Se a sua empresa quer saber como melhorar o atendimento ao cliente, isso já é um bom sinal. O cliente é parte essencial de um negócio e mantê-lo satisfeito é o caminho mais rápido para o sucesso. Afinal, quando essa pessoa se sente bem em um estabelecimento, a chance dela voltar e recomendá-lo para outras pessoas é bem maior. E não tem propaganda melhor para a sua empresa do que um usuário feliz com os seus serviços. Por isso, confira a seguir métodos para melhorar seu atendimento e fidelizar clientes, como criar um formulário no Google.
Como melhorar o atendimento ao cliente?
Existem alguns princípios básicos do atendimento ao cliente que todo empreendedor e vendedor deve conhecer. O principal deles, sem dúvidas, é a educação. Você voltaria em um lugar onde foi maltratado? Não, né? Nem seu cliente! Pois, as pessoas gostam de se sentir importantes, por isso é preciso tratá-las bem, a fim de que se sintam assim.
Além disso, manter a organização em tudo o que se refere ao relacionamento com o cliente é essencial para fidelizar essas pessoas e torná-las multiplicadoras da marca. Uma vez que você tem os processos da sua empresa alinhados e bem organizados, fica muito mais fácil ser produtivo na hora de relacionar-se com aqueles que têm interesse em seu produto.
Por isso, confira a seguir dicas de como relacionar-se da melhor forma com seus clientes por meio da organização de processos.
Como melhorar o atendimento ao cliente: alinhe a linguagem da equipe
É importante que a comunicação de toda a equipe esteja alinhada. Assim, não corre o risco do cliente receber informações divergentes e acabe tendo uma visão errada da empresa. Essa linguagem precisa estar de acordo com os valores da companhia. Atentar-se a isso vai fazer com que as pessoas tenham mais confiança em sua marca.
Além disso, é interessante que todo o time de relacionamento esteja trabalhando na mesma sintonia, de modo que todos tenham acesso a todas as informações coletadas em contatos anteriores com o cliente. Dessa forma, a empresa deixa uma boa impressão e, consequentemente, fideliza o público.
Responda todas as solicitações e chamados
Responder às solicitações e aos chamados dos clientes demonstra o comprometimento da empresa. Quando você ignora ou trata com descaso alguma reclamação, a possibilidade do cliente continuar com você e, até mesmo, recomendá-lo para outros é quase nula. Por isso, mostre que a companhia se importa com a satisfação do consumidor. Bem como, está disposta a resolver qualquer questão que afete a experiência do cliente com o produto ou serviço.
Por esse motivo, é interessante contar com um sistema de organização para reclamações, dúvidas e sugestões. Assim, sua equipe não deixará passar nada. Se você recebe reclamações via e-mail, Instagram e pessoalmente, por exemplo, pode utilizar um software para te ajudar. Como o Evernote, por exemplo, que possibilita reunir tudo em um só lugar e deixar ao alcance de todo o time.
Faça a gestão correta dos relacionamentos
Gerir corretamente os relacionamentos com seus clientes significa acompanhá-los em toda a jornada de consumo. E, para isso, é necessário organizar bem todas as informações que são devidas a essas pessoas. Como: dados de contato, etapa do funil, documentação, bem como sugestões e reclamações.
Softwares como o Evernote são excelentes para auxiliar nessa organização, uma vez que é possível reunir todas as informações em um só lugar. Além de permitir o acompanhamento de todos da equipe, o que ajuda na integração de processos e na consequente melhora dos resultados da companhia.
Como o Evernote pode ajudar na gestão de clientes?
Por falar em Evernote, o software de organização é uma ferramenta excelente para auxiliar na construção de relacionamento com os clientes. Com ele, é possível reunir todas as informações referentes a cada pessoa interessada em seus produtos.
Ao usar o Evernote, você elimina a necessidade de ficar buscando informações aleatórias em várias fontes. Em vez disso, tudo fica reunido em um só lugar. Dessa forma, basta apenas alguns cliques para encontrar o que precisa.
Isso, além de economizar o tempo e energia da equipe, faz com que as pessoas tenham uma boa impressão da empresa. E ainda, percebam que os processos são muito bem organizados, visto que elimina o risco da perda de informações importantes e a consequente insistência para que os clientes forneçam os mesmos dados novamente.
Ainda, é possível categorizar as notas no aplicativo com etiquetas, o que facilita ainda mais na hora de encontrar qualquer informação. Também, a facilidade de integrar o software com o e-mail ajuda em diversas situações.
Como criar um formulário no Google pode ajudar no atendimento ao cliente?
O Google Forms é outra ferramenta que auxilia na organização de informações. Por meio dela, é possível coletar os dados dos clientes para armazená-los posteriormente. Então, por ser gratuita e de fácil utilização, ela é muito indicada. Principalmente para quem está começando a se organizar nesse sentido.
Com o Google Forms, é possível desde coletar inscrições para um evento, até criar um formulário para atendimento ao cliente. A plataforma oferece diversas opções de personalização e é bastante versátil. Além disso, também é possível configurá-la para receber notificações no e-mail cada vez que alguém preencher o formulário.
Como criar pesquisa no Google?
Agora, se você quer saber como criar pesquisa no Google Forms, a fim de coletar os dados de seus clientes e possíveis compradores, fique sabendo que o processo não é nada complicado. Pelo contrário, a plataforma é bastante intuitiva, por isso não é necessário conhecer muito para criar um formulário.
Primeiro, basta acessar a página que leva ao Formulários Google. Em seguida, basta clicar em “Ir para o Formulários Google”. Então, é só escolher entre iniciar um formulário em branco ou selecionar um layout pronto. Feito isso, basta personalizar seu formulário da forma que desejar, utilizando as diversas opções que a ferramenta oferece. E você terá uma ferramenta de coleta incrível!
Portanto, agora você já sabe como melhorar o atendimento ao cliente. Também conhece ferramentas para te ajudar nessa tarefa, como criar pesquisa no Google Forms. Assim, basta colocar as dicas em prática. E, se achar necessário, faça um curso de organização pessoal que irá te auxiliar em todas as áreas da sua vida.
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