Ser empreendedor exige habilidades, muito trabalho e principalmente a vontade de querer fazer dar certo. E para aqueles brasileiros que desejam empreender de forma menos burocrática, o regime MEI – microempreendedor individual, tem sido a melhor alternativa.
Com o objetivo de incentivar e facilitar a formalização de pequenos negócios no Brasil, a iniciativa vem beneficiando mais de 11,3 milhões de microempreendedores e esses números vêm aumentando a cada ano.
Neste artigo, vamos explicar melhor o que é ser um microempreendedor e falar sobre os benefícios de ter um MEI e as estratégias para fazer seu negócio crescer. Confira.
O que é ser um microempreendedor?
O Microempreendedor Individual é aquele profissional autônomo que trabalha por conta própria, seja qual for o seu segmento de atuação e que passa a ser pessoa jurídica obtendo o seu CNPJ. Dessa forma, o indivíduo tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.
Como um microempreendedor pode se destacar?
Quando se fala na experiência como microempreendedor, algumas ações e escolhas simples podem fazer toda a diferença para resultados muito melhores – principalmente no que diz respeito à gestão financeira do seu negócio.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes de como um microempreendedor pode se destacar:
Tenha uma conta digital
Com a proposta de ajudar o crescimento de pequenos negócios, diversas instituições financeiras oferecem soluções completas de serviços bancários on-line para MEI.
Separe contas pessoais de contas do negócio
É muito importante que o microempreendedor organize o que é da pessoa física e aquilo que pertence à empresa, assim é possível ter mais controle financeiro, visibilidade clara dos gastos, evitar pagamentos atrasados e planejar futuros investimentos.
Fique atento às leis
É fundamental estar atento às leis e políticas que regulamentam o funcionamento do regime MEI, assim você saberá o que é possível ou não e quais são suas obrigações e deveres, assim como seus direitos.
Use uma planilha de contas
O uso de ferramentas tecnológicas pode ajudar de forma prática a gestão do seu dinheiro. Ao registrar todos os seus ganhos mês a mês, você facilita ainda mais sua declaração anual de faturamento.
Invista em cursos de educação financeira para empreendedores
Com educação financeira, o microempreendedor pode diminuir impactos no seu negócio em situações de crise, entender melhor quais devem ser suas prioridades, onde pode economizar e, assim, tornar a vida financeira do seu empreendimento sustentável.
Aplicativos para empreendedores
Existem aplicativos que ajudam os microempreendedores com as etapas desse processo, desde a abertura do MEI ao gerenciamento. Portanto, é importante que você conheça os aplicativos para empreendedores.
Benefícios de ser um microempreendedor
Confira, a seguir, quais são os benefícios:
- Ter CNPJ e, consequentemente, acesso a créditos com juros mais baixos;
- Permissão para emitir nota fiscal, visto que isso pode atrair mais clientes e fornecedores;
- Aposentadoria;
- Auxílio maternidade;
- Isenção de Tributos Federais.
6 formas de impulsionar um micro e pequenos negócios online
Após ter realizado o processo de abrir seu MEI e organizar seu negócio, o microempreendedor deve conseguir manter seu empreendimento e futuramente aprender a planejar seu crescimento. Para isso, ele deve buscar se capacitar para conseguir compreender melhor o mercado que sua empresa está inserida e, a partir disso, tomar decisões assertivas.
Descrevemos, a seguir, 6 dicas para o microempreendedor fazer com que seu negócio cresça e entregue resultados cada vez mais satisfatórios.
Ficar atento à concorrência
O microempreendedor precisa estar atento à concorrência, pois ajuda a conhecer melhor quais são os pontos fortes e fracos das empresas. Assim, é possível realizar uma comparação entre seus processos internos e identificar pontos que você pode melhorar.
É interessante pesquisar os seguintes pontos:
- O preço dos produtos concorrentes;
- O relacionamento dela com seus clientes;
- As ações de marketing;
- O espaço que ela possui nos meios digitais.
Dessa forma, percebe-se como avaliar a empresa concorrente é um passo importante para encontrar pontos internos que sua empresa pode aprimorar e, assim, fazer seu negócio crescer.
Entenda seu público alvo
Compreender quem é e qual é o perfil do seu público alvo, faz com que a empresa consiga direcionar seus esforços em marketing e vendas de modo mais eficiente, de modo a garantir uma aproximação maior com seu público. Dessa maneira, seu negócio estará mais alinhado com o grupo de consumidores específico que se interessa pelo serviço que sua empresa oferece.
Encante seus clientes
Depois de entender quem é seu público alvo, é interessante que o microempreendedor saiba como inovar a maneira de atender seu cliente. Se você trabalha com estética, por exemplo, uma possibilidade é se especializar em um nicho, como cortes de cabelo diferentes ou maquiagem de pele negra.
Aproveite para encantar também seus colaboradores com brindes. Afinal, um funcionário feliz também trabalha melhor. O importante é descobrir de que maneira funciona melhor para você e maneiras de encantar o público.
Conquiste o público com um bom marketing
As redes sociais são uma boa maneira dos clientes encontrarem sua marca. Para fazer isso, faça marketing de qualidade com conteúdo relevante e alinhe-se aos valores da sua empresa.
Certifique-se de manter o mesmo nível de fala no seu dia-a-dia e combine ações on-line e off-line para alcançar seu público on-line e aqueles que ainda não estão praticamente envolvidos.
Portanto, se você é um microempreendedor, lembre-se daquele ditado “a propaganda é a alma do negócio”.
Inove nos serviços
Em um mercado competitivo, em que muitos querem empreender, pode ocorrer uma saturação de mercado. Isso acontece quando muitas pessoas oferecem o mesmo produto/serviço e, assim, os preços acabam caindo. Por isso, o ideal é inovar de tempos em tempos, para que o seu negócio ofereça sempre serviços atualizados.
Dessa forma, percebe-se a importância do papel da inovação no empreendedorismo. Inovar é essencial não só para que a empresa continue gerando lucros, mas também para impulsionar o crescimento e o sucesso do seu negócio.
Tenha um planejamento
Planejamento estratégico trata-se de todo o processo de criar e executar uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Em síntese, planeje desde a definição das metas, até às tomadas de decisão e efetivas ações para alcançar o que se propôs, com foco no sucesso empresarial.
Ou seja, se você tem a intenção de expandir seu negócio, a criação de um plano de ação para alcançar os seus objetivos é um ponto importante.
Portanto, se você é um microempreendedor individual e deseja expandir seu negócio, é importante dar atenção aos pontos mencionados e, através de um bom plano para seu negócio, você, com certeza, terá bons resultados.
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