5 hábitos de organização que contribuem para seu estudo

5 hábitos de organização que contribuem para seu estudo, confira

Ter produtividade e organização nos momentos de estudo pode ser um pouco difícil, principalmente, com a pressão de ter um bom desempenho em um exame ou até no vestibular.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), em 2020, o apoio das entidades de educação na organização do tempo e dos estudos figura como a segunda principal demanda dos estudantes, com 49% dos entrevistados, atrás apenas das atividades para controle das emoções, estresse e ansiedade, mencionada por 57% dos entrevistados.

Nesse sentido, separamos 5 técnicas e métodos de estudos, que irão ajudar na sua rotina de organização e melhorar o desempenho no seu aprendizado. Então, confira!

dicas de organização dos estudos
Saiba algumas dicas para organizar seus estudos | Foto: unsplash.com

Organização do espaço

Em primeiro lugar, a organização do espaço físico e do ambiente de estudo é uma prioridade para manter o foco durante sua rotina. Dessa forma, é bom ter um lugar só seu para recorrer em todas as vezes que for a hora de fazer seus estudos.

Manter o ambiente físico organizado é uma forma de manter seu espaço aconchegante e acolhedor para sua rotina, além de evitar distrações devido a bagunça de uma mesa ou quarto desorganizado.

Além disso, outra vantagem do seu espaço organizado é que você não perde tempo procurando objetos e outros materiais que seriam úteis para a sua tarefa. Isso vale para as suas anotações e os papéis de um determinado assunto que pode se perder com facilidade em um local bagunçado. Esse é um hábito que ajuda no seu aprendizado e evita a procrastinação devido a distrações.

Método Pomodoro

A técnica Pomodoro já é bem conhecida. Basicamente, é uma forma de otimizar o tempo de estudo e as responsabilidades que, geralmente, levam mais tempo e são de fácil distração. Em resumo, esse método consiste em dividir suas tarefas em quatro tempos e intercalar seus momentos de foco com um intervalo curto.

Ou seja, marque 25 minutos para concentrar nos seus estudos e cinco minutos após esse tempo para um descanso. Então, após duas horas, você terá realizado quatro pomodoros e terá um descanso maior de 30 minutos.

O método Pomodoro é vantajoso por agregar muitos benefícios na sua rotina de foco, como, por exemplo:

  • alívio de ansiedade
  • atenção sem interrupções
  • aumento da motivação e conscientização das suas metas
  • reforça a determinação para seus objetivos
  • ajuda no processo de estudo
  • e mantém um equilíbrio entre o descanso e a concentração.

Organização: Estabeleça metas

Outra dica é separar as suas metas em ordem de prioridade e definir quais que levariam mais tempo e são mais complexas. Assim, você já tem um controle maior das suas tarefas e quais que devem demandar maior atenção para sua finalização. Isso também é um auxílio para você “quebrar” alguns dos objetivos e deixá-los menos complexos, separando cada etapa do processo e aumentando o rendimento do seu estudo.

dicas de estudo
Divida seus estudos em metas diárias | Foto: unsplash.com

Proponha recompensas

Seguindo o exemplo da dica anterior, após terminar de exercer seu foco em uma determinada matéria, dê uma recompensa a si mesmo. Essa é uma técnica que estimula a dedicação ainda gera alguns momentos para relaxar em meio aos estudos. Ainda, as recompensas incluem motivação para concentrar a sua atenção em um objetivo e fazê-lo com mais ânimo, práticas eficazes para organizar a vida.

Distrações tecnológicas

Por fim, as distrações são empecilhos que devem ser prevenidos antes de dar início a sua rotina de estudos. Essa dica vai de encontro ao primeiro ponto, sobre a organização do espaço físico. Dessa forma, você consegue evitar algumas dispersões do ambiente real.

Mas, também serve para evitar as notificações no celular. Ou seja, desconectar-se um pouco das redes sociais que prejudicam o seu tempo e a atenção aos estudos. Portanto, guarde o dispositivo móvel em um lugar de difícil acesso. Além disso, coloque-o no modo silencioso, impedindo que você perca a produtividade com o aparelho e a sua organização com os estudos.

E aí, o que você achou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este na página do Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Melhores modelos para organizar os estudos com eficiência. Clique aqui para saber mais!
  3. Aprenda a organizar os processos e aumentar a sua produtividade. Clique aqui para saber mais!
  4. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais.
  5. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!