Você já ouviu falar sobre mapa mental? A princípio, a ideia pode parecer estranha para muitas pessoas, porém, os mapas mentais são ferramentas que muitos utilizam em seu dia a dia sem saber. Além disso, outros não conhecem tal ferramenta, que pode ser muito útil para a organização pessoal, profissional e, principalmente, nos estudos.
Mas o que seria um mapa mental? Desde quando estou usando essa técnica? E por que ela é tão importante para uma pessoa que deseja ser e estar organizada? Pois bem, o mapa mental é uma técnica muitas vezes empregada por professores em sala de aula. Já reparou que as anotações feitas por eles nas lousas possuem um padrão, um determinado tipo de organização. Pois é isso que é um mapa mental, um tipo de distribuição de anotações que facilitam a hora dos estudos ou até mesmo a organização de tarefas no decorrer do dia.
Ainda não entendeu? Então, a seguir, saiba o que é mapa mental, confira exemplos, ferramentas para criar mapas mentais e tudo sobre mapa mental de plano de negócios.
O que é um mapa mental?
s mapas mentais, também conhecidos como mapas da mente, são ferramentas extremamente eficazes para organizar a vida. Pois, com eles, é possível colocar ideias em ordem e visualizar as coisas de uma maneira simplificada, o que facilita qualquer tomada de decisão. Por isso, cada vez mais pessoas estão trazendo esse método de organização para suas vidas, abusando de diferentes exemplos de mapa mental.
Além disso, é uma ferramenta que incentiva a criatividade, traz clareza para processos de tomada de decisões e contribui para um aprendizado rápido e eficaz. Outro ponto positivo do mapa mental é que ele pode ser feito de diversas maneiras, permitindo que qualquer pessoa crie seu mapa e compreenda determinados temas e assuntos.
Ele pode ser utilizado por estudantes, para a organização de ideias e temas relevantes para provas. Pode ser utilizado no dia a dia, como uma maneira de organizar atividades e tomar decisões. Ou no local de trabalho, para organizar suas tarefas, criar projetos, tomar decisões de negócios e realizar outros tipos de análises.
Veja exemplos de mapa mental
Mapas mentais não são nada além do que um jeito mais dinâmico de anotar coisas e organizar suas ideias. Acontece que, ao invés de utilizar um bloco de notas ou qualquer outro método convencional de anotação, o mapa oferece a oportunidade de apostar em formas, cores e linhas dinâmicas, a fim de tornar o processo mais agradável e eficaz para o cérebro.
Agora que você já sabe o que é um mapa mental, serão explicados a seguir alguns exemplos de mapa mental para que você comece a ter uma ideia de como funciona a organização com esse método. Confira!
Mapa mental de estudos
Existem vários tipos de mapas mentais de estudos. São três as principais formas que eles podem ajudar os estudantes: na criação de uma rotina diária de estudo, na preparação para alguma prova e na revisão de matérias escolares.
Para cada necessidade é possível fazer um mapa, a única exigência é adaptá-lo de acordo com a demanda. Se for para a organização de uma rotina de estudos, por exemplo, o foco será no tempo e nas matérias que você precisa estudar. Por outro lado, se o objetivo for estudar para um teste, todo o mapa será desenhado para ajudar na memorização dos tópicos necessários.
Mapa mental de negócios
Também existem várias aplicações para o âmbito profissional. Seja para preparar uma apresentação de resultados ou organizar reuniões. Sendo assim, esse método pode servir com excelência para empresas, empresários e colaboradores
Mapa mental de organização pessoal
Em terceiro lugar, os mapas mentais de organização pessoal são ótimos para quem quer colocar ordem na rotina, atingir grandes objetivos ou até mudar hábitos diários. Organizar a vida não é uma tarefa fácil. Mas, ferramentas como os mapas mentais e o Google Agenda facilitam muito o trabalho. Inclusive, se você estiver pensando em transformar de vez sua rotina, fazer um curso de Google Agenda poderá facilitar o processo.
Descubra como fazer um mapa mental em 5 passos
Depois de entender o que é um mapa mental e conhecer ferramentas que auxiliam na criação, você descobrirá como fazer um mapa mental. A seguir, serão explicados os cinco passos necessários para organizar a vida utilizando esse método.
1. Defina seu objetivo com o mapa
O primeiro passo é decidir aonde você quer chegar com seu mapa e o que irá fazer para alcançar isso. Todas as informações que irão para o mapa precisam estar claras na sua cabeça. Assim, você irá garantir que as informações sejam passadas com o máximo de exatidão para o papel ou aplicativo.
