Organização no trabalho como ser um funcionário mais organizado na empresa

Organização no trabalho: como ser um funcionário mais organizado?

A organização no trabalho é uma característica muito importante para conciliar sua rotina com as atividades do emprego. Por isso, a procrastinação e falta de foco são dois principais fatores que contribuem para a desorganização de um funcionário e, consequentemente, do ambiente de trabalho. 

Nesse sentido, o questionamento de como ser um funcionário mais organizado na empresa acaba surgindo durante o período de trabalho. A seguir, confira seis dicas de como organizar a vida dentro do escritório e aprenda como render mais durante as metas do serviço. 

saiba como manter a organização no trabalho
Saiba como manter a organização no trabalho | Foto: Unsplash

1. Organização no trabalho: evite distrações

Em primeiro lugar, as distrações devem ser prevenidas antes de dar início a sua rotina de trabalho. Geralmente, as redes sociais tiram muita atenção. Mesmo que você precise utilizar aplicativos como Telegram, WhatsApp ou Instagram para a comunicação na empresa, tome cuidado para não gastar mais tempo do que o necessário na Internet.

Além disso, sempre que possível, tente organizar o seu espaço físico para evitar as dispersões do ambiente real. Ou seja, deixe somente o que for usar em cima da sua mesa. 

2. Planeje o dia

Organizando o seu dia logo cedo, você rende muito mais no trabalho, seja para a produção das suas atividades ou apenas para programar a sua rotina diária. Uma das formas de fazer isso é com a famosa agendinha “Bullet Journal”, onde você coloca no papel todas as funções que você tem para o resto do dia ou semana. E, para os amantes da tecnologia e das facilidades, essa ação também pode ser realizada por meio de um app para organizar o dia, como o Evernote, por exemplo. 

3. Organização no trabalho: estabeleça metas

Em terceiro lugar, separe as suas metas em ordem de prioridade e defina quais levam mais tempo e são mais complexas. Logo, você já tem um maior controle das suas tarefas, bem como quais devem demandar maior atenção para sua finalização. Isso também é um auxílio para você “quebrar” alguns dos objetivos e deixá-los menos complexos, separando cada etapa do processo e aumentando o rendimento do seu estudo ou projeto. 

4. Tenha recompensas

Após completar as metas definidas e ter mantido o foco durante esse tempo, ofereça uma recompensa a si mesmo. Essa é uma técnica para estimular a dedicação com seus objetivos e gerar alguns momentos para descansar em meio ao trabalho.

Sendo assim, você pode relaxar alguns minutos fora da tela do computador, ir comer um pedaço de bolo, fazer um alongamento ou ler um livro, por exemplo. Essas recompensas são momentos de alívio fora das atividades do seu emprego e podem ser consideradas motivações para a próxima tarefa. Além disso, oferecem mais ânimo para continuar focando no serviço. 

5. Faça seu próprio feedback

Ao longo do dia no trabalho, você pode observar algumas atividades que precisam ser melhoradas, processos que requerem mais atenção, discutir ideias com outros colegas ou perceber que precisa acordar mais cedo para ser mais produtivo. Anote essas observações e tente colocá-las em prática no próximo dia. Em outras palavras, faça seu próprio feedback para melhorar sua produção durante o serviço e otimize diariamente sua rotina. 

6. Organização no trabalho: limpe seu espaço

Por fim, a organização do espaço físico e ambiente de trabalho é uma prioridade para manter o foco e rendimento durante sua rotina. Se não estiver indo a um escritório presencial, mantenha um lugar só seu dentro de casa e que você possa recorrer a ele em todas as vezes que for trabalhar.

Um ambiente físico organizado é uma forma de manter seu espaço aconchegante para sua rotina, além de evitar distrações oriundas da bagunça de uma mesa ou quarto desorganizado. 

Outra vantagem da organização no trabalho é não perder tempo procurando objetos e outros materiais que seriam necessários para a sua tarefa. Isso vale para as suas anotações e os papéis de um determinado assunto que podem perder-se com facilidade em um local bagunçado. Aliás, uma maneira mais fácil de armazenar esses conteúdos é por meio da digitalização dos documentos, que ficam seguros dentro do computador, com fácil acesso e possuem backup em caso de perda. 

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MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
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