Ao adentrar o mercado de trabalho, muitas pessoas podem se sentir perdidas e por isso uma mentoria profissional pode ser a solução. Isso porque a mentoria guiará a pessoa pelos caminhos que ela pode trilhar, mostrará as melhores formas de se destacar no meio e, o mais importante, faz com que a pessoa tenha foco em seu percurso.
É preciso ter em mente, entretanto, que a pessoa que está em processo de mentoria profissional precisa se destacar e se esforçar, uma vez que a mentoria é apenas um guia e não uma garantia de que você irá ascender profissionalmente.
Dito isso, a seguir, aprenda com a Organize na Prática o que é mentoria profissional, como fazer mentoria profissional e quais são suas vantagens.
Para que serve uma mentoria profissional?
Antes de compreendermos para que serve uma mentoria profissional, precisamos falar sobre o que é mentoria profissional. Também conhecida como mentoria de carreira, é uma forma de capacitar e treinar uma pessoa para o mercado de trabalho. A capacitação, por meio do aprendizado, é feita por um profissional, ou seja, alguém que já esteja no mercado, atuando definitivamente no meio. Essa pessoa será um tutor, mostrando a seu aprendiz os caminhos que pode seguir em sua carreira. Bem como realizar suas atividades da melhor forma possível e como se destacar no mercado.
O mentor irá ensinar habilidades técnicas e comportamentais para seu aluno, com o objetivo de mostrar a ele a melhor forma de fazer e se portar em seu ambiente de trabalho. A mentoria pode ser feita para diversos ramos profissionais. Ou seja, independente de qual área em que a pessoa atua ou deseja atuar, ela pode realizar uma consultoria de carreira.
Mas para que serve essa consultoria profissional? Pois bem, como foi dito, o objetivo da consultoria é mostrar como seguir uma carreira em sua área de atuação. Por meio do aprendizado, a pessoa irá conhecer as melhores técnicas do meio, poderá desenvolver habilidades técnicas e comportamentais a partir dos ensinamentos de um profissional sênior. Com isso, ele poderá trilhar os melhores caminhos em sua área, assumindo uma posição de destaque e conquistando cargos.
Ou seja, uma mentoria de carreira serve para que a pessoa aprenda a melhor maneira de atuar em sua área de trabalho e, com isso, crescer nela.
Por que fazer uma mentoria profissional?
Mas porque fazer uma mentoria profissional? Uma mentoria de carreira ajuda o profissional a se especializar e a crescer em suas funções. Isso porque ele irá aprender com uma pessoa mais experiente o que deve fazer e como deve fazer. Com isso, ele irá adquirir novas habilidades e aplicá-las em seu dia a dia.
Além disso, em caso de empresas que aplicam mentorias, elas garantem que seus profissionais sejam os mais capacitados, além de prepará-los para assumir cargos maiores em seu negócio. É possível, contudo, realizar mentorias profissionais por fora, ou seja, cursos específicos. Um exemplo são as mentorias de carreira realizadas pela Organize na Prática.
Vantagens da mentoria profissional
Uma mentoria profissional não ajuda apenas a se destacar em sua área, ela possui várias vantagens, seja para a pessoa que está cursando essa mentoria, quanto para a empresa em que ela trabalha. Além disso, o próprio mercado de trabalho se beneficia com mentorias de carreira, uma vez que irá ganhar uma gama de profissionais qualificados.
As principais vantagens da mentoria profissional são:
1. Análise
Uma das vantagens da mentoria profissional é a análise profissional feita pelo mentor. Isso ajudará o profissional a identificar seus pontos positivos e os pontos a melhorar. Isso facilitará o processo de aprendizado, uma vez que já sabemos o que precisamos aperfeiçoar e quais habilidades desenvolver. Além disso, garante que o mentorado se conheça como profissional e se estabeleça.