2. Crie um título
Feito isso, crie um título para seu mapa mental. Ele ficará localizado no meio e deverá resumir o objetivo do todo. É a partir dele que as outras informações serão relacionadas. Por exemplo: se você precisar se organizar para apresentar os resultados da estratégia de marketing “x” para sua equipe, o título ideal para o mapa nesse caso seria “Resultados da estratégia de marketing ‘x’”.
3. Trace as linhas
Com o objetivo central bem definido e posicionado, o próximo passo é começar a traçar as linhas do seu mapa. Elas devem partir do centro e os termos que as representam precisam funcionar como subtópicos do assunto principal. O ideal é que seja escrita somente uma expressão para cada traço, a fim de que não vire bagunça. Poderá surgir, ainda, a necessidade de criar subtópicos dos subtópicos, tudo vai depender do tipo de mapa que está criando.
4. Dê seu toque pessoal
Terminado isso, é hora de fazer uma das coisas que torna os mapas mentais mais especiais: adicionar cores, desenhos e figuras. As cores são importantes porque servem para diferenciar e destacar informações em seu mapa, assim como deixá-lo mais alegre e dinâmico. Já as figuras e imagens podem deixar o trabalho mais lúdico e facilitar a identificação de alguns itens.
5. Continue trabalhando no mapa
Por fim, continue trabalhando no mapa. O mapa mental não é algo que, necessariamente, fica pronto. Dependendo do motivo pelo qual foi feito, ele pode durar anos até que a pessoa decida que não precisa mais daquilo.
Quando listamos os exemplos de mapa mental, estava entre eles o de organização pessoal. Os modelos que seguem essa perspectiva são os que têm a maior chance de sofrer alterações, visto que a maioria se trata de rotinas e ideais de vida. Então, é necessário manter os mapas organizados e atualizados à medida que as novidades forem surgindo. E, se você ainda sentir que precisa de ajuda para organizar a vida, considere fazer um curso de organização.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios pode ser descrito como o mapa mental de uma empresa, mais precisamente de um novo negócio ou de um novo projeto para seu negócio. Em resumo ele é um documento, criado para traçar planos e estratégias que irão permitir que tal negócio surja. Nele, serão adicionados todos os tipos de informações pertinentes, que possam contribuir para a organização de sua ideia.
É por meio de seu plano de negócios que você irá mensurar suas ações, ponderar o que deve ser feito ou não, criar metas, estipular prazos, entre outros pontos. Lembre-se, o objetivo é pôr no papel o caminho que será seguido para a abertura de um negócio.
Sem esse tipo de planejamento, ou seja, desse mapa mental de negócios, o empreendedor não possui objetivos iniciais para sua empresa e, consequentemente, não consegue medir seu sucesso e se suas metas foram cumpridas. Além disso, sem um plano, ele terá dificuldade em tomar decisões iniciais.
Como fazer um mapa mental de negócios eficiente?
Um mapa mental de negócios é feito da mesma forma que qualquer mapa mental. O primeiro ponto é definir um tema, mais especificamente sobre o que irá tratar aquele mapa. Por exemplo, se você está abrindo um novo negócio, o tema será seu novo negócio e o ramo no qual ele está envolvido. Exemplo, uma fábrica de bolos.
Após definir o tema, é preciso criar um resumo do seu negócio. Ou seja, sobre o que ele irá se tratar, qual o objetivo com isso, como será feito. Lembre-se que é apenas um resumo, então por enquanto não há a necessidade de especificações. Seja direto e objetivo. Um estudo de mercado pode lhe ajudar a criar seu resumo, além de ser necessário para as etapas posteriores.
Em seguida, pense na empresa em si, como por exemplo quem serão os sócios, qual será a localização dela, qual será sua tributação, entre outros pontos. Após pensar na empresa, está na hora de pensar no produto. Qual será o seu produto? Para que ele irá servir? Por que as pessoas irão comprar o seu produto e não o de outra empresa? Qual seu valor e seu preço? Quais suas vantagens? Entre outras perguntas do gênero.
Em seguida, pense na estratégia que irá seguir, ou seja, o que irá fazer para abrir sua empresa, se destacar com ela e se manter após a abertura. Depois, pense nas atividades necessárias para conseguir abrir e se manter e, em seguida, pense no custo de todo o seu negócio.
Disponibilize todas as informações de maneira que elas se conectem e sejam visíveis para você. Lembre-se que um mapa mental se trata disso, disponibilizar informações e unir ideias no papel, facilitando sua compreensão. O jeito certo de se fazer um mapa mental é o jeito que seu criador irá compreendê-lo.
