua automatização e otimização de ferramentas.
Além disso, é uma plataforma que:
- Integra a maioria dos sistemas utilizados em sua rotina.
- Conecta as funções de uma empresa em suas respectivas atividades.
- Economiza tempo com a organização que o próprio layout disponibiliza.
- Bem como designa a responsabilidade de cada atividade de um negócio, e muito mais.
Gestão de Projetos com Asana
Em conclusão, para saber mais sobre a organização do seu tempo, sobre responsabilidades e ainda aumentar a produtividade utilizando o Asana, confira o curso que a Organize na Prática oferece sobre o software.
Por meio dele, você irá aprender muitas funções, tais como:
- Ter visibilidade dos status das tarefas.
- Otimizar a comunicação de equipes e centralizar discussões.
- Eliminar o problema de tarefas.
- Encontrar documentos e arquivos de um projeto.
- Usar os layouts disponíveis para novos propósitos;
- E encontrar redundâncias e ineficiências nos processos. O que simplifica a ocupação de um departamento, por exemplo.
Além disso, no curso Gestão com Asana, é possível:
- Criar um status de projeto semanal sem esforços.
- Desenvolver relatórios personalizados com o andamento das tarefas.
- Organizar o status das atividades por mês.
- Avaliar a dependência de projetos e antecipar resoluções de problemas.
- Definir modelos de projetos.
- Ganhar agilidade.
- E ainda configurar tarefas únicas para múltiplos projetos.
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MATERIAIS DE REFERÊNCIA
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