5 estratégias para aumentar a produtividade com o celular

Estratégias para aumentar a produtividade com o celular

Com a internet e o aumento de trabalhadores que passaram para o sistema home office, algumas estratégias são necessárias para aumentar a produtividade, principalmente em relação ao uso do celular. Afinal, o celular pode ser um grande aliado na sua rotina, como também pode ser um grande motivo para os procrastinadores de plantão. Pesando nisso, separamos neste artigo algumas dicas de como você pode aumentar a produtividade no trabalho, confira.  

Talvez você também possa se interessar por: 3 técnicas de gestão de tempo e produtividade para melhorar a sua rotina

Ferramentas para aumentar a produtividade com o celular

Atualmente, o celular é muito similar ao computador, com inúmeras possibilidades e ferramentas para facilitar o seu trabalho e tornar a sua rotina mais produtiva. Dessa forma, separamos 5 dicas essenciais para você que está buscando aumentar a produtividade com o seu celular. 

01. Assistente virtual

assistente virtual para aumentar a produtividade
Assistente virtual como ferramenta aumentar a produtividade | Foto: Pixabay.com

Primeiramente, todo mundo conhece o famoso “Ok Google!” ou “E aí Siri” para ativar o comando de voz do seu celular e realizar atividades em poucos segundo, não é mesmo? Assim, com o avanço da tecnologia, os assistentes virtuais nos celulares tem evoluído cada vez mais. 

Tanto que uma das novas atualizações da maior empresa de tecnologia Google adicionou uma nova função. Ou seja, ao pressionar o botão home de seu aparelho por cerca de um segundo, o usuário é levado para uma tela com várias informações referentes ao conteúdo exibido pelo aplicativo no momento.  

Com essa função, você consegue buscar referências durante uma leitura. Agendar um compromisso através de um comando. E, automaticamente o seu comando irá salvar no Google Agenda, por exemplo. Ou ainda, enviar mensagens rápidas no WhatsApp

São tantas possibilidades para aumentar a produtividade, que ainda deixa muitas pessoas de queixo caído.   

02. Escanear documentos

Em segundo lugar, aqui vai uma dica para você que quer economizar tempo e dinheiro.

Foi-se o tempo em que precisávamos ir até uma lan house para escanear ou digitalizar um documento impresso. Saiba que agora é possível escanear documentos com a câmera do seu celular. 

Você pode fazer isso através de apps, como o CamScanner, por exemplo. Ou, pode utilizar alguns aplicativos de notas, assim, além de digitalizar, você mantém os seus arquivos organizados. Uma das possibilidades é o Evernote, uma ferramenta de notas, organização e armazenamento que facilita a sua rotina de trabalho.

Sendo assim, que tal transformar 60 minutos em 2 vezes mais eficiência e tempo livre, mesmo que você nunca tenha usado o Evernote? Clique aqui para conhecer o nosso treinamento completo. 

03. Como aumentar a produtividade no trabalho: Bloco de notas

melhor bloco de notas
Bloco de notas digital como técnica de produtividade. | Foto: Pixabay.com

Você ainda usa a tradicional agenda de papel para fazer suas anotações diárias? Se a resposta for sim, então, você já deve ter sentido a frustração de ter esquecido a sua agenda em casa, ou de ter perdido algum papel que você fez aquela anotação importante, certo? Mas, eu tenho certeza que o seu celular você nunca esqueceu em casa. E a probabilidade de perdê-lo em algum lugar é muito pequena. 

Nesse sentido, sabia que é possível utilizar o seu celular como um bloco de notas ou um gravador de voz para melhorar a produtividade? Com os blocos de notas digitais você consegue manter as suas anotações armazenadas em um único ambiente e 100% seguras. Veja algumas opções:

  • Google Keep;
  • Evernote;
  • E até mesmo o One Note da Microsoft.  

Todas elas são aplicativos para anotações rápidas e que podem ser acessadas em diferentes plataformas. Além disso, as opções permitem que você faça gravações em áudio, anexe fotos e documentos, escaneie documentos, e até mesmo faça alguma anotação a mão. 

Talvez você  também possa se interessar por: Evernote versus Onenote: qual é o aplicativo de anotações ideal?

04. Criação e edição de documentos

Já pensou em criar, editar e visualizar seus documentos em qualquer lugar com apenas alguns cliques? Sim! No seu celular você também tem essa possibilidade. É ideal para quem trabalha com envio de documentos, como contratos, por exemplo. E até mesmo para estudantes que precisam compartilhar documentos com os colegas. 

Apesar da maioria preferir um computador e um teclado físico para digitar documentos, os celulares estão aí para “quebrar o galho” em momentos de urgência. Aplicativos como o Google Docs e Microsoft Word estão disponíveis gratuitamente. 

Todos os aplicativos, tais como Planilhas e Apresentações, são adaptados às telas touch de celulares e tablets. E apesar de apresentarem menos recursos que as versões tradicionais no computador, a facilidade de poder visualizar rapidamente um documento e editar já valem. 

05. Como aumentar a produtividade no trabalho: Organização de projetos

Como gerenciar projetos e aumentar a produtividade com o celular
Saiba como organizar projetos e aumentar a produtividade com o celular. | Foto: Pixabay.com

Como você já sabe, integração e colaboração são as palavras-chave quando falamos de organizar projetos em equipes. Uma das formas mais simples e eficazes de gerenciar projetos e aumentar a produtividade no trabalho é por meio de apps. Assim, ter um bom aplicativo em seu celular pode te ajudar e muito nessa tarefa. 

A vantagem é que, mesmo quando você estiver no trajeto para algum lugar, você consegue ter acesso às interações da equipe de forma rápida e muito prática. Veja a seguir 3 aplicativos que vão te ajudar nessa função:

  • Trello. Uma ferramenta ideal para gerenciamento de tarefas.
  • Asana. Trata-se de um dos melhores apps para organizar a sua equipe e os processos.
  • Todoist. Sem dúvidas, um dos apps mais simples, principalmente para gerenciar as tarefas da equipe.

Por fim, que tal ter acesso a um treinamento completo que irá te ajudar a organizar as tarefas da equipe com agilidade? Clique aqui para conhecer.

Estratégias para se tornar mais produtivo com o celular: cuidado com as distrações

Em conclusão, é preciso tomar cuidado com as distrações em nossas rotinas. Certamente, o celular é uma ótima ferramenta para produção de conteúdo e comunicação. Bem como para aumentar a produtividade no trabalho. No entanto, é preciso tomar cuidado com as distrações, como as notificações de redes sociais que nos fazem perder um tempo precioso. 

Para evitar grandes distrações e a procrastinação, listamos algumas dicas, confira:

  • Faça pausas ao longo do dia para evitar o desgaste físico e mental que podem causar a procrastinação. Dessa forma, a técnica Pomodoro pode te ajudar.
  • Configure qual será o tempo máximo diário do uso de apps e redes sociais.
  • Além disso, caso você não trabalhe diretamente com as redes sociais, desative as notificações.
  • Por fim, aprenda a planejar melhor o seu tempo.

Se planejar e fazer uma gestão apropriada do tempo, certamente, irá te ajudar a aumentar a produtividade com o seu celular.

Por fim, este artigo foi útil para você? Compartilhe sua opinião nos comentários. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube. Tem muito conteúdo gratuito e de qualidade para você!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Cadastre-se gratuitamente no Evernote. – Clique aqui e comece agora mesmo.
  2. Organize sua vida pessoal e profissional com esta técnica. – Clique aqui para adquirir o curso do Evernote na Prática
  3. Torne-se mais produtivo através da criação de rotinas. – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.