Exemplo de mapa mental de plano de negócios
Existem três tipos de mapas mentais que podem ser utilizados em um plano de negócios, eles possuem fácil visualização e são fáceis de serem construídos. Todos adicionam a ideia central no meio e permitem que o usuário vá criando conexões a partir dessa ideia central.
O mais recomendado, contudo, é o modelo em linhas. Nesse, a ideia fica no centro da imagem e, a partir dela, você irá puxar os pontos importantes, que já foram citados. Exemplo, resumo do negócio, empresa, produto, entre outros. A partir de cada linha que saiu da ideia central, faça novas linhas, com detalhes sobre aquela conexão. Por exemplo, na fábrica de bolos você colocou que seu produto são bolos, dessa linha você pode adicionar linhas que irão ditar os sabores dos bolos, as qualidades de seu produto, o diferencial de seu bolo, os principais ingredientes, entre outros detalhes.
Lembre-se que o mapa mental deve estar claro para você, com cada conexão fazendo sentido. Além disso, esse planejamento é para você se organizar e compreender quais são suas metas e os caminhos que pode seguir. Não há necessidade de que outras pessoas compreendam seu mapa mental, apenas você.
7 elementos que não podem faltar no mapa mental de negócio
Ao realizar um mapa mental de negócio, existem alguns elementos que são imprescindíveis e que, até mesmo, já foram citados anteriormente. Isso porque para o planejamento de um negócio, alguns pontos não podem faltar, pois se ficarem de fora, podem prejudicar o empreendedor e atrapalhar na realização de suas metas.
Os 7 elementos que não podem faltar no mapa mental de um negócio são:
- 1. Sumário executivo: esse é o resumo de sua empresa, ou seja, trará as informações básicas a respeito dela e que irão auxiliar na condução do mapa mental;
- 2. Empresa: nesse tópico será tratado todos os pontos que envolvem a empresa, desde sua localidade até seus objetivos;
- 3. Produto e serviços: o que você irá vender, ou seja, qual é seu produto? Ou qual é seu serviço? O que o torna único e melhor que os concorrentes?
- 4. Estratégia: como você irá alcançar o que deseja, como se tornará melhor que o concorrente? É preciso traçar uma estratégia para alcançar tais objetivos/
- 5. Marketing: pense em como será o marketing de sua empresa, quais serão suas ações e leve em consideração os 4 P’s: Preço, Produto, Ponto e Promoção;
- 6. Operações: quais as ações que serão tomadas por sua empresa para se estabelecer e se manter no mercado;
- 7. Finanças: o quanto deverá ser investido nesse negócio e de quanto será o retorno. É nesse ponto que o empreendedor toma a decisão de seguir ou não com seu plano de negócios.
Conheça ferramentas para criar mapas mentais
Então, agora que você já tem uma ideia melhor sobre o que é mapa mental, está na hora de conhecer algumas ferramentas que irão ajudar na hora de montar os seus. Sempre tem a opção de utilizar papel e caneta, mas o digital não deve ser descartado. Por isso, abaixo você irá conferir três softwares para auxiliar nessa tarefa:
MindMeister
Em resumo, o MindMeister é um software on-line que trabalha com planos pagos e gratuitos. Com ele, é possível abusar da criatividade e criar mapas coloridos, utilizando diferentes símbolos e estilos. Além disso, quando seu mapa mental estiver pronto, você terá a possibilidade de fazer o download em seu computador, deixar guardado na plataforma ou compartilhar com terceiros.
XMind
Você também consegue criar e personalizar os mapas no XMind de diversas formas. É possível criar os modelos mais variados possíveis com a plataforma. O software conta com duas versões, uma paga e outra gratuita. Além disso, oferece o sistema de armazenamento em nuvem.
Coggle
O Coggle é bastante útil para o desenvolvimento de mapas em equipe. Visto que, com o software é possível editar modelos simultaneamente com outras pessoas. A ferramenta é on-line, gratuita e facilita muito o desenvolvimento de projetos.Agora que já sabe tudo sobre mapa mental, está na hora de baixar uma dessas ferramentas e começar a utilizar essa técnica para organizar a vida!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como organizar a sua rotina de estudos com o Evernote!
- Quer aprender as melhores práticas para organizar os estudos com eficiência? Então, Clique aqui para e saiba mais!
- Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais. Assim, você irá aprender um jeito novo de organizar as suas ideias e melhorar o seu aprendizado.
- Que tal ter acesso a um modelo gratuito de mapa mental, para você começar a colocar em prática hoje mesmo? Então, Clique aqui para baixar!
- Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!