2. Curva de aprendizado mais curta
Um profissional necessita de anos de experiência para adquirir habilidades profissionais que o levem a se destacar no mercado de trabalho. Isso porque ele precisa aprender tudo “na raça”, errando várias vezes e compreendendo o que é melhor para cada uma das situações. Além disso, o crescimento profissional é mais lento, pois é preciso adquirir habilidades antes de crescer.
Com uma mentoria profissional, entretanto, esse processo fica mais rápido. Isso porque seu mentor irá lhe mostrar as habilidades, ele irá desenvolver com você as técnicas corretas, o melhor comportamento. Sendo assim, o processo de aprendizagem é muito mais rápido, pois ao invés de aprender tudo isso no dia a dia, após vários erros, ele irá aprender com seu tutor e terá a chance de pôr em prática com ajuda profissional.
3. Desenvolvimento pessoal
Além do desenvolvimento profissional, uma mentoria garante um desenvolvimento pessoal. Isso porque o mentor irá realizar um acompanhamento amplo, ajudando o profissional a se organizar em vários âmbitos de sua vida. Com seu tutor, você compreenderá como equilibrar vida pessoal e profissional, além de que as habilidades que irá desenvolver com ele também podem ser usadas em seu dia a dia fora do trabalho.
4. Desenvolvimento a longo prazo
Outra vantagem da mentoria profissional é que ela é feita a longo prazo e com isso, o profissional tem a oportunidade de se desenvolver por mais tempo. Ou seja, o mentor poderá estar com ele durante muito tempo, acompanhando e guiando todos os seus passos. Isso também é um dos grandes diferenciais de uma simples consultoria ou curso, que ensinam algo pontual aos profissionais, sem a possibilidade de desenvolvê-los.
Como melhorar a mentoria profissional com organização?
Realizar uma mentoria profissional, seja você o mentor ou o aluno, exige organização e disciplina. Isso porque é preciso conciliar as atividades da mentoria com seu dia a dia, além disso, é preciso organizar como ela irá funcionar. Por exemplo, a mentoria dentro de uma empresa deve estar estruturada, com quem serão os mentores, que serão os alunos, como essas aulas irão funcionar e como será feito o acompanhamento.
O mentor, por sua vez, deve organizar como será sua mentoria. Ou seja, o que será ensinado, em que ordem será ensinado e em quais momentos de seu dia. É preciso lembrar que a mentoria é algo constante, ou seja, é preciso ter tempo para tirar dúvidas, ajudar, prestar apoio, entre outros.
Organização e prática
Enquanto o mentor necessita organizar o que irá passar, o aluno deve se organizar para aprender. Além disso, ter um momento do dia para estudar mais sobre o que foi ensinado por seu mentor e, até mesmo, pôr em prática algumas atividades da mentoria profissional. Outro ponto muito importante é organizar sua vida profissional com sua vida pessoal, lembre-se que a mentoria não deve consumir seu dia a dia, pois existem outras atividades que precisa realizar. Tenha o equilíbrio de tudo o que deve fazer.
Todas as questões podem ser sanadas com as mentorias profissionais da Organize na Prática. Isso porque além de fazer o processo de mentoria, ajudando seus alunos a crescerem no mercado de trabalho, ela mostra a melhor forma de organizar seu dia a dia. Além disso, a empresa possui métodos didáticos únicos, que foram idealizados para que a pessoa aprenda em pouco tempo e de maneira organizada, respeitando seu tempo.
Outro ponto é que a Organize na Prática disponibiliza outros cursos, para aqueles que além da mentoria de carreira, buscam se aprofundar em métodos de organização.
Então, agora que já sabe o que mentoria profissional e qual sua importância, corra e comece agora sua mentoria ou outros cursos desejados com a Organize na Prática!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma gratuita, prática e rápida!
- Será que é possível aumentar a organização e a produtividade em pouco tempo? Tenha acesso a mentoria profissional do Organize na Prática e descubra!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.