Vida organizada – 10 dicas para começar agora

Gostaria de iniciar o ano com a vida organizada, mas não sabe por onde começar? Então poderá se beneficiar com este post.

Abaixo vamos dar 10 dicas bem simples para você começar agora mesmo a ter uma vida organizada. Vamos a elas:

  1. Comece onde você está: não pense que ter uma vida organizada é algo muito complicado, ou que demanda muito tempo. Cada pessoa tem sua rotina de trabalho, familiar e social. Por isso, comece aos poucos, organizando uma área de cada vez, com o tempo que tiver disponível.
  2. Em seu livro A mágica da arrumação, a escritora Marie Kondo ensina 3 passos básicos para ter a vida organizada: o primeiro deles é o descarte, ou seja, analise cuidadosamente o que não  usa mais, o que está quebrado ou ultrapassado, e jogue fora ou doe o que for possível. Descarte o que puder e não organize tralhas. O segundo passo é guardar o que restou em seu lugar apropriado e o terceiro passo é manter as coisas organizadas e arrumadas em seus respectivos lugares para que a desorganização não volte.
  3. Para ter a vida organizada em casa, pode começar a colocar ordem em 1 espaço por vez. Se não tiver muito tempo, comece com 1 gaveta de cada vez e vá prosseguindo até estar com o cômodo arrumado e organizado. Passe então para outro espaço e assim sucessivamente. Logo terá  tudo em seu devido lugar e ficará livre de tralhas desnecessárias.
  4. Outra dica para a vida organizada é definir o seu cardápio semanal. Verifique na despensa e na geladeira o que já tem, faça uma lista com o que irá precisar e compre tudo de uma vez no supermercado. Isso poupará tempo e dinheiro, já que não precisará ir várias vezes ao mercado fazer compras, além de evitar compras por impulso ou comer muitas vezes fora de casa.
  5. A vida organizada passa também pela organização correta dos seus documentos, faturas e recibos. Guarde tudo em pastas sinalizadas, pelo tempo que for necessário para cada documento específico. Anote na sua agenda (Evernote) as datas de vencimento de cada fatura assim que elas chegarem, de forma a pagá-las dentro do prazo.
  6. Outra dica muito importante para uma vida organizada: organize seu dinheiro. Adquira o hábito de fazer um orçamento mensal, marcando o quanto você ganha e o quanto gasta. Use uma planilha simples, mas prática, de forma que tenha uma visão clara de suas finanças, para onde seu dinheiro está indo e como poderá poupar para emergências ou realizar seus sonhos.
  7. A vida organizada envolve também a proteção de seus bens e os de sua família. Mantenha sua apólice de seguro de vida atualizada, renove (ou faça) um seguro para proteger sua casa contra roubos ou avarias. Não esqueça também de marcar no Evernote a data da renovação do seguro de seu automóvel, para que possa pesquisar os preços em diversas seguradoras com antecedência.
  8. Tenha uma vida organizada no que diz respeito à sua saúde. Comece com coisas simples, mas que produzem resultados consistentes: tenha a quantidade de sono necessária para seu organismo, procure caminhar 20 ou 30 minutos diariamente, beba mais água e diminua as frituras e o sal.
  9. Não podemos falar de uma vida organizada sem mencionarmos a organização no trabalho, já que é onde passamos a maior parte de nossa vida. Assim, planeje seu dia, fazendo uma lista diária das tarefas a serem realizadas, das reuniões e dos projetos em andamento. Com um planejamento antecipado, conseguirá ficar com a cabeça livre de preocupações e terá maior produtividade.
  10. Finalmente, a vida organizada passa necessariamente por um dia organizado. Tenha uma rotina diária, faça uma tarefa de cada vez, conte com imprevistos ou emergências quando for planejar suas obrigações em sua agenda. Anote suas idéias, datas de reuniões e consultas, vencimento de contas, tudo  em um único lugar e consulte todos os dias, logo pela manhã. Verá como tudo fluirá melhor.

Pode parecer complicado à primeira vista, mas com um pouco de força de vontade irá conseguir, com certeza. Os benefícios de uma vida organizada são muitos; entre eles podemos mencionar:

  • uma vida organizada o deixará menos estressado, menos ansioso e mais pró-ativo. Pense no stress de procurar as chaves do carro, ou procurar um determinado documento que necessita, e não ter a menor idéia de onde estão. Com um pouco de organização, isso não irá mais acontecer em sua vida.
  • com a vida organizada irá perceber que terá mais tempo livre e assim conseguirá se dedicar a realizar coisas e projetos que são realmente importantes para você.
  • perceberá que a vida organizada também é uma fonte de economia para seu bolso. As contas serão pagas nas datas corretas, não comprará itens desnecessários ou em duplicidade, terá seus seguros em dia, etc.

Assim sendo, esperamos que as dicas acima tenham sido úteis e que tenham servido de motivação para que comece desde já a dar passos para uma vida organizada produtiva e satisfatória.