Ter boas estratégias empresariais é essencial para organizar processos e se destacar no mercado, pois, quando esses métodos são definidos, contribuem para lucratividade, otimização da produtividade e redução do número de erros internos da empresa.
Por isso, ao investir nos mecanismos, como comunicação interna, construção de fluxogramas e sistemas de gestão empresarial, é possível perceber diferenças nos indicadores de produtividade. Desse modo, entenda melhor como funciona esse processo e como você deve organizar processos. Boa leitura!
Por que organizar os processos empresariais?
Em primeiro lugar, toda a organização feita na empresa, independente do tamanho, tem apenas um objetivo: movimentar o negócio. Afinal, todos os processos empresariais devem ser feitos com essa finalidade, pois, facilitam o desenvolvimento das atividades.
Nesse sentido, ao organizar processos e o método for realizado de maneira incorreta, é mais difícil alcançar os objetivos, pois essas ações também podem prejudicar as tarefas da empresa, prejudicando a sua credibilidade no mercado do segmento.
O processo desordenado das atividades da organização resulta em práticas de trabalho não uniformes realizadas no dia a dia. Ou seja, o negócio fica refém de procedimentos pessoais e o conhecimento restrito às equipes que, geralmente, são formados por poucas pessoas. Por isso, para ter bons processos na empresa, são necessários alguns aspectos, por exemplo, sistematizar as ações, demandas, responsabilidades e procedimentos. Esses métodos ajudam no gerenciamento otimizado, além de facilitarem as tarefas diárias da empresa.
Portanto, se a organização for realizada de maneira correta, podem ser adquiridos diversos benefícios, como:
- Controle: identificação de falhas e desenvolvimento de estratégias para momentos críticos);
- Produtividade: diminuição dos erros e falhas no trabalho;
- Previsibilidade: aumento na qualidade do serviço ou produto;
- Conhecimento: compartilhamento de ideias entre os colaboradores.
Saiba mais sobre como organizar processos, a seguir!
Como garantir a organização de processos empresariais?
Para entender como garantir a organização dos processos empresariais é necessário seguir três aspectos, presentes em qualquer negócio de sucesso:
- Mais agilidade. Isto é, identificação e eliminação de tarefas desnecessárias, contribuindo para que a empresa ganhe tempo e reduza os custos;
- Mais eficiência. Dessa forma, prevendo a diminuição das horas gastas para realizar determinadas tarefas, e;
- Clientes mais satisfeitos. O que aumenta a credibilidade da empresa no mercado.
Além disso, essas estratégias são excelentes para o crescimento empresarial, pois, quando realizadas de maneira correta, podem prevenir ações desnecessárias ou redução dos custos das operações, como também são essenciais para aumentar a qualidade e produtividade dos serviços, deixando os consumidores mais satisfeitos e, consequentemente, aumentando as vendas.
Fluxos claros e oportunidades gerenciais aumentam as chances de crescimento produtivo das empresas, sendo assim, elas ficam mais preparadas para atender aos clientes e encarar a competitividade do mercado. Além disso, as empresas conseguem acompanhar tudo o que é realizado em pequena, média ou grande organização. Dessa forma, oferecendo melhores recursos em mecanismos que facilitem os objetivos da empresa, por exemplo, o BPM.
O BPM é o processo utilizado para referir-se a gestão de processos de negócio. Isto é, o conceito une gestão de negócio e tecnologia da informação, visando a otimização dos resultados da organização com melhorias nos processos da empresa.
Por isso, para saber como organizar processos é necessário buscar estratégias que possam ajudar essa organização na busca por maior produtividade, redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos e tempo dos funcionários.
3 formas de organizar seus processos
A seguir, confira 3 formas de como organizar processos:
1. Mapeamento de processos
O mapeamento de processos refere-se a como organizar processos de uma empresa. Nesse sentido, é um método utilizado para definição dos fluxos de processos internos da organização, possibilitando identificar as principais entradas, saídas e ações relacionadas a cada processo.
Assim, os gestores conseguem visualizar o que está funcionando e o que não está funcionando, identificando atrasos e inconformidades de produção.
Desse modo, ao organizar processos, também é possível identificar as atividades essenciais e aquelas que agregam mais valor para a organização, para dar mais atenção a elas e priorizar os processos.
2. Novas tecnologias
Saber como organizar processos de uma empresa significa incluir a tecnologia no dia a dia dos funcionários. Afinal, o compartilhamento e troca de informações ficam mais organizados, os colaboradores podem controlar melhor o tempo gasto nas atividades e a comunicação se torna mais eficiente.
Nesse sentido, dependendo do objetivo, existem diversas soluções empresariais que podem ser utilizadas para organização e otimização dos processos, por exemplo:
- Organização de tarefas: Trello e Asana;
- Compartilhamento: documentos em texto ou planilhas;
- Comunicação: utilização de conferências virtuais, reuniões on-line e redes sociais.
Quando falamos de organizar processos na empresa ou de qualquer outra questão de gerenciamento, fica impossível não destacar que a tecnologia está aí para te ajudar.
Por isso, são diversas soluções no mercado, cada uma com sua especificidade e qualidade, assim, o importante é entender do que você e sua empresa precisam.
Além disso, devem decidir qual solução cabe melhor no processo da sua empresa e no seu bolso. Nesse sentido, para organizações que trabalham com equipes externas, a tecnologia também está presente e pode ser muito útil na hora de desenvolver projetos para o seu negócio.
3. Organização dos processos internos
Por outro lado, existe um mundo de estratégias para quem busca implementar processos na empresa e organizar processos, sendo assim, é possível, por exemplo, trabalhar com metas unificadas, estabelecendo objetivos e metas que permitam que a organização e seus departamentos se desenvolvam com união e sinergia.
O mapeamento dos processos e das atividades também é muito bem-vindo. Desse modo, é preciso documentar todas as informações e formas de fazer. Para isso, crie fluxos de trabalho claros para cada um dos colaboradores.
Avaliar constantemente é outro ponto interessante que você precisa explorar. Afinal, mesmo com todos os processos rodando na empresa, é sempre importante verificar e reavaliar todas as atividades que estão sendo feitas.
Por isso, tenha sempre em mente uma maneira mais simples e mais fácil para a realização das tarefas. Nesse sentido, é necessário apenas enxergar os objetivos estabelecidos e estar sempre aberto a mudanças.
Desse modo, organizar processos pode ser uma atividade complexa, mas quando realizada de maneira correta pode oferecer diversos benefícios para a sua empresa. Por isso, a organização desses métodos é essencial para aumentar a eficiência dos procedimentos internos e externos do seu negócio. No entanto, realize pesquisas para sempre estar atento às novidades e, assim, destacar a sua empresa no mercado competitivo e ser cada vez mais especialista em organizar processos.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Que tal aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, confira o curso gestão de processos!
- Conheça um dos melhores softwares de gestão de processos. Crie uma conta gratuita no Pipefy e comece a usar hoje mesmo.
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.