Ter um bom sistema de gestão operando na sua empresa é fundamental para ter melhorias em todos os setores do seu negócio e impulsionar os seus resultados. Nesse caso, os sistemas ERP e CRM podem ajudar.
Nesse post, você vai entender o que é ERP e o que é CRM, além de entender quais as diferenças entre esses dois sistemas e qual deles é ideal para o seu negócio. Confira!
O que é ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou, em tradução livre, Planejamento dos Recursos da Empresa. Isso significa que ERP é um sistema de gestão cujo objetivo é planejar os recursos financeiros de uma empresa, unindo setor financeiro, vendas e estoque.
Uma característica importante sobre o ERP é que esse tipo de sistema prioriza a integração entre setores da empresa. Com isso, o fluxo de dados entre diferentes departamentos da empresa é facilitado. Assim, favorecendo a comunicação entre funcionários e centralizando todas as informações em um único sistema.
O que é CRM?
Já CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em tradução livre, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Logo, para entender o que é CRM, é importante lembrar que esse sistema coloca a comunicação e a relação com o cliente como prioridades.
O CRM conta com um algoritmo de inteligência, que armazena dados do cliente para serem utilizados a fim de personalizar a venda e a comunicação com o cliente. Além disso, esse sistema conta com ferramentas para facilitar o atendimento e o contato com o cliente, automatizando diversas etapas dessa comunicação.
Quais as principais diferenças entre ERP e CRM?
Os sistemas de gestão ERP e CRM possuem diferenças fundamentais, e que devem ser decisivas na hora de optar por um desses modelos.
Embora o ideal seja trabalhar com ambos os sistemas e buscar uma gestão integrada entre experiência do cliente e setor financeiro, nem sempre isso é possível dentro do orçamento de um negócio, especialmente quando se trata de uma pequena empresa.
Por isso, confira quais são as 4 grandes diferenças entre ERP e CRM e qual a melhor opção para o seu negócio.
Foco
Os dois sistemas ERP e CRM possuem focos bastante distintos: enquanto o ERP contempla a área de gestão financeira, o CRM tem soluções voltadas para relacionamento com o cliente e vendas.
Por isso, a solução ideal é integrar esses dois sistemas e utilizar ambos para aprimorar a gestão do seu negócio.
Abrangência
Em termos de abrangência, ERP e CRM também possuem diferenças consideráveis. O ERP prioriza uma integração entre os diferentes setores do seu negócio, unindo financeiro, estoque e vendas, enquanto o CRM possui uma perspectiva mais focada na comunicação e vendas.
Nesse caso, o ERP é mais vantajoso, visto que a centralização das informações em um único sistema é muito importante para a organização e para uma melhor comunicação entre todos os setores.
Implementação
Uma grande vantagem do CRM sobre o ERP é a implementação, que costuma ser menos complexa e demorada do que a implementação do sistema ERP.
O ERP, por englobar mais setores e necessitar mais dados para ser instalado, costuma possuir uma implementação bastante demorada e trabalhosa.
Contudo, é importante levar em conta que o resultado final valerá muito a pena, facilitando consideravelmente a gestão da sua empresa.
Custos
Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de decidir o sistema de gestão ideal para a sua empresa é o investimento aplicado.
É importante lembrar que o dinheiro que a empresa investe certamente vai retornar de alguma forma para a sua empresa, então pense com cuidado.
O ERP, por contemplar diferentes tipos de gestão, costuma ter um custo consideravelmente mais alto do que um sistema de CRM, que é mais específico para a área de comunicação e atendimento.
Qual a importância do ERP e CRM na sua empresa?
Possuir um sistema de gestão para a sua empresa traz inúmeras vantagens para a produtividade e para o dia a dia da empresa. Cada um dos sistemas ERP e CRM têm soluções que vão melhorar os setores de financeiro, vendas, comunicação e experiência com o cliente.
Ambos os sistemas ERP e CRM investem na automação de processos para facilitar o trabalho na sua empresa e otimizar tempo. Com isso, o seu atendimento será otimizado, além de facilitar as burocracias envolvidas com o seu negócio.
Por isso, implementar esses sistemas de gestão pode ter diferenças significativas no seu faturamento, número de vendas e na credibilidade do seu negócio.
Quando o ERP e o CRM são vantajosos?
O ERP e o CRM são dois sistemas de gestão bastante diferentes, e a implementação de cada um deles terá resultados distintos para a sua gestão. Por isso, entender quais são as necessidades da sua empresa e qual das soluções te dará as ferramentas que você precisa é essencial ao tomar essa decisão.
A solução recomendada é integrar esses dois sistemas à sua gestão. Com o uso dos dois sistemas, a maioria dos setores e demandas da sua empresa serão contempladas, trazendo excelentes resultados para a sua gestão.
Contudo, sabemos que nem sempre isso é possível. Portanto, nesse caso, entender o que significa ERP e CRM e qual desses sistemas vai satisfazer melhor as demandas do seu negócio é muito importante.
O ERP pode ser a melhor solução quando os principais problemas da sua empresa dizem respeito ao setor financeiro. Se as burocracias envolvidas com as finanças atrapalham o dia a dia, e a organização está prejudicada, o ERP pode ser a melhor ideia para a sua empresa.
Já o CRM é recomendado se a sua empresa está com problemas de vendas. Se você tem bons leads, mas eles não avançam pelo funil de vendas e é difícil fechar negócio, uma solução CRM pode te ajudar.
Com esse sistema, a comunicação com o cliente é automatizada e personalizada, trazendo uma excelente primeira impressão e aumentando as chances do cliente fechar negócio.
Por fim, em ambos os casos, os sistemas ERP e CRM são excelentes sistemas que podem transformar a gestão do seu negócio. Por isso, investir em tecnologia faz toda a diferença para o sucesso da sua empresa.
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