Ter uma vida financeiramente organizada é a base para alcançar muitas metas. Seja para comprar uma casa, fazer um intercâmbio, começar a investir ou, simplesmente, colocar ordem na sua vida, o controle de gastos pode fazer maravilhas. E, a boa notícia é que ele não é esse “bicho de sete cabeças” que parece.
Quer aprender a controlar seus gastos, além de conhecer ferramentas para te ajudar na tarefa? Continue a leitura!
Veja como ter um controle de gastos
Organizar a vida financeira não é uma tarefa extremamente difícil, mas exige dedicação e, talvez, até um curso de organização. Para fazer essa mudança em sua vida, você precisa estar ciente de que algumas modificações serão necessárias, bem como a criação de novos hábitos. Para isso, o foco é uma qualidade indispensável. Assim, confira abaixo algumas dicas para iniciar seu controle de gastos da melhor forma!
Compreenda sua situação financeira
Compreender sua situação financeira significa tomar consciência do seu momento atual e perceber quais são suas dívidas, gastos fixos mensais, metas e seu orçamento para arcar com tudo isso. Por orçamento entenda seu salário mensal líquido, ou seja, aquele que está na sua conta todo fim do mês, já com os descontos.
Colocando na ponta do papel todos os gastos fixos, dívidas, metas e sua renda mensal, será possível olhar para o todo e ter uma visão mais clara da situação, bem como da solução para qualquer crise financeira que esteja acontecendo. Também, é assim que você decide quanto do seu dinheiro do mês já está comprometido e a quantia que sobra para você utilizar até o próximo pagamento.
Anote seus gastos
A segunda dica para organizar a vida com um bom controle financeiro é anotar todos os seus gastos. Encontre um local fixo para registrá-los e faça anotações de absolutamente tudo o que comprar. Dessa forma, você vai conseguir entender o que está acontecendo com seu dinheiro, além de ter uma maior sensação de controle de suas finanças.
É interessante também organizar essas anotações por categorias, como saúde, diversão, alimentação etc. Assim, será possível entender melhor com o que você está gastando e se existe alguma área que está comprometendo muito o seu orçamento mensal.
Livre-se das dívidas
Livrar-se das dívidas é essencial para controlar a vida financeira. Dessa forma, você poderá focar em realizar suas metas sem precisar ficar se preocupando com um nome sujo ou qualquer outro incômodo do tipo.
Claro que isso é mais complicado na prática, às vezes o orçamento está no limite e fica totalmente inviável destinar qualquer quantia adicional para as dívidas. Mas, dê uma olhada nas suas anotações de despesas e veja se não tem nada na lista que poderia ter sido poupado: é provável que você encontre alguns gastos supérfluos. Feito isso, basta se comprometer para que o mesmo não se repita nos próximos meses e direcionar melhor essa quantia. Inclusive, um curso de controle de gastos pode ser muito útil.
Defina metas
Depois de quitar as dívidas, esse dinheiro poupado pode ser direcionado a coisas que você sonha realizar. Trace uma, duas ou três metas, não importa, o interessante é ter um alvo para mirar. Planeje juntar dinheiro para um intercâmbio, comprar uma casa ou sair de férias, por exemplo. Quando você possui um objetivo, a organização sempre tem mais chance de dar certo.
Controle de gastos: conheça 3 aplicativos para organizar suas finanças
Agora que você já sabe por onde começar, abaixo serão listados três aplicativos a fim de ajudar a escolher o melhor app de controle de gastos para sua rotina. Confira!
1. Organizze
Sabe aquele lugar fixo para anotar seus gastos? Então, esse é o Organizze. O aplicativo permite adicionar os ganhos e gastos manualmente, bem como classificar as despesas por categorias, tudo isso no plano gratuito. A versão paga custa R$ 11,90 por mês e permite definir metas de gastos em cada categoria, receber alertas de contas perto da data de vencimento, entre outras coisas.
2. Guiabolso
O Guiabolso pode ser sincronizado diretamente com seu banco, o que exclui a necessidade de você precisar adicionar manualmente sua receita e seus gastos. Além disso, o app de controle de gastos ainda conta com inteligência artificial para oferecer um serviço de conselheiro de organização financeira personalizado.
3. Google Planilhas
O Google Planilhas é uma maneira excelente de organizar a vida, ainda mais quando se trata de controle de gastos. Esse aplicativo é para quem prefere a forma mais tradicional de organização, por meio de planilhas. Ele, inclusive, apresenta alguns modelos já prontos justamente para essa finalidade, e cabe ao usuário apenas preencher com seus ganhos e gastos.
Planilha como complemento
Como você percebeu com todos os aplicativos expostos acima, planilhas digitais não são a única forma de organização de rotinas e processos. Mas, elas podem sim ser aliadas à sua organização. Seja em um caderno, aplicativo ou software de computador, é possível criar o modelo ideal para suas necessidades. Assim, basta manter os dados organizados, não esquecer de atualizá-los e sempre analisar as mudanças necessárias.
A fim de manter a organização, sempre preze pela divisão dos ganhos e gastos por categorias. A receita poderá ser dividida em: salário, bônus e dividendos, por exemplo. Enquanto os gastos necessitam de um pouco mais de detalhamento. Você tem a opção de classificá-los em categorias como alimentação, aluguel, contas de casa, doações, transporte etc.
Tudo vai depender da sua rotina e do que faz sentido para você que esteja na lista, o importante é não exagerar nas divisões, nem ser muito geral. Existem aplicativos que já oferecem modelos prontos e é possível achar diversas planilhas para baixar na Internet, que são editáveis no Excel. E, se seu objetivo é utilizar papel e caneta, saiba que também existem várias inspirações na web, basta preparar a régua e mãos à obra.
Portanto, você viu que realizar um controle de gastos depende principalmente da sua força de vontade para fazer acontecer. Além disso, basta seguir as dicas e descobrir qual a melhor ferramenta para te ajudar na tarefa que você certamente conseguirá colocar sua vida financeira em ordem logo. E, se precisar de um auxílio extra, lembre-se de recorrer a um curso de finanças.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como organizar a sua rotina de estudos com o Evernote!
- Que tal aprender as melhores práticas para organizar a sua vida financeira? Conheça o Gerenciador Finaceiro, na prática! Clique aqui e saiba mais!
- Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!